Buscar

bac revisao antibiograma

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Bacteriologia Clínica – aula 29-03
ANTIBIOGRAMA
Sempre que se faz uma cultura esta implícita que junto faz identificação bacteriana. 
Breve revisão dos principais grupos de antibióticos. Basicamente todas as estruturas essenciais bacteriana são alvo de um ou mais grupos de antibióticos.
Recordando: parede celular, beta-lactamicos principal grupo de antibióticos. E os glicopeptideos. Se o antibiótico atua na síntese da parede celular. Pra que serve parede celular, ela possui peptídeoglicano, ela é uma proteção, uma berreira contra a lise osmótica, tem que pensar se é um sistema dinâmico, tem que pensar que ela esta a todo tempo sofrendo agressões do meio ambiente, constantemente tem que estar reparando essa parede e membrana celular. Se o antibiótico atua inibindo a síntese de parede celular, ou reparo dela, a célula pode sofrer lise. Pq a inibição da síntese poderia ter um efeito inibitório? Parece algo longínquo, pq isso poderia afetar a debilidade bacteriana? Então existem proteínas que são responsáveis pela manutenção da integridade celular, chamados de gene house keeping. Essas ptnas precisam estar sempre presentes pq precisam corrigir as falhas, e tem outras que atuam na síntese. Agora esse grupo que inibem as DNA girases, DNA ele fica dentro da célula na forma superespiralada, não to falando só na dupla hélice, lá dentro ele fica todo enovelado, se fosse possível esticar ele seria muitas vezes maior que o comprimento da própria célula. Para que haja síntese é preciso que existam enzimas, a função dela é ir desenrolando esse material pra que ele possa ser duplicado. Se essa enzima não for sintetizada e se ela for inativada, vai haver quebra, destruição. Esse é outro grupo de antibióticos: quinolonas. Principais grupos de antibióticos, devido a não só seu mecanismo, mas ao numero de lotes(?) que contem, os glicopeptideos, os aminoglicosideos e as quinolonas. 
Temos tbm os inibidores da via folato, inibição de síntese de ácidos nucléicos, diretamente as quinolonas, no caso das sulfas, elas são inibem a via do folato que atua na síntese do DNA, as porinas, não tem um precursor, óbvio que não vai haver síntese, e por fim inibição das RNA polimerases, a enzima desse acido nucléico vai estar inibida, quem são essas drogas, rifamicinas. 
O ultimo grupo, drogas que se ligam, se inserem na membrana citoplasmática, ela serve para armazenamento de energia, obtenção de energia, responsável por transporte de nutrientes, secreção de ptnas, a estrutura da membrana for afetada a bac estará permeável. Nesse grupo tem as polimixinas, são tóxicos.
Eucariotos, temos PC, não, esse grupo dos beta lactamicos é o grupo menos tóxico. Os que atuam sobre o ribossoma, será que nos afeta? As ptnas de RNAr são diferentes. 
Nenhuma droga deixa de ter efeitos tóxicos. 
Alguns grupos particulares:
- penicilinas; beta-lactamicos.
- a associação dos inibidores de beta-lactamases, usados em conjunto;
- cefens;
- monolactamicos: basicamente um anel. 
- penens;
Penicilinases, são enzimas capazes de degradar beta-lactamicos, vai depender da característica, quando falamos de resistência de beta lactamicos. Aqui que começa a dificuldade de resistência. Grupo importante: penicilinas semi sintéticas!! Resistentes a penicilinases, staphylococos. 
Inibidores de beta lactamases, esse grupo tem afinidade pelas beta lactamases, penicilinases, oq acontece? Se usam essas combinações: amoxicilina mais ac clavulanico. Grupo chamado de suicida. 
Se vc tem uma infecção e vc toma a amoxicilina e a bac tem essas beta lactamases elas vão destruir a amoxicilina e daí não vai exercer seu efeito. Agora se usa, amoxicilina associada ao acido clavulanico, ele tem uma afinidade as beta lactamases, ele se liga as beta lactamases e inibe, ao passo que a amoxicilina vai exercer seu efeito inibidor. 
Como vc vai suspeitar se uma bac é resistente ou não a um antibiótico? Fazendo antibiograma. 
Cefens: são as cefalosporinas, dentro delas temos 4 gerações. 
Não beta lactamicos: entre as outras famílias, aminoglicosideos, quinolonas. 
Staphylococos resistência a clindamicina e eritromicina! Também a resistência a glicopeptideos. Pq? Hoje staphylococos a grande preocupação, são penicilina resistente. Quando a droga foi sintetizada, se acreditou estava resolvido o problema de resistência, resistia a hidrolise das penicilinases, meses depois surgiu a resistência, e as bac s. aeureus penicilina resistente. Isso foi uma grande preocupação pq nenhum beta lactamico foi eficaz. A droga de escolha quando esta em massa, oxacilina ela é mais estável que a penicilina, usado oxacilina, resistente as penicilinases. Então a droga de escolha é a vancomicina MESMO QUE NO LAUDO SEJA INIBIÇÃO DE síntese PARECE CELULAR (?). 
Resistência: primeira coisa que tem que lembrar é que existe resistência intrínseca. É próprio dele, assim como próprio daquele grupo. Característica inata. Dentro daquela espécie apresentam essa mesma resistência, é natural dela. Oq seria uma resistência adquirida? Ele adquire de uma forma ou de outra, não é própria da bac. Como que surge essa resistência? Obviamente surge primeiramente de uma alteração genética, pode ser espontânea, mas pode ser transmissão lateral de informação genética. Através de uma modificação química do antibiótico, ex: cloranfenicol, cloranfenicol acetil transferase enzima que acrescenta ao cloranfenicol o grupo acetil, os aminoglicosideos, tem varias famílias de enzimas que acrescentam grupos fostato, inosil, e outros tbm. outro mecanismo modificaçao do alvo, ex: antibiótico inibe síntese de proteína se ligando ao ribossomo, se houver uma substituição de AA nessa ptna ribossomal exatamente no ponto de inibição da droga, oq vai acontecer ? o alvo mudou. Não vai haver ligação, não vai haver inibição de síntese de ptna. Outro mecanismo: permeabilida reduzida, transporte de nutrientes, de substratos de subst, se houve uma substituição de AA na porina por exemplo é possível que impeça a entrada de um antibiótico. Bombas de efluxo, nessa situação, o antibiótico é internalizado, mas a bac vai gastar energia bombeando essa energia para fora, aqui a medida que o antibitico vai entrando ele vai sendo jogado pra fora, e não atinge uma concentração adequada, não exerce sua função. 
Então aqui só alguns exemplos: só os aminoglicosideos, normalmente é modificação de antibiótico. E as vezes podem apresentar mais de um mecanismo. Beta lactamico tbm, pode ter uma modificação no alvo, produção de beta lactamase. 
PBP: proteína ligadora de penicilina. Oq é? Vamos pensar no peptideoglicano, um polímero de n acetil glicosamina, ligado ao ac acetil uramico, tem um peptídeo ligado, um monômero de peptídeo glicano, a síntese dessa parede, não só a bac vai sofrer duplicação mas a parede vai ser corrigida, são feitas por enzimas que vão acrescentar os monômeros, e essas enzimas são chamadas de PBP’S. ELAS FAZEM SINTESE DE PTNA. Essencial para síntese de parede celular.

Outros materiais