Buscar

Semana 1 a 7 processo civil 3

Prévia do material em texto

Processo Civil III
Plano de aula 1
Caso concreto: Assiste razão ao advogado de Manoel. Segundo inteligência do artigo 935 do CPC o prazo mínimo entre a publicação da pauta e a sessão de julgamento deve ser de 05 dias, sendo vedada o órgão fracionário transferir para a sessão seguinte quando esta ocorrer antes do prazo mencionado.
Questão objetiva 1: letra D.
Questão objetiva 2: letra C.
Plano de aula 2
Caso concreto: a) Não, uma vez que não se encontra no rol taxativo do artigo 944 do CPC. No entanto, a doutrina trata o pedido de reconsideração como sucedâneo recursal.
 b) Não se aplica a fungibilidade recursal, somente poderá ser aplicada quando ocorrer dúvida objetiva acerca da interposição do recurso. No caso concreto, o recorrente apresentou o pedido de reconsideração, o que configura erro grosseiro. 
Questão objetiva 1: letra B.
Questão objetiva 2: letra A.
Plano de aula 3
Caso concreto: a) Sim, o amicus curiae age como terceiro interessado juridicamente. A atuação do amicus curiae foi redimensionada no CPC/15 possibilitando seu ingresso nos processos judiciais com ampla repercussão social, econômica, política e jurídica nos termos do artigo 138 do CPC. O amigo da corte poderá ter seu ingresso solicitado de ofício pelo juiz ou a requerimento deste. Com efeito, o amicus curiae poderá contribuir com argumentos, em favor ou contra, a pretensão veiculada pelas partes, constituindo-se em verdadeiro instrumento de democratização judicial, sendo considerado parte relevante para a resolução do conflito.
Questão objetiva 1: letra D.
Questão objetiva 2: letra D.
Plano de aula 4
Caso concreto: a) A apelação não foi formulada adequadamente considerando que a decisão que rejeita o incidente de desconsideração da personalidade jurídica cabe agravo de instrumento (art. 1015, IV do CPC).
 B) O sistema recursal do CPC o juízo de admissibilidade será feito diretamente pelo juízo ad quem, conforme dispõe o artigo 1010 parágrafo 3º do CPC.
Questão objetiva 1: letra B.
Questão objetiva 2: letra C.
Plano de aula 5
Caso concreto: Não. O artigo 1015 do CPC trata de algumas hipóteses em que o Agravo de Instrumento será interposto contra sentenças parciais, decisão de mérito, portanto a decisão que exclui o litisconsorte como no caso concreto é impugnável pelo respectivo recurso.
Questão objetiva 1: letra E.
Questão objetiva 2: letra B.
Plano de aula 6
Caso concreto: Não, o NCPC alinhou a sistemática dos embargos de declaração regida pela Lei 9.099/95 com a regra geral dos embargos de declaração do CPC. Neste sentido, os embargos de declaração interrompe o prazo para os demais recursos tanto no CPC como no microssistema processual do Juizado Especiais Cíveis conforme dispõe o artigo 1065 do CPC.
Questão objetiva 1: letra C.
Questão objetiva 2: letra E.
Plano de aula 7
Caso concreto: Agiu equivocadamente o ministro relator do STF, uma vez que, identificará a violação reflexa à CRFB/88, deveria aplicar o princípio da fungibilidade convertendo o recurso extraordinário em especial, conforme artigo 1033 do CPC, remetendo ao STJ.
Questão objetiva 1: letra C.
Questão objetiva 2: letra A.
JURISPRUDÊNCIA 
STF - EMB.DECL. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO : ARE 791002 DF
Data de publicação: 01/04/2014
Ementa: Ementa: EMBARGOS DE DECLARAÇÃO OPOSTOS DE DECISÃO MONOCRÁTICA NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO CRIMINAL COM AGRAVO. CONVERSÃO EM AGRAVO REGIMENTAL. ANÁLISE DOS PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE DE RECURSO ESPECIAL. IMPOSSIBILIDADE EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO. AGRAVO A QUE SE NEGA PROVIMENTO. I – Não cabe recurso extraordinário fundado em violação ao art. 105 , III , da Constituição Federal para rever a correção, no caso concreto, da decisão do Superior Tribunal de Justiça de conhecer ou não do recurso especial, exceto se o julgamento emanado daquela Corte apoiar-se em premissas que conflitem, diretamente, com o disposto no referido art. 105, III, o que não ocorre no presente caso. Precedentes. II – Agravo regimental a que se nega provimento.
DOUTRINA 
O princípio da fungibilidade constitui-se num corolário do princípio da instrumentalidade das formas ou da finalidade (Art. 277, CPC) e do princípio do aproveitamento dos atos processuais (Art. 283, CPC). Referido princípio da fungibilidade tem foco na segurança jurídica e na celeridade processual. Em sede recursal, a fungibilidade consiste na possibilidade do julgador aproveitar um recurso interposto de forma equivocada pelo recurso adequado, ou seja, a substituição de um recurso por outro para evitar a sua inadmissibilidade. Para tanto, faz-se necessário que três requisitos estejam presentes:
dúvida objetiva quanto à natureza jurídica da decisão a ser recorrida (divergência doutrinária ou jurisprudencial)
Inexistência de erro grosseiro por parte do advogado, o qual não poderá interpor recurso pelo meio diverso da forma que a lei explicitamente determina;
Interposição do recurso equivocado dentro do prazo do recurso correto para que seja atendido o pressuposto recursal da tempestividade.
A aplicação desse princípio no CPC de 73 ocorria de forma implícita quando presentes tais requisitos. Uma das hipóteses para a sua incidência estava na dúvida objetiva quanto à natureza jurídica da decisão que concedia ou confirmava a tutela antecipada no corpo da sentença e, diante desse impasse doutrinário e jurisprudencial, poderia haver a aplicação do Princípio da Fungibilidade entre o recurso de apelação e o recurso de agravo de instrumento. Nesse ponto, o NOVO CPC veio exterminar esse embate proclamando em seu artigo 1.013, par.5º, que o capítulo da sentença que concede, confirma ou revoga a tutela provisória (de urgência ou de evidência) será impugnável por meio de apelação. Dessa forma, não cabe mais, nesse caso, a aplicação do princípio da fungibilidade.
Por outro lado, o Novo CPC inova ao prever expressamente três hipóteses de aplicação do referido princípio nas seguintes situações:
a transformação dos embargos de declaração em agravo interno (art. 1024, parágrafo 3º);
A transformação do Recurso Especial em Recurso Extraordinário (art. 1.032, CPC) quando o ministro relator do STJ entender que a matéria tratada no recurso interposto versa sobre questão constitucional;
a transformação do Recurso Extraordinário em Recurso Especial (art. 1.033, CPC), quando o ministro relator do STF entender que houve ofensa reflexa à CF.
https://americanejaim.jusbrasil.com.br/artigos/308567937/recursos-e-o-principio-da-fungibilidade-no-novo-cpc 
	Recibo de entrega
	
	Trabalho entregue com sucesso.
Código do recibo: 6909420 
Trabalho entregue: Processo nos Tribunais. Disposições gerais. Ordem dos processos nos Tribunais. (art. 929 e seguintes 
Trabalho entregue: 11/04/2017 00:55 
Observações: casos do 1 ao 7 
Arquivo enviado: Semana 1 a 7 processo civil 3.docx
	Recibo de entrega
	
	Trabalho entregue com sucesso.
Código do recibo: 6909579 
Trabalho entregue: Teoria Geral dos Recursos: Disposições Gerais, conceitos e princípios. Classificação dos recursos. R 
Trabalho entregue: 11/04/2017 00:59 
Observações: Semana 1 a 7 processo civil 3 
Arquivo enviado: Semana 1 a 7 processo civil 3.docx
		Recibo de entrega
	
	Trabalho entregue com sucesso.
Código do recibo: 6909682 
Trabalho entregue: Teoria Geral dos Recursos. Requisitos de admissibilidade. Efeitos dos recursos. 
Trabalho entregue: 11/04/2017 01:02 
Observações: semana 1 ao 7. 
Arquivo enviado: Semana 1 a 7 processo civil 3.docx
	
	
	
	Recibo de entrega
	
	Trabalho entregue com sucesso.
Código do recibo: 6909744 
Trabalho entregue: Recursos em Espécie. Apelação. 
Trabalho entregue: 11/04/2017 01:04 
Observações: semana 1 a 7 
Arquivo enviado: Semana 1 a 7 processo civil 3.docx
	Recibo de entrega
	
	Trabalho entregue com sucesso.
Código do recibo: 6909840 
Trabalhoentregue: Recursos em Espécie. Agravo de Instrumento. Agravo interno. 
Trabalho entregue: 11/04/2017 01:06 
Observações: semana 1 a 7 
Arquivo enviado: Semana 1 a 7 processo civil 3.docx
		Recibo de entrega
	
	Trabalho entregue com sucesso.
Código do recibo: 6909897 
Trabalho entregue: Recursos em Espécie. Embargos de Declaração. Recurso Ordinário Constitucional. 
Trabalho entregue: 23/04/2017 18:07 
Observações: semana 1 a 7 
Arquivo enviado: Semana 1 a 7 processo civil 3.docx
	
	
	
	Recibo de entrega
	
	Trabalho entregue com sucesso.
Código do recibo: 6909945 
Trabalho entregue: Recursos excepcionais. Recurso Especial e Recurso Extraordinário. 
Trabalho entregue: 23/04/2017 18:08 
Observações: semana 1 a 7 
Arquivo enviado: Semana 1 a 7 processo civil 3.docx

Continue navegando