Buscar

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS.aula 9 docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
		9 a aula
1. Para White e Lippit, apud Chiavenato (2004, p. 186), existem três tipos de liderança. São elas?
Autocrática, liberal e democrática
2. Com a diversidade do mercado e concorrência mundial, as empresas estão exigindo cada vez mais de seus funcionários, portanto, podemos afirmar que a principal tarefa de um coordenador, é?
Ser Eficaz;
	
3. O foco principal da teoria contingencial é de que a liderança não é definida por um determinado estilo que representa melhores escolhas, mas que o líder deve possuir:
Uma postura contingente e se adaptar às diferentes situações.
	
4. Sobre a liderança, assinale como verdadeira ( V ) ou falsa ( F ) cada afirmativa. ( ) Liderança é o processo de dirigir o comportamento das pessoas para o alcance de objetivos. ( ) Liderança é uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. ( ) Liderança é uma função das necessidades existentes em uma determinada situação e consiste em uma relação entre um individuo e um grupo. ( ) Liderança é uma característica exclusiva das funções de chefia e decorre da estrutura formal da organização. ( ) Liderança é a capacidade de justificar legalmente o exercício do poder. Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA.
	
 Certo	V, V, V, F, F.
	
5._________________ é comunicar o valor e o potencial das pessoas com tanta clareza que elas passam a ver isso em si mesmas. Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna do texto acima.
( ) Liderança
6. Representa uma condição essencial para a liderança, principalmente nos níveis mais altos da empresa. Sem ela, segundo o autor, a pessoa pode ter treinamento insuperável, mente aguda e perspicaz e uma infinidade de boas ideias, mas não se tornará um grande líder. Estamos falando da:
Inteligência emocional
7. O poder é a base de qualquer liderança. É com o poder que o líder exerce influência sobre as pessoas. Contudo, nem sempre a liderança está apoiada em burocracia. Ela pode ser exercida de diferentes formas. Em nossa aula online aprendemos que existem quatro tipos de poder: de posição, de recompensa e coerção, de especialização e de referência. Identifique a seguir a única alternativa que apresenta corretamente a descrição do poder de referência:
Caracterizado pelas habilidades sociais do líder, como o carisma e outros traços de personalidade
8. Assinale a alternativa INCORRETA sobre os Estilos de Liderança.
( ) Na liderança democrática, as diretrizes não são debatidas e decididas pela equipe. O líder procura ser um membro normal da equipe. Não é objetivo e não se limita aos fatos em suas críticas e elogios

Outros materiais