Buscar

Curriculo teoria prárica Teste aula2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: CEL0374_EX_A2_201502477807_V1 
	Matrícula: 201502477807
	Aluno(a): KARLA MONIKE MOREIRA GOMES
	Data: 19/03/2017 11:22:54 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201502699282)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Uma turma de Pedagogia, discutindo as variadas concepções de currículo, concluiu que, de acordo com a sociologia crítica, o currículo pode ser concebido como:
		
	
	conjunto de dados concernentes às informações sobre calendário e horários escolares.
	
	manifestação de um estágio de desenvolvimento da pessoa e da sua trajetória social.
	
	processo de acumulação de experiências vividas na escola pelos educandos.
	 
	processo de construção social que implica conhecer a realidade e atuar em sua transformação.
	
	conjunto de matérias ou disciplinas constantes de um curso.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503406904)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Saviani, ao analisar as consequências políticas da penetração, nos sistemas nacionais de ensino, das chamadas pedagogias liberais, destaca o fato de que a difusão do ideário escolanovista contribuiu para o rebaixamento do nível do ensino destinado às camadas populares. A contribuição do estudioso para compreensão do campo curricular está na crítica de que tais pedagogias
		
	
	desvalorizariam o trabalho em equipe
	 
	desprezariam as experiências culturais vividos
	
	desestimulariam a pesquisa em sala de aula
	
	desconsiderariam as características cognitivas dos alunos
	 
	estariam despreocupadas com a transmissão do saber escolar
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503391058)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Para Goodson (2008) nas décadas de 1960 e 1970 testemunhamos uma transformação da escolarização americana através de ideologias tecnocráticas e de cunho taylorista de eficiência social. Deste modo podemos afirmar que o currículo neste momento tinha como característica marcante:
		
	
	Uma concepção de avaliação formativa, ou seja, aquela que acompanha o/a estudante em todo o processo ensino-aprendizagem
	
	A valorização dos conhecimentos prévios dos/as estudantes e seus contextos socioculturais.
	
	Um espaço de disputas de poder e questionamento de conhecimentos e valores hegemônicos
	 
	A obtenção de resultados educacionais mediante a eficiência científica e controles burocráticos sociais que consolidavam um modelo racionalista de escolarização
	
	A ênfase na relação professor-aluno e o diálogo como instrumento para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502659123)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Como futuro(a) pedagogo(a) é importante que você reflita sobre as práticas curriculares dos profissionais da educação, devido à relevância de seu papel político-pedagógico, que se manifesta essencialmente através das:
		
	
	Acessibilidades às publicações sobre currículo
	
	Explicações empíricas sobre currículo
	 
	Responsabilidades em relação aos atos de currículo
	
	Participações em eventos acadêmicos sobre currículo
	
	Definições teóricas sobre currículo
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502676416)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Leia o fragmento a seguir sobre o conceito de Currículo para responder a questão:
"[...] compreendemos o currículo como uma 'tradição inventada' (GOODSON, 1998), como um artefato sócio-educacional que se configura nas ações de conceber/selecionar/produzir, organizar, institucionalizar, implementar/dinamizar saberes, conhecimentos, atividades, competências e valores visando uma 'dada' formação, configurada por processos e construções constituídos na relação com conhecimento eleito como educativo. [...] Em geral, o senso comum educacional percebe o currículo como um documento onde se expressa e se organiza a formação, ou seja, o arranjo, o desenho organizativo dos conhecimentos, métodos e atividades em disciplinas, matérias ou áreas, competências, etc.; como um artefato burocrático preescrito. Não perspectivam o fato de que o currículo se dinamiza na prática educativa como um todo e nela assume feições que o conhecimento e a compreensão do documento por si só não permitem elucidar. O fato é que professores e educadores em geral, nos seus cenários formativos, atualizam, constroem e dão feição ao currículo, cotidianamente, relacionalmente, tendo como seu principal objetivo a formação e seus processos de interpretação e veiculação, daí sua inerente complexidade" (MACEDO, 2007, 24-26). Marque a alternativa que define o pensamento de Goodson:
		
	
	O conhecimento eleito como educativo é aquele que é igual para todas as formações, sem que ocorra um processo de seleção de conteúdos.
	
	O senso comum educacional está certo em conceber o currículo como um documento, feito por professores apenas em diálogo com as suas práticas.
	
	O currículo é o conjunto de disciplinas que compõem a matriz curricular de um curso, sem sequer se questionar os processos de seleção cultural responsáveis pela inclusão de saberes no currículo.
	 
	O currículo como tradição inventada não é algo que se considere como pronto, mas uma construção atualizada nos cenários formativos, por processos e construções constituídos nas relações socioeducativas.
	
	O currículo é um artefato burocrático prescrito e orientado por um documento que apenas define atividades práticas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503406979)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	O fundador do movimento curricular anos 20, Bobbit, adotou os princípios da administração científica e construiu um modelo de currículo, tomando a fábrica por referência. Para esse autor, os estudantes deviam ser processados como um produto fabril e o currículo devia ser a especificação precisa de objetivos, procedimentos e métodos para a obtenção de resultados mensuráveis. Essa forma de pensar marcou de certa forma as concepções básicas presentes no paradigma do currículo tradicional. A crítica ao modo tradicional de conceber o currículo é o ponto que unifica o pensamento dos estudiosos da Sociologia do currículo. Apesar das divergências, todos se opõem à teoria curricular tradicional porque ela se fundamenta na seguinte racionalidade:
		
	
	Política
	
	Sociológica
	 
	Tecnocrática
	
	Humanista
	
	Crítica
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201503160066)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Segundo Alves (1981) a ciência não é uma forma de conhecimento diferente do senso comum; é apenas uma abordagem mais especializada, controlada e disciplinada desse conhecimento. O autor coloca em questão o mito que se construiu sobre a ciência e a ideia de que o cientista é uma pessoa que pensa melhor que as outras, que tem em suas mãos uma receita universalmente válida para todos os casos, de que a sua palavra, por ser especialista, vale mais. Ao contrário, relativiza as diferenças e semelhanças entre esses dois tipos de saber. O senso comum e a ciência são expressões da mesma necessidade básica, a necessidade de compreender o mundo, a fim de viver melhor e sobreviver. E para aqueles que teriam a tendência de achar que o senso comum é inferior à ciência, eu só gostaria de lembrar que, por dezenas de milhares de anos, os homens sobreviveram sem coisa alguma que se assemelhasse à nossa ciência. (ALVES, 1981, p.16). Para muitos autores, o que caracteriza o conhecimento científico e o distingue do saber não científico é I. ( ) a sua abordagem sistemática da realidade e do objeto a ser pesquisado. II. ( ) a seleção de um problema, o levantamentode hipóteses e a coleta e análise de dados. III. ( ) a formulação de perguntas ou questões que norteiam o olhar do pesquisador. IV. ( ) a escolha da metodologia de pesquisa e a elaboração de conclusões e de paradigmas. V. ( ) a seleção de referenciais teóricos e o levantamento de novas questões.
		
	 
	( ) V, V, V, V,V
	
	( ) V, F, V, V, V
	
	( ) V, V, F, V, F
	
	( ) F, F, V, F, F
	
	( ) V, F, V, F, F
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201503159898)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Há pensamentos divergentes sobre a neutralidade da ciência. Na perspectiva positivista, a teoria é entendida como descrição imparcial e objetiva dos fatos da realidade e na perspectiva pós-estruturalista, a teoria é entendida como uma criação da realidade a partir do que é observado. 
Quando os planejadores do currículo buscam respostas objetivas e teoricamente fundamentas para bem desenvolver as atividades com os alunos revelam tendências que orientam os estudos teórico-práticos, no campo do currículo e com esta postura, essencialmente, valorizam:
		
	
	o senso comum e a  perspectiva positivista.
	
	as necessidades comportamentais dos alunos e a perspectiva pós-estruturalista.
	
	o senso comum e a perspectiva  pós-estruturalista.
	
	as evidências da cultura erudita e a perspectiva pós-estruturalista.
	 
	o saber científico e a perspectiva positivista.
	
	 Gabarito Comentado

Outros materiais