Buscar

Estágio em Docência no Ensino Fundamental

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTACIO EURO-PANAMERICANA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS. 
PALOMA DA SILVA MATOS 
Estágio Supervisionado em docência no ensino fundamental. 
São Paulo
2016
PALOMA DA SILVA MATOS
Estágio Supervisionado em docência no ensino fundamental.
Estágio Supervisionado em docência no ensino fundamental apresentado à (Via Sapiens) como pré-requisito para a obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia, sob orientação do Professor. Luiz Carlos Caseiro.
São Paulo
2016
Educação não transforma o mundo.
Educação muda às pessoas.
Pessoas mudam o mundo.
Paulo Freire
INTRODUÇÃO 
O estagio se faz necessário para obtermos acerca do trabalho desenvolvido dentro da escola.
O ato de observar deve ser um ato investigativo, critico e reflexivo, e ressaltando também o registro, dos elementos observados, aquilo que no qual foi vivenciado, retirar informações, desenvolver um olhar questionador, pois oferece oportunidade de aprender e ampliar os conhecimentos sobre a organização através da observação das rotinas diárias da escola, vivenciando uma experiência concreta de como é a vivencia em sala de aula. 
Este trabalho é para possibilitar o estagiário de pedagogia o processo de ensino e aprendizagem, o que ocorre no dia a dia dentro de uma sala de aula, dar ao estagiário a oportunidade de saber agir e mediante um conflito, que por ventura possa surgir dentro de uma sala de aula. 
Provar de maneira incontestável, o quanto o fazer o curso de pedagogia é importante para o crescimento da educação, estimulando e elevando o pessoal e profissional.
E só a parte teórica não é capaz de orientar um professor, o estagio abre horizonte e possibilita ao estagiário ver a escola de acordo com cada realidade, ele nos da a oportunidade de observar onde nos encontramos em qual ano que nos identificamos porque tem aquele ano que o seu coração bateu mais forte. E com toda certeza já saímos da sala querendo voltar.
Este estágio me deixou com mais certeza do que quero a cada dia uma descoberta nova a cada dia um novo dia de tentar fazer a diferença e colocar nossa esperança naquelas crianças que é o futuro do nosso país. E sempre ter em mente que a batalha é longa é sofrida, mas o final dela vale muito a pena. 
Sabe-se que saber ensinar é uma tarefa complexa que envolve vários docentes. Para educar se faz necessário a observação, organizar situações, oferecer aula de qualidade, com materiais que ofereçam aprendizado, observar o desenvolvimento, o envolvimento do grupo, e estar sempre pensando em novas estratégias.
 	REGISTRO DETALHADO DO ESTÁGIO E OU 
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
A professora com quem fiz estágio me recebeu muito bem na sala de aula, me apresentou para os alunos como uma futura professora e explicou a eles o que eu estava fazendo ali, que eu ia observar e ajudar ela para que eu depois pudesse realizar o trabalho de estagio supervisionado que curso exige. 
Então me apresentei disse o meu nome minha idade e o semestre que eu estava e completei que faltava pouco para eu me formar, todos demonstraram interesse e disseram que querem entrar na faculdade cedo para que terminem cedo assim como eu.
A professora falou para eu me sentar e que logo ia me explicar como funcionava a sala, ela me disse que a sala possui uma rotina e que apesar de serem novos eles precisavam seguir para conseguirem acompanhar a rotina do colégio que é puxado. Apesar da pouca idade ele já tem alguns professores como (inglês, espanhol, educação física, artes, música, informática e redação) todas essas disciplinas tem um professor diferente, pude participar de todas essas aulas e ter a experiência de troca de professor.
Todos os dias ao chegar à sala a professora titular sempre tem a primeira aula com eles então ela passa na lousa a rotina de tudo que acontecera no dia deles para que nem um deles fique perdido, eles possuem uma agenda que tudo que tem que ser realizado em casa eles anota lá e todo final de mês a professora verifica se eles estão anotando tudo na agenda, se estão acompanhando as orientações de estudo, e se estão estudando os conteúdos que são enviados para casa.
Estagiei em uma sala de 4° ano com 18 crianças ao total, sendo que três delas possui déficit de atenção, a professora me explicou que sempre esta conversando com eles e acrescentou dizendo que trabalhar a autoestima dessas crianças é extremante importante porque geralmente elas estão acostumadas a ser um estorvo e muitas vezes sofrem preconceito no meio onde vive. Não tiram duvidas por vergonha de dizer algo errado e sempre se menospreza diante dos outros alunos tudo isso por conta da convivência que teve ou tem em algum ambiente. 
Ela me mostrou os cadernos deles e sempre que estava correta a lição ela colocava uma mensagem positiva falando o quanto são capazes de conseguir tudo o que eles sonham. E se caso estivesse errado ela realizava novamente a lição junto com eles na sala e passava algo parecido para que eles fizessem em casa, disse que não gosta do termo errado que ela costuma dizer que a lição ou alguma coisa tem que ser revista. Ela me disse também que os três alunos que possui déficit de atenção também fazem reforço por fora para auxiliar a aprendizagem deles. No reforço eles passam atividades que chegam mais próxima do que esta vendo na escola.
Em um momento perguntei a ela como que é a reação dos outros alunos com esses três, ela me disse que quando soube que os três iam cair na sala dela que já sabia que ia ter um longo trabalho, mas que ia dar o seu melhor e completou dizendo que pediu para os três irem lá fora que precisava que eles fossem procurar outra professora que queria falar com eles e ela conversou com a turma explicou que os três que havia saído iam precisar muito da ajuda dela que eles possui dificuldades e que ela não queria que se sentissem inferiores e pediu que tivessem paciência que tudo ia dar certo. 
O que percebi foi que eles são uma sala unida e dedicados a ajudar uns aos outros e que entre eles não há diferenças, quando tiveram trabalhos em grupos todos os alunos se separam muito bem nem um teve dificuldades de entrar no grupo não há atritos e nem conversinha que um não gosta do outro, lá a professora sempre diz a eles que ninguém é obrigado a gostar de ninguém porem é obrigado a respeitar sua maneira de pensar suas diferenças e etc.
A professora é muito espontânea, divertida porem tudo no seu tempo não aceita conversas paralelas na sala não aceita palavrões e nem brigas sempre estimula que eles falem corretamente sem o uso de gírias. Exige que em sala seja dito as “palavrinhas mágicas”.
Particularmente gostei dos métodos usados em sala pela professora, ela muito objetiva no que fala e no que faz me disse que para conseguir dar uma aula de qualidade que ela precisa pegar o conteúdo e todos os dias da uma olhada para saber os temas que serão abordados e me disse que quem escolhe essa profissão nunca pode parar de estudar porque a cada dia é uma nova descoberta e que o mundo não para todos os dias é dia de aprender. 
Não posso dizer que a professora usa o método construtivista e nem tradicionalista, não posso afirmar nem um, o que posso dizer é que ela usa um pouco de tudo, tudo o que pode servir para construção de um aluno critico, enquanto estive realizando o estágio percebi que as crianças não podem conversar porque é uma regra e o que mais me chamou a atenção é que eles realmente cumprem as reagras que a professora coloca na sala, eles tem um momento em que podem se levantar e conversar, as saídas para ir ao banheiro ou beber água são controladas eles não pedem sair sempre que quiserem já sabe que não pode sair antes de completar uma hora que voltaram do intervalo e que também não podem sair vários de uma vez e essas regra eles também seguem, pela idade que possuem já seguem regras ao pé da letra e não questionam e não reclamam aceitam.
Pude perceberque a professora e os alunos são muito comprometidos um com os outros, lá é uma sala disciplinada que as coisas funcionam com acordos das ambas as partes. A professora passa lição de casa todos os dias e todos os dias ela corrige todas as lições para que se haja duvidas poça ser esclarecida logo. A criança que não realiza a lição de casa tem a responsabilidade de anotar na agenda e dar para professora dar um visto e quando chegam a casa tem que mostrar para os pais porque eles precisam dar um visto também e a cada visto que há na agenda a criança vai perdendo ponto de participação. 
Por serem crianças de um colégio conceituado que se nota que o patamar de vida é diferente não se pode esperar outra coisa dos professores e nem dos alunos. O colégio via sapiens tem uma ótima estrutura ele fica rodeado de árvores é muito aconchegante.
Observei que a professora estimula muito uma alimentação saudável, exercícios físicos a importância de não desperdiçar as coisas desde matérias ate o lanche estimula a partilha a importância de preservar um amigo e a serem independente. 
Pude participar de uma atividade muito legal além de ser importante para o meio ambiente e para a conscientização de hábitos alimentares, fomos ao parque cemucan fazer um piquenique saudável e sustentável a orientação para as crianças era levar tudo em recipientes de casa para que não levassem tanto lixo como, por exemplo, o papel alumínio, e levamos sacos de lixo com uma folha de sulfite escrito papel, plástico e orgânico. Para que tudo que fosse para o lixo fosse separado, ela explicou que o lixo sendo separado fica mais fácil para ser descartado e dependendo do que for muitas pessoas reutilizam para fazer artesanatos e coisas parecidas, quando fomos comer cada um disse o porque escolheu aquele alimento e o que tem nele que nos faz bem logo depois do lanche brincamos um pouco no parque e fomos embora.
A professora ensinou eles olharem na tabela para saberem se o que estavam comendo é saudável. E com um passeio simples ela trouxe para sala de aula vários temas interessantes e importantes para serem debatidos e estudados.
Pude perceber que a professora é muito esforçada faz questão de corrigir todas as atividades de passar lição de casa todos os dias de fazer rodas de conversas. Conhece todos seus alunos sabe de suas dificuldades e de seus problemas pessoais assim acredito que fica mais fácil compreender o comportamento de cada aluno. 
CONCLUSÃO
Concluo que o estágio supervisionado do curso de pedagogia que realizei no 4° ano, foi necessário para que eu como futura professora que vivenciei um momento único e adquiri experiência e pude vê se é realmente o que eu espero para o futuro. 
Sendo assim, o período em que se destina ao estágio serve de eixo entre o que é visto na teoria e o que se aplica na prática. Podemos criar e obter um desempenho que nem mesmo nós como pedagogos imaginamos que não venhamos querer ser iguais os professores de agora, mas que possamos ser melhores, criar novos métodos e se tornar mais dedicados nesta tarefa que nos foi concedida. 
Pude perceber com este estágio a preocupação da escola para com a formação de suas crianças, acreditando que o aprendizado significativo é aquele que mais se aproxima da vida do aluno, da realidade que o cerca, trazendo-a para dentro da sala de aula.
A escola junto ao pedagogo deve- se proporcionar um aprendizado lúdico, que envolva cada criança e de interesse para o aprendizado, que estimule autonomia, e aprendendo sempre que todo deveu respeitar as regras de nossa sociedade e os princípios básicos para um convívio.
Aplicando atividades em grupo e a convivência que elas proporcionam e levam aos alunos à descoberta de novas realidades, novas perspectivas e opiniões. Em contato com os colegas constroem noções de respeito à individualidade e á diferença, a compreensão de um dialogo. 
É gratificante quando trabalhamos no que queremos, e vê que no olhar de cada criança tem o seu tempo, tem a sua essência e inspira ternura, afeto e amor. Mas nunca perdendo o respeito e a ética que são fundamentais para qualquer ser humano.
	No entanto, é durante o estágio que nós nos descobrimos como professor é nessa etapa do curso que vamos nos desempenhar para a educação melhorar, para que eles se tornem excelentes profissionais. 
Enfim, a realização do estágio se torna um momento decisivo para a formação do profissional de educação, pois o acadêmico de hipótese alguma poderá ocupar um espaço educacional, sem conhecer de perto a realidade escolar, e os problemas que os cercam no contexto atual.

Continue navegando