Buscar

Educacao Corporativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201611278641)
	Pontos: 0,4  / 0,4
	"(...) O estudo [realizado pela consultoria de aprendizagem corporativa LAB SSJ] mostra (...) que os principais objetivos dos programas de aprendizagem estão relacionados aos resultados dos negócios: 36% dos respondentes almejam profissionais capacitados para a sucessão de liderança e 31% pretendem aumentar a performance. Já a retenção de talentos é o foco de 13% dos pesquisados (...)." O GLOBO, 23/08/2012.
A pesquisa divulgada pelo jornal e citada acima indica que:
I) há uma clara visão das organizações sobre o papel da qualificação profissional e incentivo ao melhor desempenho na busca por resultados;
II) embora crescentes, os números ainda demonstram uma utilização falha da educação corporativa, pois privilegia apenas a construção de lideranças para cargos específicos e internos à organização;
III) se somarmos os dois principais indicadores (36% e 31%), temos um quadro representativo de empresas que buscam na educação corporativa meios de obter resultados através de uma visão estratégica do capital humano;
IV) os números obtidos pela pesquisa demonstram que o colaborador ainda não é o foco dos modelos utilizados no Brasil para promoção de educação corporativa, pois os resultados esperados pela empresa são os únicos balizadores na construção destes programas.
Estão CORRETAS as opções:
		
	 
	I e III.
	 
	Todas as opções.
	 
	I, II e IV.
	 
	II, III e IV.
	 
	II e IV.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201611720324)
	Pontos: 0,4  / 0,4
	Ao longo dos anos, as empresas estão cada vez mais percebendo que a educação corporativa é um importante instrumento para geração de valor em seus produtos e serviços, permitindo um aumento da sua competitividade a medida que desenvolve de maneira significativa o desempenho de seus colaboradores em todos os níveis. A educação corporativa, portanto:
		
	 
	promove o apoderamento do indivíduo a medida que o estimula ao melhor desempenho e ao compartilhamento de conhecimentos e experiências.
	
	está fortemente focada no treinamento para melhor desempenho laboral, por isso têm grande carga técnica e funcional.
	
	é um contraponto ao deficitário sistema educacional em muitos países, complementando a parcialidade do aprendizado na educação superior.
	
	não é um conceito inerente à gestão do conhecimento, pois está ligada apenas ao melhor desempenho do colaborador dentro das suas funções.
	
	representa a ideia de educação continuada, por isso estimula o crescimento individual de acordo com as possibilidades do colaborador e sem necessidade de interação com outros alunos ou docentes.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201611278636)
	Pontos: 0,4  / 0,4
	A aproximação entre a didática e o ambiente corporativo tem se mostrado um "feliz casamento", isso por que:
		
	 
	as empresas são um espaço privilegiado para melhor estruturação de modelos focados na empregabilidade e na atuação em busca de resultados.
	
	a formação técnica e científica do indivíduo perpassa os interesses da organização e do mercado de trabalho.
	
	modelos educacionais tradicionais podem ser 100% aplicados no ambiente corporativo, posto que os objetivos de aprendizagem estão em sintonia em públicos distintos.
	
	docentes atuantes nas melhores instituições de ensino estão habilitados e preparados para atender os objetivos da educação corporativa, contribuindo com conhecimentos inovadores ao bom desempenho profissional.
	
	a fim de obter os melhores programas educacionais, as empresas privilegiam parcerias ou convênios com instituições de ensino para a construção de modelos de educação corporativa.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201611278504)
	Pontos: 0,4  / 0,4
	No limiar do séc. XX para o séc. XXI as Nações Unidas, através da UNESCO, organizaram um amplo estudo sobre a educação no mundo. Seu objetivo era avaliar os processos de aprendizagem vigentes e sua adaptabilidade aos desafios do no novo milênio. De modo geral, os resultados desse estudo apontaram para o seguinte cenário:
		
	
	Embora o desafio não esteja apenas na infância, é a educação de jovens que mais preocupa, pois os processos educacionais estão preparados apenas para aqueles que desejam estudar.
	
	As transformações inerentes à sociedade do conhecimento apenas aprofundaram a necessidade de uma educação fortemente voltada para a infância e adolescência, pois é neste período que o ser humano ¿aprende a aprender¿.
	
	A globalização nas décadas de 1980 e 1990 exerceram grandes mudanças nos processos de aprendizagem, contribuindo para uma adaptação da escola aos desafios do séc. XXI.
	 
	É preciso pensar a educação como um processo continuo para diversas fases da vida, e para tanto faz-se necessário preparar o ser humano para o aprendizado, e não apenas fornecer informações.
	
	A educação no séc. XXI esta apartada dos processos de aprendizagem vigentes no final do século passado, por isso deve ser repensada como um grande fluxo de conhecimentos e informações para o ser humano.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201611278509)
	Pontos: 0,4  / 0,4
	"Uma das grandes distinções entre educação de adultos e a educação convencional é encontrada no processo de aprendizagem em si mesmo. Nenhum outro, senão o humilde pode vir a ser um bom professor de adultos. Na classe de estudante adulto a experiência tem o mesmo peso que o conhecimento do professor. Ambos são compartilhados par-a-par. De fato, em algumas das melhores classes de adultos é difícil se distinguir quem aprende mais: o professor ou o estudante. Este caminho duplo é refletido também na divisão de autoridade. Na educação convencional, o aluno se adapta ao currículo oferecido, mas na educação de adultos, o aluno ajuda na formulação do currículo... Sobre as condições democráticas, a autoridade é do grupo. Isto é uma lição fácil, mas enquanto não for aprendida, a democracia não tem sucesso." (LIDIMAM, 1926, p.8-9 apud OLIVEIRA, Ari Batista de. Andragogia: facilitando a aprendizagem. Brasília: CNI/SESI, [1999].
Considerando o texto apresentando aspectos da educação para crianças e adultos, reflita sobre as seguintes afirmações:
I. A construção de modelos de aprendizagem para adultos passa pelo crivo dos próprios alunos, pois estes deverão contribuir com as expetativas que estarão amparando a formação do currículo escolar;
II.  A educação para adultos pode ser percebida como o momento ideal para a construção compartilhada de conhecimentos, por isso o papel do docente deve carregar experiências vitais ao conhecimento e aprendizado do aluno;
III.  A autoridade do docente não deve ser sentida na imposição de um currículo final, mas na condução da aprendizagem, pois cabe ao professor definir os melhores métodos para a construção do conhecimento;
IV.  A adesão de adultos aos processos de aprendizagem dependerão da percepção de ganho qualitativo nas experiência, compartilhadas entre os outros alunos e o orientador da dinâmica educacional.
Estão CORRETAS as opções:
		
	
	I e III
	
	Apenas a IV
	
	II, III e IV
	 
	I, II e IV
	
	II e IV

Outros materiais