Buscar

trabalho artigo 2 cambio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTACIO SANTO ANDRÉ
MBA GESTÃO EMPRESARIAL
ESTRATÉGIA CORPORATIVA 
JÉSSICA PARRA MIGUEL 201604074299
SANTO ANDRÉ 
 2017
Câmbio volta a ser alvo de intervencionismo do governo
A evolução da taxa de juros no Brasil contraria, á primeira vista chamada condição de paridade coberta dos juros. De acordo com essa regra, havendo livre mobilidade de capitais, os juros internam deveriam igualar á soma dos juros externo com a desvalorização Cambial implícita nas cotações da moeda estrangeira no mercado futuro.
Ninguém parece discordar da proposição de que a politica cambial é o pilar básico do plano real, entretanto que a politica cambial tenha sido percebida sempre como o alicerce principal do plano real e ao mesmo tempo mudado tanto.
O Banco Central se obteve de investir no mercado de câmbio, ao mesmo tempo em que procurava em vão como depois ficaria claro cumprir metas monetárias rígidas. Tentava assim uma politica de âncora monetária com câmbio flutuante.
A politica cambial nos quatro primeiros anos do plano real, destacando dois traços marcantes e singulares do quadro macroeconômico brasileiro no período que o diferenciam de outros casos de estabilização baseada na âncora cambial. As duas características destacadas são a mineiramente elevadas durante estas quatro anos e o ritmo da inflação inferior ao das correções cambial na segunda metade do período analisando, apesar da integração da economia aos fluxos financeiros e comerciais mundiais, apesar da impressão em contrario, não se pode falar de uma politica cambial do plano real e sim de uma sucessão de experimentos. E que na pratica a âncora cambial foi substituída pela de juros no segundo biênio do plano, o que abriu espaço para uma flexibilização significativas da politica cambial.
O objetivo do plano real era criar condições para enfrentar a inflação principalmente através do controle cambial, e garantir condições para recuperar a economia nacional. Durante a transição do cruzeiro para real de valor, seria utilizada a unidade real de valor, um indexador cuja função era corrigir diariamente os preços até a adoção da nova moeda.

Continue navegando