Buscar

AP3 2013.1 Tec. Org. Trabalho - Gabarito.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Gabarito AP3 - 2013/1º
Disciplina: Tecnologia e Organização do Trabalho
Questão 1 - Resposta: (a) Emprego pode ser entendido como trabalho assalariado, em que o funcionário recebe uma remuneração para compartilhar com a empresa suas destrezas, conhecimento e atividades, dentro de uma carga horária definida, ocupando uma posição organizacional, enquanto trabalho é o conjunto de atividades intelectuais e manuais, organizadas pela espécie humana e aplicadas sobre a natureza, visando assegurar primariamente sua subsistência. (b) Método de trabalho é o conjunto de princípios, procedimentos e técnicas adotados para fazer algo ou a maneira como se trabalha.
Questão 2 - Resposta: 1ª coluna: V / F / F / F / V ; 2ª coluna: V / V / F / V / V.
Questão 3 - Resposta: Pós-Fordismo é a contraposição ao paradigma fordista de rigidez e “engessamento” da produção e da relação empregador/empregado estabelecida neste regime de acumulação, gerando a sua própria deteriorização pela “flexibilidade”, e adotando aspectos rejeitados pelo Taylorismo, os trabalhos manuais e intelectuais ao mesmo tempo. O pós-Fordismo, também chamado de Neofordismo, começa com o surgimento de um regime chamado Toyotismo (muitas vezes utilizado como sinônimo do primeiro). Em 1963.
Questão 4 - Resposta: 3 / 2 / 8 / 9 / 4 / - 7 / 1 / / 5 / 10 / 6
Questão 5 - Resposta: (a) Carreira é uma sequência de atitudes e comportamentos, associada com experiências e atividades relacionadas ao trabalho, durante o período de vida de uma pessoa, se constituindo um percurso a ser trilhado pelo próprio indivíduo ou da visão desse compartilhado com a organização. (b) Sua existência permite para os indivíduos a ascensão a graus crescentes de abstração e complexidade de tarefas e funções, de forma a aumentar o comprometimento e a motivação desse funcionário, uma vez que não está em jogo apenas um aumento de remuneração, mas aumento de responsabilidade, de confiança do empregador, de reconhecimento e status, podendo ser gerida ativamente pelo indivíduo, apenas pela organização ou de forma conjunta pelas duas partes envolvidas. (c) Para as organizações, principalmente as de grande porte, um sistema de administração de carreira torna-se necessário para conciliar as diferentes expectativas de carreira das pessoas com as necessidades organizacionais, com o estabelecimento de diretrizes, estruturas de carreira e instrumentos de gestão. O estudo e a aplicação de “carreiras” podem conduzir os indivíduos a trabalharem mais motivados em uma organização.