Buscar

Avaliando Aprendizado 3 e 4 direito do TRABALHO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504137933)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC-2015) No que tange ao contrato de experiência,
		
	
	somente pode ser celebrado excepcionalmente, nas hipóteses em que o empregado vai ocupar cargo de confiança, sendo necessária uma avaliação prévia de sua conduta pelo empregador.
	
	o seu prazo máximo de duração é de 60 dias, prorrogável uma única vez.
	
	trata-se de um período inicial do contrato por prazo indeterminado, havendo, contudo, regras especiais aplicáveis em razão da precariedade da relação laboral no aludido período.
	
	não se concebe hipótese de prorrogação do seu prazo, já que, em tal caso, o contrato se descaracterizaria.
	 
	pode ser prorrogado uma única vez, desde que respeitado o limite máximo de duração de 90 dias.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503628304)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Da. Maria exerce a atividade de cozinheira na residência da Família Leona, de segunda a sexta-feira. Diante de grave crise econômico-financeira, a família resolveu explorar uma lanchonete na parte do grande casarão que lhes serve de residência e que dá para uma avenida movimentada. Com isso, atribuíram-lhe como nova tarefa, além das já existentes, a produção de salgadinhos e bolos para serem postos à venda na lanchonete, sem qualquer acréscimo no que recebe. Diante dessa nova situação é CORRETO afirmar:
		
	
	Não houve qualquer alteração na natureza da relação empregatícia, tampouco no contrato de trabalho, uma vez que este é protegido por um princípio trabalhista ( o da inalterabilidade do contrato de trabalho);
	 
	Da. Maria era trabalhadora doméstica com vínculo empregatício e, a partir da instituição das novas tarefas, mantém com a família relação de emprego regido pela CLT, haja vista que quem lhe toma os serviços está equiparado a empregador urbano, nos termos da lei.
	
	Da. Maria era empregada doméstica e, a partir da instituição das novas tarefas, mantém com a família relação de emprego doméstico, haja vista que continua prestando serviços de natureza contínua e pessoal à família, fazendo jus, inclusive, a acréscimo de salário por conta das novas tarefas;
	
	Da. Maria era trabalhadora doméstica sem vínculo empregatício e a instituição das novas tarefas não lhe altera a condição, haja vista que quem lhe toma os serviços são pessoas físicas e não empresas, nos termos da lei.
	
	Da. Maria era trabalhadora doméstica autônoma e mantém com a família relação de emprego doméstico, haja vista que continua prestando serviços de natureza pessoal à família, fazendo jus, todavia, a acréscimo de salário por conta de novas tarefas;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503547805)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB/SP 136º EXAME Agosto 2008) Desde que haja autorização prévia e por escrito do empregado, é lícito ao empregador efetuar desconto ou reter parte do salário no que se refere:
		
	
	aos salários correspondentes ao prazo do aviso prévio quando o empregado pede demissão e não paga ao empregador o respectivo aviso.
	 
	aos valores relativos aos planos de assistência odontológica e médico-hospitalar
	
	à contribuição sindical obrigatória.
	
	às horas em que este falta ao serviço para comparecimento necessário, como parte, à justiça do trabalho.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504164828)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Como decorrência do sistema principiológico de proteção trabalhista e das regras envolvendo a alteração de cláusulas do contrato de trabalho previstas na CLT, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Os contratos individuais de trabalho poderão ser alterados unilateralmente pelo empregador, quando não resultem em prejuízo para o empregado.
	
	Em regra, aplica-se o instituto do ius variandi.
	
	Por solicitação expressa e escrita do empregado, o contrato de trabalho poderá ser alterado, ainda que implique prejuízo aos seus direitos sociais.
	 
	Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento e, ainda assim, desde que não resultem, direta ou indiretamente, em prejuízos ao empregado.
	
	Em regra, os intervalos para refeição e descanso poderão ser reduzidos por acordo coletivo de trabalho.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503509812)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC- TRT/AL-2008 cargo de Técnico) De acordo com a CLT, integram o salário, dentre outras verbas, não só a importância fixa estipulada, como também
		
	
	as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens que não excedam 50% do salário percebido pelo empregado e abonos pagos pelo empregador.
	
	as comissões, percentagens, ajudas de custo e diárias para viagens que excedam 50% do salário percebido pelo empregado.
	
	as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, abonos pagos pelo empregador e as ajudas de custo.
	
	as comissões, percentagens, ajudas de custo e diárias para viagens que não excedam 50% do salário percebido pelo empregado.
	 
	as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens que excedam 50% do salário percebido pelo empregado e abonos pagos pelo empregador.
		
	1a Questão (Ref.: 201503584422)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(TRT/MG) O segurado que tem aposentadoria por invalidez concedida pelo INSS
		
	
	não poderá trabalhar nunca mais, ainda que se recupere da doença que lhe rendeu a aposentadoria.
	
	poderá trabalhar, mas em turnos reduzidos.
	
	tem seu contrato interrompido.
	 
	tem seu contrato suspenso.
	
	tem seu contrato extinto.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504198474)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Samuel trabalha numa loja de departamentos. Ele foi contratado como vendedor e, após três anos, promovido a gerente, quando, então, teve aumento de 50%, cujo valor era pago sob a rubrica "gratificação de função". Trabalhou por oito anos, findos os quais o empregador, para dar oportunidade a outra pessoa, resolveu reverter Samuel ao cargo de origem (vendedor). Diante do caso apresentado, assinale a afirmativa CORRETA:
		
	
	O empregador não pode rebaixar Samuel como gerente, mas pode reduzir a gratificação de função.
	
	O empregador pode revertê-lo ao cargo de origem, mas a gratificação deve ser mantida, pois recebida há mais de cinco anos.
	
	A atitude do empregador é ilícita, pois está rebaixando o empregado, em atitude contrária às normas trabalhistas.
	 
	A atitude do empregador é legítima e ele pode suprimir a gratificação de função, já que o valor não foi percebido por mais de dez anos
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504039655)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Analise as seguinte proposições acerca dos Princípios do Direito do Trabalho: I. De forma geral são considerados princípios gerais do direito do trabalho: o da proteção, o da irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas, o da continuidade da relação de emprego, o da primazia da realidade, o da razoabilidade e da boa-fé; II. O princípio da proteção, possui como corolários: in dubio pro operário, norma mais favorável, irrenunciabilidade de direitos trabalhistas; III. A maioria da doutrina e da Jurisprudência predominante concordam que a regra da aplicação do princípio da norma mais favorável deve observar a teoria conglobante; IV. Segundo o princípio da condição mais benéfica, se o empregador contratar pessoa formada em engenharia, mesmo que para função não relacionada a esta profissão, como, por exemplo, assistente de produção, estará obrigado a pagar o salário-base mínimo da categoria profissional de engenheiro; V. Decidindo uma ação em que se postule reconhecimento de vínculo empregatício, de um trabalhador que tenha exercido a função de vendedor externo, pelo princípio da primazia da realidade, mesmo que as provas apontem para a existência de subordinação, pessoalidade e dependência econômica, se oempregador comprovar a existência de um contrato de representação comercial autônomo, a pretensão deverá ser rejeitada. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as proposições estão corretas
	
	Apenas quatro proposições estão corretas
	 
	Apenas uma proposição está correta
	 
	Apenas três proposições estão corretas
	
	Apenas duas proposições estão corretas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503628310)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa que contém um Princípio do Direito do Trabalho cuja observância foi tornada relativa por expressa disposição constitucional:
		
	
	Princípio da inalterabilidade contratual;
	
	Princípio da continuidade da relação de emprego.
	 
	Princípio da irredutibilidade salarial;
	
	Princípio da primazia da realidade;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503546599)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(concurso de juiz substituto TRT/RJ  2008) Para os fins do artigo 458 da Consolidação das Leis do Trabalho, NÃO serão considerados como salário as seguintes utilidades concedidas pelo empregador:
I  vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação de serviço;
II- educação, em estabelecimento de ensino próprio, compreendendo os valores relativos a uniformes, matrícula, material didático e transporte para o local das aulas;
III- transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou não por transporte público;
IV-assistência médica, hospitalar e odontológica, prestada diretamente ou mediante seguro-saúde;
V-seguros de vida e de acidentes pessoais;
VI-previdência privada Diante dos itens acima, responda:
		
	
	Os itens I, II, IV e V estão corretos;
	
	Os itens II, IV e V estão errados;
	 
	Os itens I, III, V e VI estão corretos;
	
	Os itens I, II, III e IV estão corretos;
	
	Os itens III, IV, V e VI estão errados.

Continue navegando