Buscar

Rel.Anos Iniciais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
 Estágio Supervisionado em Docência 
nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SUELY FLORENTINO PRAXEDES
 RIO DE JANEIO
2016
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
 Estágio Supervisionado em Docência 
nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sob a orientação da Professora Angela Maria Paiva Gama 
 
 
 Curso: Pedagogia
RIO DE JANEIRO
2016
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus,aos meus queridos amigos EAD Luciana e Anderson que sempre me deram muita força,à minha querida amiga Jaqueline sempre torcendo por mim e aos meus amigos e “anjos”Leonardo e Zezé que me ajudaram na escrita deste relatório.
 
																																		Epígrafe
 O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência(Henry Ford)
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .........................................................................6
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA...........................................................................7
DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS.............................................9
CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.........................................14
ANEXOS
�
INTRODUÇÃO
Este relatório tem a finalidade de apresentar o Estágio Supervisionado de Docência nos anos Iniciais do Ensino Fundamental,realizado na Escola Municipal Senegal localizada na Rua Vitor Meireles nº161,bairro Riachuelo-RJ.
A Escola Senegal recebe crianças,em sua maioria,de duas comunidades próximas que é a comunidade do Sampaio e comunidade do São João.A escola trabalha apenas com o primeiro e segundo seguimento.
O presente relatório tem também como objetivo documentar experiências do estagiário onde o mesmo vivencia na prática tudo que tem aprendido na teoria.Pretende-se também conhecer e observar a estrutura da escola e o seu funcionamento,caracterização de turma,aspectos referentes ao trabalho da professora no processo de ensino-aprendizagem assim como também elaborar a partir de uma observação uma atividade para desenvolver com a turma observada.
Para fundamentar as observações deste estágio recorri a textos,vídeos e busquei leituras de Freire,Piaget e também nos PCNs e Soares.
O estágio é uma porta de entrada para o trabalho além de ser o momento para o estagiário estar frente a frente com o cotidiano da profissão que escolheu,confrontando teoria e prática.
Apesar de ter sido meu segundo estágio obrigatório,sempre bate um certo medo,uma certa insegurança.Trabalhar com crianças com faixa etária à cima dos seis anos nunca me agradou,pois me identifico mais com os pequeninos.No entanto,fui segura nas minhas convicções de que tudo daria certo.
1-CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA
O estágio foi desenvolvido numa turma de 3º ano,formada de 28 alunos,havendo um número maior de meninas.A faixa etária é de 8,9 anos.A professora chama-se Alessandra Medeiros.
 		1-1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A escola Municipal Senegal foi inaugurada 27 de setembro de 1964 no governo de Carlos Lacerda.Funcionava em um sistema de rodízio,tinha três turmas e cinco salas.Seu nome foi dado em homenagem ao país Senegal,porque o presidente Leopold Segnhor estava em visita ao Brasil e o governador Carlos Lacerda resolveu homenageá-lo.A instituição pertence a 3ª CRE.Houveram várias mudanças desde a sua inauguração,hoje a escola atende crianças do 1º ao 5º em turno único.As turmas seguem o horário de sete horas de atividades pedagógicas e após esse período,no contraturno,alguns alunos são atendidos pelo programa Mais Educação.
A Senegal estar localizada no Município do Rio de Janeiro,bairro Riachuelo,Rua Vitor Meireles 161.Parte dos alunos moram em casa alugada outros em casa própria e com histórico de vida bem complicado,alguns pais não dão importância ao s filhos,carecendo de atenção,carinho e até mesmo cuidados especiais.
Quanto à aspecto físico,o prédio da escola dispõe de uma boa estrutura,contendo onze salas,sendo uma de leitura,refeitório,pátio para recreação e para desenvolver outras atividades e quadra descoberta.
As instalações são de boas qualidades,o mobiliário é adequado e de número suficiente.A escola funciona em turno único com 11 turmas, o número de aluno por turma varia de 26 a 31, num total de 328 alunos.O prédio dispõe também de uma diretora mais diretor adjunto,agente educador,uma coordenadora,uma secretária,17 professores,um inspetor,dois garis da colurb e mais 3 APAS(Agente de Preparação de Alimentos).
A instituição conta com a parceria “escola e família” através da proposta CEC(Conselho Escolar Comunidade),visando aproximação família escola através de eventos tais como:festa do calendário escolar e participação em exposição de trabalhos dos alunos.
O Projeto Político Pedagógico da escola tem como objetivo geral, construir uma escola democrática, onde haja participação da comunidade.
Segundo Dermeval Saviane “quanto mais se falou em democracia no interior da escola,menos democrática ela foi”.Fugindo dos padrões da Escola Nova, a Senegal busca a participação de toda comunidade escolar e o oferecimento de educação de qualidade que permita ao aluno cidadão a construção de valores e conhecimentos e sua inserção na sociedade.
A fundação teórica do Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar,está baseada na lei nº 9.394/96 LDB,que em seu art. 12,portal MEC, determina que cada estabelecimento de ensino deverá elaborar e executar sua proposta pedagógica,nos objetivos do ensino fundamental contemplados nos PCNs; nos Direitos Fundamentais do Estatuto da Criança e do Adolescente onde destacamos o capítulo IV- do Direito à Educação,à Cultura,ao Esporte e ao Laser; nas resoluções emanadas pela SME/RJ.Existe coerência entre a proposta pedagógica e a prática pois os professores atuam de acordo com a filosofia do projeto.
1.2 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA
A turma 1302 é uma turma bastante diversificada,com alunos repetentes outros com problemas psicológicos.A professora tem em sala os “combinados” que entre estes combinados estão: “o respeito ao outro,falar em tom normal,ser assertivo...”.
Apesar da turma ser composta por alunos diferentes,todos tentam respeitar os “combinados”,assim como também,a professora.Esta trabalha com tranqüilidade e com firmeza usando em sua metodologia a avaliação diagnóstica e fazendo uso de planejamento semanal em um caderno.
Por se tratar de uma turma diferenciada,a professora os dividiu em dois grupos que ela denominou de:”grupinho”(alunos insuficientes) e “grupão”(alunos suficientes).A professora trabalha com o grupinho processo de alfabetização constante pois estes mal sabem ler ou escrever.Já com o grupão ela trabalha bastante a leitura e produção textual e utiliza as apostilas que a prefeitura fornece.
Para os alunos insuficientes ela distribui folhas com atividades de acordo com o desenvolvimento deles e trabalha o material didático oferecido pela prefeitura.Essas crianças que fazem parte do grupinho,foi percebido,que parte delas não tem acompanhamento por parte dos pais “ao compreender que a escola tem o papel de alfabetizar,os pais estão satisfeito com a construção de saber de seus filhos,tornando desnecessário,na visão desses,acompanhar seus filhos para uma forma mais dinâmica...”(SOARES 2004).
A autora Magda Soares quis dizer que a educação não se
resume apenas à alfabetização e que os pais por acharem que seus filhos já sabem ler e escrever,a educação se atém somente a isso. Do ponto de vista geral,essas crianças precisam de pais mais participativos na vida escolar e de incentivos para um crescimento educacional mais construtivo.
2- DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS OBSERVADAS E REALIZADAS 
2.1 ATIVIDADES OBSERVADAS
A escola proporcionou um ambiente agradável,aberta para desenvolver o trabalho de observação,dando oportunidade do estagiário de vivenciar situações do dia-a-dia,assim como ensinar,aprender,planejar,executar e avaliar nas diferentes áreas do conhecimento.
A professora trabalha de forma integrada utilizando material didático adequado a turma,o mesmo contém matemática,português e ciências.Apesar da turma ser divida,ela trabalha com os dois grupos de forma tranqüila.Quase todos os dias ela trabalha leitura e interpretação,utilizando histórias infantis para,através de perguntas,verificar a compreensão das crianças.O erro do aluno é trabalhado através da sistematização do assunto com exercícios orais e escritos.
De acordo com Piaget:
A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas,não simplesmente repetir o que as outras gerações já fizeram.
Homens que sejam criadores,inventores,descobridores.A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar,verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.(PIAGET,1978)
Conforme teoria de Piaget citada,a professora procura atingir o principal objetivo da educação que é dar possibilidade ao aluno de desenvolver a criatividade.
Dentro do contexto apresentado,houve por parte do estagiário,preocupação com a atividade que foi realizada em sala,tomando como base o teórico Paulo Freire que diz:
Ensinar não é transferir conhecimento,mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”(FREIRE,1996).
Na atividade desenvolvida houve cuidado para que todos alcançassem os objetivos,oferecendo aos alunos a possibilidade de os mesmos ficarem a vontade com o que foi solicitado para que pudessem desenvolver seus conhecimentos
Foi percebido que através da prática pedagógica da professora que ela busca com os educandos possibilidades para eles produzirem conhecimentos. 
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Dentre as atividades desenvolvidas junto à turma e a professora,estava “tomada de leitura”dos alunos que eram considerados insuficientes e apoio nas correções de produção textual do “grupão”
Por estar em processo de alfabetização constante,esses alunos necessitam de leitura,sendo assim houve o auxílio por parte da estagiária assim como também, as produções textuais.Cada aluno era chamado e orientado quanto ao erro.
TEMA DA AULA:Interpretação de texto(Cinderela)
OBJETIVO GERAL:Desenvolver através do conto(Cinderela)momento de descontração e criatividade na produção de textos escritos,modificando o narrador da história.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Promover momento de leitura e escrita em sala de aula;
Possibilitar a troca de informações entre os alunos;
Desenvolver a percepção de várias versões de textos;
Trabalhar com a oralidade dos alunos
RECURSOS UTILIZADOS:
Quadro-giz,folha branca e o conto Cinderela
DESENVOLVIMENTO
1ºMomento:
Ler o conto com os alunos
2ºMomento:
Interpretação e entendimento do conto
3ºMomento
Propor que cada um retrate o que mais gostou da história e dizer “o por que”
4ºMomento
Propor a criação individual de contos,possibilitando a escolha de algum, dentro da própria sala
.
5ºMomento
Fazer interferência no quadro,chamando a atenção para a escrita de algumas palavras citadas no conto,sequência de idéias,pontuação, dentre outros elementos.
A princípio, a maior dúvida foi pensar como elaborar a atividade e como a turma desenvolveria pois como foi citado,era uma turma diversificada e isso necessitava de cuidados.A atividade precisaria ser desenvolvida por todos logo,havendo o cuidado na hora de planejar.
Observando o conteúdo que a professora estava dando,foi pensado em cima do que a mesma estava trabalhando,texto e tipos de texto,assim surgiu a idéia da atividade citada à cima.
Durante o planejamento busquei ajuda da professora,questionando de qual modo seria melhor trabalhar com os alunos.A partir das idéias sugeridas,elaborei o plano de atividades.
Nesse contexto concluo, que trabalhar com esse seguimento é muito enriquecedor e prático.Aprendemos muito com eles e a capacidade deles atingirem o que é solicitado é bem rápido.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Considerando minhas expectativas iniciais,o estágio realizado possibilitou-me oportunidades de vivenciar situações diárias em sala de aula,confrontados às teorias adquiridas no curso.
As atividades realizadas contribuíram não só para o alcance dos objetivos propostos,assim como para minha futura formação profissional,ressaltando que foi de grande valia as experiências alcançadas.
Dentre das atribuições que realizei,sinto que cumprir com eficiência e responsabilidade,apresentando firmeza e segurança das mesmas.
O estágio é um momento de rica aprendizagem imprescindível para a reflexão do educando.Considero importante também que a educação nas séries iniciais o professor proporcione formas de saber que venha a somar no crescimento do educativo das crianças,principalmente na alfabetização.
Por fim,diante da vivência realizada no estágio,concluo que o educador deve ser versátil,firme e estar sempre em processo de construção na sua vida acadêmica ou profissional
ANEXOS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DERMEVAL,Saviane.Escola e Democracia:teorias da educação,curvatura da vara onze teses sobre educação e política. 32.ed.p.61. Campinas, São Paulo.2008
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27ª edição. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf
PCNs. V. 1, 1997
PIAGET, Jean. A Formação do Símbolo na Criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978a.
SOARES,Magda.Alfabetização e Letramento:caminhos e descaminhos.Revista Pátio 29(2004):19-22
Todas as Obras aqui apresentadas , devem estar com citações no texto . Verifique e confirme .
Ok confirmado e retificado
ANEXOS
 Ficha de Apreciação da Atividade Pratica( está em anexo no modelo do relatório)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais