A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
21 pág.
PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

Pré-visualização | Página 2 de 7

II, III, IV e V
	1a Questão (Ref.: 201402370341)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Baseado no padrão de desenvolvimento fordista, assinale a seqüência com V as alternativas verdadeiras e com F as falsas a) Gestão da força de trabalho compatível com as necessidades de acumulação capitalista b) Industrialização iniciante, preocupada em eliminar o desperdício e as perdas daquilo que constitui sua principal fonte de riqueza c) Níveis salariais e de consumo se tornem adequados ao padrão tecnológico e de produção industrial em grande escala.
		
	
 
	a) V / F / V
	
	 2a Questão (Ref.: 201402874395)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O fordismo atingiu seu ápice nas décadas de 50 e 60. Este período foi denominado por muitos economistas de anos dourados e foi caracterizado por um conjunto de relações econômicas, sociais e políticas que asseguraram a conquista de um nível elevado de produção, consumo, produtividade e comércio que foram eficazes, durante quase 30 anos, na preservação do processo de acumulação do capital. Neste sentido é correto afirmar que são características dos anos dourados. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta. I Período que se caracterizou por altas taxas de crescimento; II Aumento de produtividade ; III Elevação dos salários; IV Decréscimo acentuado do consumo; V Expansão dos sistemas de proteção ao bem-estar dos cidadãos
		
	 
	I, II, III, V;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402758860)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O Taylorismo propõe a separação entre projeto e execução, entre trabalho manual e trabalho intelectual, entre teoria e prática. Permanece até os dias de hoje enquanto organização científica do trabalho. (CATTANI, 1997)  São princípios do Taylorismo: I - Separação entre concepção e execução do processo de trabalho. II - Intensificação do trabalho pela determinação das formas "adequadas" para sua realização; III - Cada tarefa era realizada em um posto de trabalho, para o qual era recrutado "o melhor homem para o lugar".  IV - Havia o predomínio de uma estrutura democrática e coletiva.  Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	Apenas as afirmativas I , II e III
	
	 4a Questão (Ref.: 201402758843)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O fordismo, entendido como um regime de acumulação, marcou os cerca de 30 anos que se seguiram ao pós-guerra nos países de capitalismo central. Sobre o modelo fordista, podemos afirmar, EXCETO QUE:
		
	 
	O fordismo atingiu seu ápice nas décadas de 2000 a 2010 e foi fruto da articulação entre um padrão de estrutura produtiva e tecnológica.
	
	 5a Questão (Ref.: 201402758852)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Como estudamos, o taylorismo é anterior ao fordismo. Taylor buscou obter maior produtividade, organizando racionalmente o trabalho na fábrica. Assinale a alternativa que não corresponde ao pensamento taylorista.
		
	 
	A gerência pensava e os trabalhadores executavam. A principal preocupação era com o bem estar dos funcionários.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402874407)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	A produção fordista, baseada na eletromecânica característica desta fase, de modo geral operava com equipamentos rígidos, adequados à produção em larga escala. A partir dos textos estudados, não é correto afirmar com relação a produção fordista que:
		
	 
	Os trabalhadores passavam a exercer tarefas coletivas, integradas, significando uma real qualificação.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402370337)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	A definição por muitos economistas de anos dourados surgiu mediante:
	
 
	Um conjunto de relações econômicas, sociais e políticas que, mediante a conquista de um nível elevado de produção, consumo, produtividade e comércio.
	
	 8a Questão (Ref.: 201402343109)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Podemos dizer que o Fordismo baseia-se:
		
	 
	na produção em massa de produtos homogêneos utilizando uma tecnologia rígida e rotinas de trabalho padronizadas de trabalho
	1a Questão (Ref.: 201402370344)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 4)       Saiba  (0)
	
	Os neoliberais acusam o Estado de bem-estar de ser provocar crise fiscal, porque desestimula o trabalho e o investimento, porque favorece o monopólio estatal e a tutela dos interesses particulares e porque elimina as formas tradicionais ¿ família e comunidade ¿ de proteção social. Mediante este fato, relacione os termos que eram utilizados pelos neoliberais:
	
 
	anti-econômico / anti-produtivo / ineficaz / ineficiente
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402378717)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	LEIA O TEXTO QUE SEGUE, IDENTIFIQUE OS ITENS COMO VERDADEIROS OU FALSOS E DEPOIS MARQUE A SEQUENCIA CORRETA.
NOS ANOS 70 A PARTIR DA CRISE OCORRIDA NO ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL OCORRE UMA TRANSIÇÃO NO REGIME DE ACUMULAÇÃO E NO MODO DE REGULAMENTAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA A ELE ASSOCIADO. ASSIM, A DÉCADA DE 70 REPRESENTOU UM MOMENTO HISTÓRICO CENTRAL, QUANDO CONSIDERAMOS AS MUDANÇAS OCORRIDAS NO ÂMBITO DO SISTEMA CAPITALISTA. SURGE ENTÃO, A PARTIR DESTA DÉCADA, UMA NOVA CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA DO CAPITAL, CARACTERIZADA, PRINCIPALMENTE, POR SEU ACENTUADO PROCESSO DE MUNDIALIZAÇÃO E PELO ADVENTO DE UM NOVO FORMATO DE REGULAÇÃO ESTATAL: O ESTADO NEOLIBERAL, SENDO ESTE UM NOVO REGIME DE ACUMULAÇÃO: O PARADIGMA FLEXÍVEL. EM SABER QUE O PARADIGMA FLEXÍVEL ESTÁ ASSENTADO EM NOVAS TÉCNICAS E MODELOS PRODUTIVOS, CARACTERIZADOS PELO USO INTENSIVO DE TECNOLOGIAS DE BASE MICROELETRÔNICAS É CORRETO AFIRMAR QUE:
I.A NOVA BASE TÉCNICA ORIENTOU UM NOVO PARADIGMA TECNOLÓGICO DENOMINADO DE PARADIGMA DA PRODUÇÃO FLEXÍVEL. ( )
II.A NOVA BASE TÉCNICA PROVOCOU UM IMPACTO NA CONFIGURAÇÃO DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO. ( )
III.UMA NOVA REALIDADE TOMA CONTA DO CENÁRIO SOCIAL, POLÍTICO E CULTURAL.( )
IV.O NOVO PARADIGMA ESTÁ FUNDAMENTADO NA AUTOMAÇÃO E NA INFORMATIZAÇÃO, SENDO CARACTERIZADO PELA: INTEGRAÇÃO, FLEXIBILIDADE E DESCENTRALIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO. ( )
V.O TOYOTISMO PODE SER APONTADO COMO A ESTRATÉGIA DE GESTÃO DO CAPITAL FRENTE ÀS MUDANÇAS ESTRUTURAIS NO CAPITALISMO. ( )
AGORA MARQUE A SEQUENCIA CORRETA.
	
 
	C.( ) V,V,V,V,F.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402277054)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	Considerando que as transformações atualmente em curso nos cenários econômicos, políticos e social têm sido analisadas por vários autores como fruto do esgotamento de um padrão de desenvolvimento que emergiu no pós guerra e se prolongou por mais de um quarto de século, até meados dos anos 70.
Analise as afirmativas sobre este momento histórico, e em seguida, marque a opção correta
I. Esse período abarcou trinta anos que seguiram a segunda guerra mundial.
II. O mesmo período foi denominado, por vários economistas, como anos dourados.
III. Hobsbawm assinala que a Era de Ouro pertenceu essencialmente aos países subdesenvolvidos.
IV. Esse período caracterizou-se pelas baixas taxas de crescimento.
V. Esse período caracterizou-se pelas baixas na produtividade.
	
 
	Somente as opções I e II estão corretas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402291185)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	O livro "Pedagogo: a profissão do momento", de Andrea Cecília Ramal, aborda a seguinte questão:
"Nas empresas, a necessidade de no manter a competitividade no mercado exige desenvolver sempre novas competências nos funcionários. Nesse campo, a tarefa do pedagogo é crucial, colaborando não só nos processos de capacitação em serviço, como também na avaliação permanente que permita diagnosticar as novas necessidades em função de cada contexto e os meios para gerá-las mais rapidamente nos grupos de trabalho".  
As palavras-chave

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.