Buscar

AV2 LIBRAS (2)

Prévia do material em texto

Avaliação: » TÓPICOS EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO
	Tipo de Avaliação: AV2 
	
	 1a Questão (Ref.: 201301822842)
	10a sem.: Cultura surda
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Com base na afirmação de Heidegger, a fronteira cultural estabelece os pontos iniciais que distinguem uma cultura da Outra. Discorra sobre cultura e identidade surda.
		
	
Resposta: A cultura surda esta ligada aos grupos que se constituem em determinada comunidade. Estes, produzem diversos elementos proprios como por exemplo: Literatura e artes. A identidade surda refere-se a experiencias adquiridas por meio da comunidade surda atraves da endoculturação à lingua e aos elementos culturais de determinada comunidade surda em que este está inserido.
	
Gabarito: O conceito de cultura surda senão através de uma leitura multicultural, ou seja, a partir de um olhar de cada cultura em sua própria lógica, em sua própria historicidade, em seus próprios processos e produções.
 A identidade em relação ao outro se institui através de trocas que fazem com que cada um dos parceiros/membros de uma mesma comunidade identitária se reconheça semelhante do outro. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301366946)
	6a sem.: Sistema Pronominal
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Como se constitui o sistema pronominal na LIBRAS?
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: O sistema pronominal da língua brasileira de sinais, a exemplo do português, é formado por três pessoas do discurso. Dependendo da configuração de mãos utilizada e de direção para qual aponta no espaço, as pessoas do discurso podem ser especificadas. Podem aparecer tanto no singular quanto no plural.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301884296)
	sem. N/A: IDENTIDADE SURDA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	"A identidade é o que permite ao sujeito tomar consciência de sua existência, o que se dá através da tomada de consciência de seu corpo (um estar-aí no espaço e no tempo), de seu saber (seus conhecimentos sobre o mundo), de seus julgamentos (suas crenças), de suas ações (seu poder fazer), de sua língua (seu poder discursivo e comunicacional), de sua cultura (de seu poder der reconhecer-se pertencente a um grupo semelhante a ele)." (Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional, In : PIETROLUONGO, Márcia. (Org.) O trabalho da tradução. Rio de Janeiro : Contra Capa, 2009, p. 309-326., 2009). Com base nesse texto, pode-se afirmar que a identidade surda compreende as afirmativas abaixo, EXCETO: 
		
	
	Os surdos são aqueles que participam da cultura e comunidade surda, constituem sua identidade social a partir da experiência visual e das inter-relações sociais com outros surdos usuários da LIBRAS, que a tem como língua natural e de expressão de ideias, pensamentos, de discursos.
	
	Para os surdos a LIBRAS cumpre a função de expressão de raciocínio e organização dos pensamentos. Por meio da língua de sinais formam a sua pessoalidade, subjetividade e interagem com o mundo.
	
	Os surdos assumem uma identidade surda, num processo de endoculturação à língua e aos elementos culturais de uma determinada comunidade surda.
	
	Para os surdos a língua de sinais é a língua primeira e natural, seu modelo social, quando criança, é o surdo adulto, compreendendo a relação como um processo em que se institui trocas linguísticas na constituição identitária, reconhecendo-se semelhante ao Outro.
	
	Os surdos são excelentes leitores labiais, isso significa que a identidade dos surdos está baseada na oralidade, na aquisição da língua oral. As relações sociais são bem restritas e eles vivem em guetos, constroem sua subjetividade a partir das experiências auditivas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301822860)
	9a sem.: Parâmetros da LIBRAS
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Embora de modalidade linguística diferente das línguas orais, há vários níveis gramaticais que podem ser encontrados nas línguas orais e nas línguas viso-espaciais. Assinale o nível de descrição da linguística que não é encontrado nas línguas orais: 
		
	
	Sintático.
	
	Pragmático.
	
	Morfológico.
	
	Semântico.
	
	Quirológico.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301869739)
	6a sem.: Políticas Linguísticas
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	De acordo com Decreto nº 5626, de 22 de dezembro de 2005, considera-se a pessoa surda:
		
	
	Aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura auditiva principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	
	Aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando seu idioma oral principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	
	Aquela que, por ser surdo e mudo, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura ouvintista principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	
	Aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	
	Aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências orais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301822829)
	sem. N/A: Intérprete de LIBRAS
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Na escola de Ensino regular, a presença do intérprete é essencial, segundo orienta o MEC/ SEESP ( Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Especial). Dentre as funções do intérprete, assinale aquela que não corresponda ao trabalho deste profissional:
		
	
	Mediar a troca de informações entre surdos e ouvintes. 
	
	Garantir a acessibilidade das pessoas com surdez. 
	
	Contribuir para que a pessoa surda tenha acesso à informação em diferentes espaços da escola. 
	
	Propiciar um espaço de interação entre a língua oral e a língua de Sinais. 
	
	Atuar como repetidor dos professores durante as aulas. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301833438)
	sem. N/A: A SURDEZ COMO EXPERIÊNCIA VISUAL
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A surdez é uma experiência visual que proporciona ao sujeito surdo a possibilidade de constituir sua subjetividade através de experiências cognitivo linguísticas diversas, mediadas por formas alternativas de comunicação simbólica que encontram na língua de sinais seu principal meio de concretização. Assinale a única opção que assevera essa concepção:
		
	
	A LIBRAS compreende uma estrutura e sistema gramatical e linguístico de modalidade visual espacial, cuja função, uso , ensino e tradução alcançam as mesmas concepções, os mesmos conceitos de qualquer idioma oral. Sua modalidade linguística concebe aos surdos uma interpretação da realidade bem distinta da experiência auditiva.
	
	As línguas de sinais e línguas orais não possuem o mesmo status linguísticos, portanto há razão para os surdos se submeterem à leitura labial.
	
	A experiência visual que a LIBRAS proporciona aos surdos não é capaz de desenvolver a cognição,a emoção deles.
	
	As línguas de modalidade oral auditiva são línguas completas, enquanto as línguas de modalidade visual espacial são línguas insuficientes.
	
	A experiência auditiva e oral na comunicação é superior à experiencial visual e espacial da LIBRAS.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301916427)
	sem. N/A: Dêiticos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Na LIBRAS e demais línguas de sinais o ato de apontar também é conhecido como Dêixis. Isso significa que no discursos em LIBRAS os sinais dêiticos podem indicar nas frases os seguintes elementos:
		
	
	As pessoas e a localização.
	
	A tipologia frasal e o SVO.
	
	A pessoa surda e a pessoa ouvinte. 
	
	A ortografia e a pontuação. 
	
	A negação e a afirmação.9a Questão (Ref.: 201301785505)
	sem. N/A: Composição da LIBRAS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Na LIBRAS, entendendo-se verbo como ação é possível encontrar dois tipos de verbos. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Sem concordância e Não direcionais
	
	Direcionais e Não direcionais 
	
	Direcionais e Com concordância 
	
	Ativos e Inativos 
	
	Interativos e Ilustrativos
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301346764)
	9a sem.: Diálogo em LIBRAS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Nas comunidades dos surdos é hábito apresentar-se não somente informando o nome, mas também identificando seu:
		
	
	Código.
	
	Expressão.
	
	Gesto.
	
	Movimento.
	
	Sinal

Continue navegando