Buscar

Currículo AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0374_AV_201310048649 » CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201310048649 - LARISSA SAAD BUCKMAN DA ROCHA
	Professor:
	ANA MARIA MONICA MACHADO DE OLIVEIRA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 0,5   Av. Parcial 2  Data: 25/03/2017 13:10:56
	
	 1a Questão (Ref.: 201310209164)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As teorias críticas e pós-críticas contribuíram para ampliar as observações e interpretações das configurações culturais e sociais presentes nas sociedades pós-modernas. Para entender o movimento pós-crítico, autores como Silva e Moreira ((2004) destacam novas formas de interação e de configurações sociais, alertando os educadores para as diversidades presentes no mundo. Como futuro pedagogo/a apresente três evidencias de diversidade que se fazem presentes no cotidiano das escolas e que devem ser consideradas pelos educadores responsáveis nas práticas curriculares.
		
	
Resposta: Primeiramente hoje a formação das famílias são diferentes do que era dito uma uma família padrão. Hoje temos famílias só das mães, só de pais, só de avós, famílias com várias famílias, ou seja, uma mãe separada com 2 filhos casa com um pai também separado com 1 filho, tem juntos outro filho. A configuração das famílias estão diferentes, temos de ter um olhar crítico e reflexivo para entender o que se passa dentro espaço familiar. Temos que ver a escola com um olhar de empatia, ou seja, nos colocarmos no lugar do outro para tentar nos aproximarmos da realidade desses alunos. Outra diversidade que está presente e cada vez mais aumentando, felizmente, é a inclusão social nas escolas públicas e particulares, onde a criança com algum tipo de necessidades especial , tem o direito de estar presente no meio escolar com qualidade e com seu digno respeito. Outro grande problema na educação hoje é a evasão escolar, onde crianças e jovens desistem de estudar, trazendo o fracasso escolar a tona. Temos que trazer a motivação desses alunos e temos que nos aproximarmos da cultura social dessas crianças , entendendo o mundo real que elas vivem.
	
Gabarito:
Diferenças de classe social, de gênero, de sexualidade, de naturalidade ou de nacionalidade, de religião, de ritmos de aprendizagem, interesses e habilidades específicas, etc.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta pertinente.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201310208085)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Tedesco e Fanfani (2002), na atualidade, a identidade do/a professor/a  se constitui a partir da articulação de três elementos estruturais: o apostolado, o trabalho e a profissão. Contudo, estamos vivendo novos tempos, novos alunos, novas exigências sociais e portanto, novos docentes. Indique duas transformações sociais que têm impacto no exercício do trabalho docente e nos currículos escolares.
		
	
Resposta: A principal mudança é o uso de tecnologia. Hoje a maioria das pessoas tem acesso ao um computador ou a um celular com internet. Os alunos tem um fácil acesso a informações boas e também ruins. O desafio de nós futuros pedagogos é trazer o uso da tecnologia para agregar novos conhecimentos, novos olhares perante o mundo, trazer mais motivação dos alunos e principalmente diminuir a evasão escolar, com isso, o fracasso escolar. Outro enorme desafio do trabalho docente é nos mantermos motivados e atualizados, ou seja, formação continuada, onde as instituições escolares, seus gestores, devem nos propiciar treinamentos e cursos de qualificação com frequência para nós podermos dar aos nossos futuros alunos uma educação com qualidade, visando uma integração escola-comunidade-família-instituição, com um olhar de cuidar,educar visando uma educação crítica e reflexiva.
	
Gabarito:
- mudanças na estrutura familiar; - influencia das tecnologias da comunicação e da informação; -novas exigências do mercado de trabalho moderno; - origem social, formas de recrutamento e seleção de professores; - características sociais dos docentes; -características sociais e culturais dos alunos; - Contexto organizacional da escola e as condições de trabalho docente; - mudanças nas teorias pedagógicas; - formação do professor; - representações sociais sobre o papel do professor.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta pertinente.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201310211357)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tendo como referência o estudo da terminologias e conceitos de currículo é correto afirmar que as atividades curriculares:
		
	
	formam o sentido das vivências cotidianas da comunidade
	 
	formam um conjunto de atividades necessárias para a execução integral do currículo.
	
	formam o conjunto das aprendizagens programadas
	
	formam a expressão do recorte da cultura de um povo
	
	formam um conjunto de práticas avaliativas para os alunos
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201310227085)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No final dos anos 70 e nos anos 80, " a preocupação básica do cenário educacional (...) foi o fracasso da escola de primeiro grau no ensino de crianças das camadas mais carentes de nossa população. Em decorrência, a questão do currículo tornou-se alvo de atenção de nossas autoridades , pesquisadores e educadores." ( BARBOSA, Antonio Flávio. Currículos e Programas no Brasil. SP: Papirus, 1990) As opções destacam evidências dessa afirmativa, EXCETO quanto :
		
	 
	à rejeição acadêmica aos pressupostos voltados para interpretação da ideologia no currículo.
	
	ao surgimento de estudos especializados para estudar as causas da inadequação dos currículos.
	
	à formação de corpo de estudiosos, ampliando publicações sobre o campo do currículo.
	
	ao caráter técnico do processo educativo, acrescenta-se o caráter sociopolítico.
	
	à inclusão da disciplina Currículos e Programas nos cursos de mestrado em Educação
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201310824788)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir dos anos 1990 foram realizadas várias reformas curriculares no âmbito das instituições educativas, dentre elas, as propostas de reorganização dos anos de escolaridade em ciclos, que trouxeram mudanças significativas para a estruturação curricular e a avaliação, com a implantação da progressão continuada. Tais experiências fizeram constatar que a implementação de novas propostas nas escolas necessita que as(os)
		
	
	equipes diretoras aceitem a proposta e a desenvolvam com o apoio do coordenador pedagógico.
	 
	ações pedagógicas e administrativas sejam modificadas de forma coletiva e participativa.
	
	projetos oficiais prescrevam com clareza as ações a serem executadas.
	
	particularidades da implementação em cada escola sejam programadas pelos níveis centrais.
	
	programas de formação continuada aconteçam depois do processo de implementação.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201310187090)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As teorias pós-críticas adotam eixos conceituais do pós-modernismo, dentre os quais o multicultualismo. A abordagem multicultural aplicada ao currículo se exemplifica através:
		
	 
	do reconhecimento e do respeito às múltiplas formas de linguagem dos estudantes.
	
	do desenvolvimento de atividades focadas na industria cultural;
	
	da adesão à influência das mídias sobre os conteúdos curriculares.
	
	da introdução de uma disciplina para estudar o tema;
	
	da realização de eventuais demonstrações folclóricas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201310876886)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o currículo enquanto elemento formador de subjetividades é CORRETO afirmar que:
		
	 
	Diferentes currículos produzem diferentes pessoas, mas naturalmente essas diferenças não são meras diferenças individuais, mas diferenças sociais, ligadas à classe, à raça, ao gênero
	
	Diferentes currículos produzem diferentes pessoas, mas naturalmente essas diferenças irão se acentuar de acordo com o interesse dos alunossobre sua educação;
	
	Diferentes currículos não produzem diferentes pessoas, uma vez que essas diferenças estão unicamente atreladas aos aspectos culturais de cada sociedade;
	
	Diferentes currículos produzem diferentes pessoas, mas naturalmente essas diferenças estão atreladas aos aspectos culturais de cada sociedade, com pouca influência do currículo
	
	Diferentes currículos não produzem diferentes pessoas, uma vez que essas diferenças estão unicamente atreladas aos aspectos familiares de cada indivíduo;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201310687986)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os documentos curriculares ou de avaliação, oficiais ou escolares, onde estão expressos os objetivos como norteadores da prática escolar, normalmente apresenta-os desvinculados das disciplinas ou não. É mais comum observarmos os objetivos transversais, os objetivos de cada área/disciplina, os objetivos gerais e os objetivos específicos. Nesse contexto os OBJETIVOS TRANSVERSAIS.
		
	
	( )São os organizados por ciclos ou séries.
	
	( )Revelam o que se deseja desenvolver na disciplina.
	
	( )Expressam o que se deseja que o aluno aprenda.
	
	( )Promovem uma desconexão entre os conhecimentos.
	 
	( )São aqueles que perpassam todas as disciplinas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201310211361)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Moreira e Candau (2003) afirma que "as instituições educativas sempre têm dificuldades para lidar com a pluralidade e as diferenças". Já Libâneo (2004) retrata que há novos sujeitos sociais que afirmam sua identidade como os jovens, os idosos, as mulheres, os negros entre outros. As considerações acima destacadas ilustram a importância dos fatores determinantes na construção curricular.  A qual fator se referem os autores?
		
	
	políticos
	 
	culturais
	
	econômicos
	
	pedagógicos
	 
	sociais
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201310211098)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Beatriz S. D'Ambrosio ressalta que "a partir dos anos 90 a resolução de problemas se tornou uma parte mais integrante da sala de aula de matemática. Surgiram as propostas curriculares que situavam o ensino de matemática via a resolução de problemas. A proposta era de colocar problemas aos alunos a partir dos quais novo conteúdo pudesse ser desenvolvido. Surgiram várias propostas interessantes como o uso de modelagem, e o uso de problemas de investigação, a serem resolvidos individualmente ou em pequenos grupos. Com uma postura diferente quanto aos tipos de atividade a serem propostas aos alunos, modificava-se a dinâmica da sala de aula. Modificavam-se os livros textos, e modificavam-se também as conversas sobre avaliação. O ensino de regras e procedimentos se tornava menos enfatizado na aula de matemática. Alunos estabeleciam um novo relacionamento com a disciplina da matemática. A questão de motivação e a disposição emocional dos alunos quanto à matemática se tornava um elemento importante da conversa sobre ensino e aprendizagem". Considerando as reflexões da autora, marque a alternativa INCORRETA.
		
	
	O ensino da matemática por resolução de problemas contribuiu para uma nova visão, mais abrangente, sobre aprendizagem e avaliação.
	
	Com o ensino da matemática por resolução de problemas a sala de aula se dinamizou propiciando aos alunos uma participação efetiva com mais aprendizagem.
	
	O ensino da matemática por resolução de problemas visa uma forma mais dinâmica e criativa de abordar e aprender os conteúdos.
	 
	A gestão do currículo por resolução de problemas só se aplica na matemática e no ensino para alunos com mais capacidade de reflexão.
	
	Este tipo de ensino contribuiu para uma maior motivação dos alunos e um novo olhar para a disciplina, sem medo e com mais participação.

Outros materiais