Buscar

Simulado Avaliação Nutricional

Prévia do material em texto

Perímetro cefálico para idade
	 
	IMC para idade
	
	Peso para estatura
	
	Peso para idade
	
	Estatura para idade
1.O índice antropométrico mais recomendado pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) para avaliação do excesso de peso em crianças é:
		
	2. Métodos antropométricos são utilizados na avaliação do crescimento infantil, através da averiguação do peso corporal, estatura, perímetro cefálico e segmentos corpóreos para os portadores de limitações físicas. Marque a alternativa correta em relação aos índices derivados das medidas de crescimento:
	
	
	o perímetro cefálico é utilizado até os quatro anos de vida da criança, indicando o índice de crescimento.
	
	o estado nutricional atual da criança é obtido através do índice peso para idade, onde o peso muito baixo pode ser resultante do déficit de massa muscular e gordura.
	 
	o índice estatura para idade avalia o estado nutricional crônico ou anterior, traçando uma curva de desenvolvimento ascendente, horizontal ou descendente.
	
	para avaliar a desnutrição energético proteica e os excessos nutricionais sem limitações, são utilizados os índices peso para a estatura
	 
	todas estão corretas
		
	3. Luiza, 45 anos, buscou atendimento de nutrição pois ganhou cerca de 20 kg em sua última gestação e não conseguiu perder peso. Seu filho mais novo tem três anos e ela não está mais amamentando. Na consulta foram registradas as seguintes informações: Peso-78kg; estatura-1,56m; circunferência abdominal- 95cm
	 
	O IMC da paciente é compatível com Obesidade Grau 1 e ela tem um acúmulo de gordura na região central que indica risco cardiometabólico grave.
	
	O IMC da paciente é compatível com obesidade grau 2 e ela tem um acúmulo de gordura na região central que indica risco cardiometabólico moderado.
	 
	O IMC da paciente é compatível com sobrepeso e ela tem um acúmulo de gordura na região central que indica risco cardiometabólico moderado.
	
	O IMC da paciente é compatível com obesidade grau 3 e ela tem um acúmulo de gordura na região central que indica risco cardiometabólico grave.
	
	O IMC da paciente é compatível com sobrepeso e ela tem um acúmulo de gordura na região central que indica risco cardiometabólico leve.
		
	4. Analise os dados da tabela abaixo e responda à questão de acordo com os pontos de cortes estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 2006) para a classificação do estado nutricional de crianças.
A distribuição percentilar na estatura/idade de uma população de referência, para crianças, é a seguinte: se uma criança de 3 anos de idade e 87,8 cm de estatura foi avaliada, segundo a distribuição e classificação anterior, o resultado, na população de referência, seria interpretado como:
	
	90% das crianças de 3 anos têm estatura superior a 87,6 cm e a criança avaliada é de estatura alta.
	 
	10% das crianças de 3 anos têm estatura inferior a 87,6 cm; 90% acima desse valor; e a criança avaliada é de estatura normal.
	
	10% das crianças de 3 anos têm estatura superior a 87,6 cm e a criança avaliada é de estatura normal.
	
	90% das crianças de 3 anos têm estatura inferior a 87,6 cm e a criança avaliada é de estatura normal.
	
	10% das crianças de 3 anos têm estatura inferior a 87,6 cm e a criança avaliada tem estatura baixa.
	5. A partir das curvas de crescimento da Organização Mundial de Saúde (OMS, 2006), é possível conhecer o escore Z de crianças em relação ao IMC/idade. Davi, 4 anos, acompanhado de sua mãe, foi encaminhado ao ambulatório de nutrição, sendo diagnosticado risco de sobrepeso. O escore Z que se encontra nesta classificação é:
	
	2,5
	
	0,9
	 
	1,6
	
	3,0
	
	3,5
	1.O Índice de Massa Corporal (IMC) de um homem com 1,70m de altura pesando 65Kg é
		
	
	23,8 Kg/altura2 (m)
	
	20,8 Kg/altura2 (m)
	
	27,7 Kg/altura2 (m)
	 
	22,5 Kg/altura2 (m)
	
	25,4 Kg/altura2 (m)
		
	2. (PETROBRAS) A circunferência da cintura parece estar associada à adiposidade visceral. A técnica correta para sua avaliação considera, entre outros procedimentos, que o(a)
	
	indivíduo deve estar com os pés levemente afastados.
	
	indivíduo deve estar com o abdômen levemente contraído.
	 
	medida não deve ser obtida de frente e sim em uma posição mais lateral.
	
	abdômen deve estar livre de roupas ou com roupas bem ajustadas ao corpo.
	
	indivíduo deve levantar os braços até a altura dos ombros.
		
	3. Em razão dos problemas posturais que, em geral, ocorrem com o avançar da idade, recomenda-se estimar a estatura dos idosos. Esta deve ser obtida através do(a):
	
	altura recumbente no leito
	
	estadiômetro
	
	extensão dos braços
	 
	altura do joelho
	
	circunferência do braço
		
	4. Sabe-se que os idosos são grupo de risco para desenvolvimento de carências nutricionais. Desta forma, a avaliação e o acompanhamento nutricional nesta faixa etária são de suma importância para a promoção da saúde dos idosos. Sobre este grupo etário, avalie as alternativas abaixo: 
I. A solidão muitas vezes desmotiva o idoso a preparar uma refeição adequada, comprometendo, inclusive o apetite e a vontade de se alimentar.
II. Os idosos apresentam alterações no paladar e no olfato, o que prejudica a identificação do sabor dos alimentos contribuindo para a redução da ingestão alimentar.
III. No Brasil, considera-se um indivíduo idoso quando ele atinge a idade de 70 anos ou mais.
IV. A subnutrição no idoso causa aumento da mortalidade, susceptibilidade a infecções e aumento do tempo de hospitalização.
 É correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	I, II e IV
	
	III e IV
	
	I e II
	
	I e III
	
	III
		
	
	5.Para que as gestantes magras, de peso normal e obesas tenham melhores prognósticos obstétricos, recomendam-se ganhos de peso, respectivamente, de cerca de:
		
	
	Mais de 15kg, 10 a 15kg e 7 a 10kg
	 
	12,5 a 18kg, 11,5 a 16kg e 7kg
	
	12,5 a 18kg, 9 a 13kg e 7kg
	
	Menos de 10kg, 10 a 15kg e mais de 10kg
	
	10 a 12kg, 7 a 10kg e menos de 7kg

Continue navegando