Buscar

Teorias da educação fisica questionario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Teorias da Educação Física
	Data de início:
	15/03/2017 09:28
	Prazo máximo entrega:
	15/03/2017 09:48
0:01:21
Questão 1/2 - Teorias da Educação Física
Leia a passagem de texto a seguir: 
“Tanto os experimentos sem interpretação sistemática quanto a dedução a partir de princípios básicos sem evidência experimental não conduziriam a uma teoria confiável”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1995, p. 59. 
De acordo com o enunciado e o texto-base Educação Física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência, assinale a alternativa correta, referente aos grupos de classificação da Teoria da Educação Física segundo Betti:
	
	A
	Matriz prática, matriz pedagógica.
	
	B
	Matriz científica, matriz pedagógica.
	
	C
	Matriz do conhecimento corporal, matriz científica.
	
	D
	Matriz da teoria científica, matriz social.
	
	E
	Matriz corporal, matriz técnica.
	1B
	2(?)
Questão 2/2 - Teorias da Educação Física
Leia o extrato de texto a seguir: 
“Para além do debate, não concluído no plano da epistemologia [...], sobre a questão do possível dualismo metodológico/epistemológico entre ciências naturais e ciências sociais/humanas, o que hoje está em questão é o próprio paradigma da ciência moderna ou da racionalidade científica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRACHT, V. As ciências do esporte no Brasil: uma avaliação crítica. In: NETO, A. F.; GOELLNER, S. V., BRACHT, V. (Orgs.). As Ciências do Esporte no Brasil. Campinas: Autores Associados, 1995, p. 45-46. 
Considerado o texto-base Educação Física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência, em relação à Educação Física, analise as afirmativas a seguir.
I. BETTI (1996), buscando a superação dos dualismos recorrentes identificados no debate teórico-epistemológico da Educação Física, propôs uma Teoria da Educação Física concebida como um campo dinâmico de pesquisa e reflexão.
II. Os discursos sobre a teoria da Educação Física foram classificados por BETTI (1996) em dois grandes grupos: a matriz técnica científica, que concebe a Educação Física como área de conhecimento corporal e motor, e a matriz sociológica, como prática social de intervenção.
III. A teoria proposta e concebida como um campo dinâmico de pesquisa e reflexão, poderia sistematizar e criticar conhecimentos científicos e filosóficos, receber e enviar demandas à prática social, e às Ciências e à Filosofia.
IV. Na teoria de BETTI (1996), a prática passaria a configurar-se como possibilidade de mediação entre a “matriz científica” e a “matriz pedagógica” que se apresentam no debate sobre a identidade epistemológica da Educação Física, entre a “teoria” e a “prática”. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I, III e IV.
	
	C
	I e III.
	
	D
	II, III e IV.
	
	E
	I e II.
	1B
	2B

Outros materiais