Buscar

exercicio 4 teorias Biologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Teorias da Educação Física
Leia o extrato de texto a seguir: 
“O esporte é uma prática entre sujeitos, definida no mundo das relações sociais, que carrega consigo os significados importantes da sociedade contemporânea. Portanto, deve-se valorizar o esporte como interlocutor na promoção da saúde e busca de qualidade de vida”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, M. A. B.; DEROSE, D. Fenômeno esporte: relações com a qualidade de vida. In: VILARTA, R.; GUTIERREZ, G. L.; MONTEIRO, M. I. Qualidade de vida: evolução dos conceitos e práticas no século XXI. Campinas: IPES, 2010. 
De acordo com os conteúdos abordados no texto-base Educação física e qualidade de vida: reflexões e perspectivas, sobre o conceito de esporte, relacione corretamente os autores aos respectivos conceitos:
1. Matos e colaboradores (2005)
2. González e Fensterseifer (2008)
3. Tubino e colaboradores (2007)
4. Barbanti (2003)
(  ) O esporte moderno é uma atividade regrada e competitiva, em constante desenvolvimento, constituída e determinada conforme sua dimensão ou expectativa sociocultural e, finalmente, em franco processo de profissionalização, mercantilização e espetacularização.
(  ) Esporte ou desporto é toda atividade corporal consciente, lúdica que envolve o confronto com algum adversário humano ou com o próprio indivíduo, de modo a alcançar objetivos nos planos simbólicos e concreto, tendo suas regras estabelecidas e reguladas por federações em nível mundial e comuns a todos os países.
(  ) Esporte é um fenômeno sociocultural cuja prática é considerada direito de todos e que tem no jogo o seu vínculo cultural e na competição seu elemento essencial, o qual deve contribuir para a formação e aproximação dos seres humanos ao reforçar o desenvolvimento de valores como a moral, a ética, a solidariedade, a fraternidade e a cooperação, o que pode torná-lo um dos meios eficazes para a convivência humana.
(  ) É uma atividade competitiva, institucionalizada, que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas por indivíduos cuja participação é motivada pela combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos. O critério para comparação do que se realiza necessita da padronização do equipamento e das instalações, assim como da existência de um procedimento quantitativo de comparação. 
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	2 – 1 – 3 – 4
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1
	
	C
	4 – 2 – 3 – 1
	
	D
	2 – 1 – 4 – 3
	
	E
	4 – 3 – 2 – 1
	1A
	2(?)
PRÓXIMA QUESTÃOFINALIZAR AVALIACAO
Questão 2/2 - Teorias da Educação Física
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Nos últimos dez anos, poucas profissões tiveram tantas transformações quanto a de educador físico. Desde a regulamentação da profissão pela Lei 9.696, de 1 de setembro de 1998, a atuação desse profissional passou a ser mais valorizada”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.educacaofisica.com.br/carreiras2/empreendedor-individual/as-conquistas-e-desafios-do-profissional-de-educacao-fisica-em-um-mercado-em-constante-transformacao/>. Acesso em: 19 fev. 2017. 
De acordo com o texto-base Mercado de trabalho em educação física: reestruturação produtiva, relações de trabalho e intervenção profissional, em relação à profissão de educador físico, responda à seguinte questão: quais mudanças vem ocorrendo nessa carreira? 
Assinale a afirmativa correta.
	
	A
	Existe um momento de profissionalização na área, os profissionais de educação física têm agido com mais consciência, conhecimento e responsabilidade.
	
	B
	A área da educação física vem perdendo profissionais para outras carreiras, em virtude dos baixos salários.
	
	C
	A educação física vem sofrendo uma concorrência de outras carreiras, como, por exemplo, fisioterapia, disputando mercado.
	
	D
	A educação física perdeu muito nos últimos anos no ramo da pesquisa, por falta de investimento governamental. E os cursos de formação continuada quase desapareceram em virtude da crise.
	
	E
	A terceirização do mercado de trabalho, que atinge todos os setores da economia, está chegando à área da educação física. Com isso, haverá melhora na qualidade dos profissionais.
	1(?)
	2A

Outros materiais