Buscar

exercicios ltp

Prévia do material em texto

LPT
Aula 1 
1 No campo do direito do trabalho, os princípios são a base, a fundamentação, a diretriz que deve ser seguida para a interpretação da norma trabalhista.São princípios fundamentais e específicos do Direito do Trabalho:
princípio da proteção, princípio da primazia da realidade e princípio da norma mais benéfica
2 Tomando-se por base a hierarquia das normas, qual das normas abaixo é considerada a mais importante no ordenamento jurídico:
Constituição Federal.
3 Indique a alternativa correta, quanto ao Princípio da Proteção:
aplicação da norma mais favorável ao trabalhador.
4 Analise a seguinte assertiva: "Havendo interpretações divergentes em relação à mesma norma jurídica a ser aplicada em determinado caso concreto, será dada preferência àquela interpretação que mais favoreça o empregado". Esta assertiva se refere ao princípio de Direito do Trabalho denominado:
"In dubio pro operario"
5 O princípio que determina a prevalência das condições mais vantajosas para o trabalhador, ajustadas no contrato de trabalho ou resultantes do regulamento da empresa, ainda que vigore ou sobrevenha norma jurídica imperativa prescrevendo menor nível de proteção e que com esta não sejam incompatíveis, é o princípio:
Da condição mais benéfica.
6 O princípio que possui como propósito tentar corrigir desigualdades, criando uma superioridade jurídica em favor do empregado diante da sua condição de hipossuficiente é especificamente o princípio da
Proteção
7 (FCC - 2009 - TRT - 7ª Região) Acerca dos princípios que informam o Direito do Trabalho, pode-se afirmar que
É lícita a redução dos salários dos empregados da empresa, desde que disposta em Convenção ou Acordo Coletivo.
8 Para a estrutura fundamental do Direito do Trabalho, o fato do trabalhador não poder privar-se voluntariamente de vantagens conferidas pela lei trabalhista compõe o:
Princípio da Irrenunciabilidade dos Direitos
Aula 2
1 A existência da relação de emprego pressupõe
A pessoalidade na prestação de serviços
2 A Lei nº 6.019/74 em seu artigo 2º dispõe: "é aquele prestado por pessoa física a uma empresa, para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços." O conceito acima descrito se refere ao Trabalho:
Temporário
3 Na forma da CLT, considera-se EMPREGADO:
Toda pessoa física que se obriga, com habitualidade e onerosidade, a cumprir pessoalmente as ordens que lhe forem repassadas pelo contratante
4 Sobre relação de emprego e relação de trabalho:
A relação de emprego tem como sujeitos o empregado e o empregador.
5 Podemos afirmar que não é requisito da relação de emprego:
Exclusividade
6 Considere as seguintes assertivas: I. A empresa que assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço é considerada empregadora; II. Empregado é toda pessoa física ou jurídica que presta serviços de natureza não-eventual a empregador, sob a subordinação deste e mediante salário; III. Empregado é toda pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a empregador, sob a subordinação deste e mediante salário; IV. Como regra, o requisito pessoalidade do empregador é fundamental para a sua conceituação. Está integralmente correto o que se afirma APENAS em
I e III.
7 Maria foi admitida para prestar serviços como diarista na residência da Sra. Amélia uma única vez por semana. Nos dias em que comparecia recebia o valor de R$ 100,00 e realização a limpeza do local. Analisando a natureza do serviço prestado é possível afirmar que Maria era trabalhadora:
Eventual
8 Nos termos do artigo 1º, da Lei nº 9.608/1998, é a atividade não remunerada, prestada por pessoa física à entidade pública de qualquer natureza, ou à instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade. Qual o requisito faltante. Assinale a alternativa correta
Onerosidade
Aula 3 
1 Manoel foi contratado pela empresa VCE Ltda. na modalidade de contrato de experiência. Questiona-se: Qual o prazo máximo para este tipo de contrato:
90 dias
2 É correto afirmar que:
I - O contrato de emprego só pode ser celebrado por escrito.
II - O contrato de emprego só pode ser celebrado verbalmente.
III - O contrato de emprego só pode ser celebrado por escrito ou verbalmente, não admitindo a forma tácita.
IV - O contrato de emprego pode ser celebrado por escrito, verbalmente ou tacitamente.
V - O contrato de trabalho nunca pode ser verbal.
A opção IV é a única válida.
3 Cesaltina foi admitida há cinco anos como cozinheira para trabalhar em escritório de advocacia constituído como pessoa jurídica, de 2ª a 5ª feira. Suas funções consistiam em cuidar da cozinha e da copa da casa em que funcionava o escritório, fazer compras e servir refeições para os advogados e estagiários. A vinculação existente entre a tal senhora e o tomador de serviços era de:
Contrato de trabalho, nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho.
4 O contrato de experiência é uma modalidade do contrato por prazo determinado. Sua finalidade é verificar se o empregado tem aptidão para exercer a função para a qual foi contratado. Esse tipo de contrato deverá ser de
90 dias e só poderá ter uma única prorrogação
5 Sobre o contrato individual de trabalho é correto afirmar que, EXCETO:
o contrato de experiência não exige assinatura na CTPS do empregado.
6 Sobre o contrato de trabalho é correto afirmar que:
O contrato individual poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado e indeterminado;
7 Determinada senhora foi admitida há cinco anos como cozinheira para trabalhar em escritório de advocacia constituído como pessoa jurídica, de 2ª a 5ª feira. Suas funções consistiam em cuidar da cozinha e da copa da casa em que funcionava o escritório, fazer compras e servir refeições para os advogados e estagiários. A vinculação existente entre a tal senhora e o tomador de serviços era de:
Contrato de trabalho, nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho
8 O contrato de trabalho de experiência possui prazo máximo de :
90 dias.
Aula 4 
1 É permitido ao empregador efetuar descontos nos salários dos empregados, desde que tais descontos decorram de
adiantamentos, previsão legal ou cláusula estabelecida em contrato coletivo
2 Marcus trabalhou por dois anos na empresa Metalúrgica Beta, exercendo a função de reparador de máquinas. Durante o contrato nunca utilizou Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s). Em seu ambiente de trabalho, Marcus esteve submetido a agentes físicos (ruídos acima dos limites de tolerância estabelecidos pelas normas próprias) e químicos (manuseio de graxas e óleos minerais sem a devida proteção) nocivos à saúde. Nesta situação, conforme regras contidas na Consolidação das Leis do Trabalho, Marcus poderá pleitear em Juízo, após a realização de prova pericial técnica, o pagamento de adicional de
insalubridade no percentual de 10%, 20% ou 40% do salário mínimo.
3 Leia atentamente as assertivas e assinale a alternativa correta. I. As diárias de viagens pagas ao empregado integram o salário do mesmo quando excedem 50% do valor deste. II. A primeira parcela do 13º salário do trabalhador deverá ser paga até o dia 20 de dezembro e a segunda, conseguintemente até o último dia do ano. III. Os custos do empregador com matrícula, mensalidade, livros e materiais escolares do empregado não serão considerados salário.
Apenas as assertivas I e III estão corretas
4 (TRT 21R (RN) - 2012 - TRT - 21ª Região) João Felix exerceu, durante 05 (cinco) anos, uma função comissionada no Banco Brasileiro S/A. Afastou-se do cargo efetivo e da função comissionada para exercer o cargo de presidente do sindicato dos bancários. Durante o período de 08 (oito) anos, em que esteve afastado do emprego, por causa do exercício de dois mandatos sindicais, recebeu remuneração paga pelo Banco, na qual estava incluída a gratificaçãode função comissionada, por força de previsão em acordo coletivo de trabalho. Ao término do segundo mandato sindical, João Felix retornou ao serviço no Banco, que o reverteu para o cargo de carreira, com perda da função comissionada. João Felix requereu judicialmente a incorporação da gratificação de função comissionada suprimida. De acordo com a jurisprudência pacificada do TST, há fundamento jurídico para a pretensão de João Felix?
sim, porque o empregado recebeu a gratificação de função por 13 (anos) anos e há direito à incorporação de gratificação de função percebida por 10 (dez) anos, ou mais, e suprimida sem justo motivo pelo empregador;

Continue navegando