Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 3 SEMESTRE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como editor da Revista Pais e Seus Filhos, você terá o desafio de mediar um debate virtual entre dois pedagogos sobre o tema: Palmadas e educação dos filhos. Sabemos que você terá a presença de um pedagogo que trabalha com a teoria da Aprendizagem de base comportamental, behaviorista e um pedagogo sociointeracionista que trabalha com a construção social do sujeito. Escreva um argumento para cada um dos pedagogos citados respeitando a orientação da teoria da aprendizagem e sócio-histórica, respectivamente.
		
	
	
Gabarito:
Behaviorista: Devemos estimular os bons comportamentos através da utilização dos reforços positivos, utilizando recompensas que aumentem a incidência de uma resposta/comportamento adequado.
Sociointeracionista: A criança deve aprender a ter auto-controle a partir de um processo permanente de reflexão sobre as suas ações e os impactos dela na sociedade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602419323)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A loja de cosméticos para criança Vida Natural contratou pedagogo para realizar uma pesquisa sobre a fase de desenvolvimento na faixa etária de 5 anos de idade. De acordo com os gerentes desta empresa, essa faixa etária é responsável pelo maior número de consumo de produtos de higiene pessoal e, desta forma, a empresa deseja compreender qual fator do desenvolvimento que impulsiona esse consumo. Na primeira reunião com a gerência, o pedagogo precisa levar um documento que explique o desenvolvimento da criança nos domínios: biossocial, cognitivo e psicossocial. O objetivo é apresentar como a criança de 5 anos de idade já amadureceu algumas habilidades, como ele pensa e como a sua personalidade está sendo estruturada. Se esse profissional utilizar as teorias de Piaget e Freud, como descreveria esse desenvolvimento da criança de 5 anos de idade. Explique as características das crianças de 5 anos nas fases pré-operatória e fálica, respectivamente.
		
	
	
Gabarito: a)Na fase pré-operatória essa criança estaria imersa num mundo simbólico em que o faz-de-conta se mesclaria ao seu conhecimento da realidade. Ela seria uma criança egocêntrica, pois em suas cognições usaria apenas o seu ponto de vista para compreender a realidade. E por fim, seria uma criança em franco desenvolvimento da linguagem nos aspectos oral, pictórico e escrita. Já na fase fálica, seria uma criança na fase de construção da sua identidade sexual e da compreensão sobre os diferentes gêneros, a partir das análises e deduções que faz dos comportamentos dos homens e das mulheres. Estaria vivendo uma dinâmica edipiana com seus pais em que se apaixonaria (inconscientemente) pelo progenitor do sexo oposto e se manteria como uma rival do progenitor do mesmo sexo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602835999)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo como Dr Drauzio Varella no artigo sobre Genética e Comportamento social:  "As moléculas que constituem nosso DNA não traçam nosso destino, mas sob a influência dos estímulos ambientais sofrem arranjos e rearranjos que explicam a incrível diversidade humana" . Podemos relacionar essa premissa com qual das respostas abaixo para estabelecer uma explicação sobre o desenvolvimento humano:
		
	
	Os seres humanos apresentam muito mais influencia de fatores ambientais no processo de desenvolvimento das crianças do que propriamente as predisposições genéticas, pois os pais transmitem apenas 10% das informações comportamentais aos seus descendentes.
	 
	Há uma interação entre o material genético e o ambiente, sendo que os genes apresentam uma força propulsora muito maior no desenvolvimento dos caracteres humanos na primeira fase da infância, quando a criança é totalmente voltada para o seu desenvolvimento fisiológico.
	
	Não há provas sobre qualquer determinação genética sobre os componentes comportamentais dos seres humanos pois o ambiente é prevalente e mais consistente no desenvolvimento dos comportamentos.
	
	Genes são estruturas que determinam nosso comportamento, temperamento e funcionamento fisiológico de forma sistemática e repetitiva para a manutenção da espécie humana.
	 
	Genes contêm informações importantes sobre o nosso comportamento, temperamento e funcionamento fisiológico, entretanto, sempre precisam estar relacionados com características ambientais gerando uma relação dialética e dinâmica de determinação de caracteres.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602400616)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tendo como base as correntes psicológicas da aprendizagem, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	A forma como se produz a aprendizagem é resultado de processos que sempre são singulares e pessoais.
	
	As aprendizagens dependem das características singulares de cada um dos sujeitos.
	
	As aprendizagens correspondem, em grande parte, às experiências que cada sujeito vivenciou desde o seu nascimento.
	
	A forma como se aprende e o ritmo da aprendizagem variam segundo as capacidades, motivações e interesses de cada sujeito.
	 
	A aprendizagem é potencializadora quando converge as condições culturais, mas não modifica as funções mentais superiores.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602541209)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação aos Transtornos de memória que afetam a aprendizagem, assinale a alternativa falsa.
		
	 
	A memória é determinada por fatores nutricionais relacionados à ingestão de ferro.
	
	A utilização de medicamentos como os antidepressivos pode afetar a capacidade mnêmica.
	
	A ansiedade no momento da avaliação afeta a capacidade de memória.
	
	A atenção, a motivação e ansiedade são os principais elementos moduladores da memória.
	
	Uma criança deprimida e, por conseguinte, desmotivada, em maiores dificuldades para evocar as memórias.
	
	 6a Questão (Ref.: 201602400885)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Chomsky há muitas observações corroborativas da existência de um mecanismo interno acoplado ao cérebro humano que facilita a aprendizagem da linguagem e a torna universal, mecanismo este que ele denomina Dispositivo de Aquisição da Linguagem (LDA). Dentre as observações abaixo, assinale aquela que NÃO se relaciona à existência deste dispositivo:
		
	 
	As crianças não são entusiásticas da língua e exercitam-na somente com incitação.
	
	A sensibilidade extremamente precoce do bebê para a língua indica que nascemos com capacidades especiais.
	
	Surgimento de capacidades linguísticas básicas em bebês deficientes.
	
	Os esforços ativos da criança para dominar a língua.
	
	As fases na aquisição da língua sugerem um mecanismo universal.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602612137)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O APARECIMENTO DA LINGUAGEM, QUE VAI ACARRETAR MODIFICAÇÕES NOS ASPECTOS INTELECTUAL, AFETIVO E SOCIAL DA CRIANÇA, OCORRE, SEGUNDO PIAGET, NO PERÍODO:
		
	
	OPERAÇÕES FORMAIS.
	
	OPERAÇÕES CONCRETAS.
	
	PRÉ-CONCRETO.
	 
	SENSÓRIO-MOTOR.
	 
	PRÉ-OPERATÓRIO.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602400291)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com relação aos estudos dos contextos e sistemas de desenvolvimento Biossocial, Cognitivo e Psicossocial, está INCORRETO afirmar:
		
	
	fatores internos como maturação orgânica e fatores externos como os grupos sociais são elementos que determinam o ato de aprender.
	 
	ser criança significa sempre ser criança em qualquer momento histórico, pois essa condição precisa de aspectos biológicos relacionados à genética e à hereditariedade.
	 
	os contextos sociais modificam-se com o tempo, à proporção que os eventos históricos e as condições remodelam as circunstâncias e as perspectivas que envolvem o desenvolvimento.
	
	algumas estruturas envolvem os aspectos físicos que interagem com o indivíduo e o circundam.
	
	o desenvolvimento também é bastante afetado pela condição socioeconômica de uma pessoa, pelos seus valores culturais e por sua etnia.9a Questão (Ref.: 201602610085)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A dislexia é É um distúrbio específico da aprendizagem, caracterizado pela dificuldade reconhecimento de palavras, de soletração e decodificação que pode ou não trazer dificuldades na compreensão da leitura, que dificulta a ampliação do vocabulário e a aquisição de conhecimentos. QUAL DAS ALTERNATIVAS ABAIXO NÃO É UMA DE SUAS CARACTERÍSTICAS:
		
	
	Prejuízo no desenvolvimento psicomotor
	
	Dificuldades em seguir orientações e instruções
	
	Criatividade
	
	Atraso na aquisição da fala e deficiência na percepção fonética.
	 
	Percepção aguçada da realidade
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602417673)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com base no desenvolvimento humano que ocorre no período da adolescência, analisa as afirmativas abaixo:
1- Nas fases de puberdade e adolescência, os jovens diferem das crianças porque, em muitos aspectos, se parecem mais com os adultos, mas, de alguma forma, eles não são adultos.
2- As transformações no corpo, mesmo que desejadas, podem, durante a puberdade, gerar insegurança e conflitos.
3- A "explosão" dos impulsos sexuais durante a adolescência por vezes resulta em sérias dificuldades nas relações interpessoais e desempenho escolar.
4- Pode-se afirmar que os jovens são, geralmente, mais influenciáveis por novas ideologias e valores que os adultos.
5- Apesar de ser um tema polêmico, nos dias atuais há uma tendência de se atribuir à escola um papel importante na orientação sexual de alunos, principalmente na fase de tantas mudanças biopsicológicas, como a adolescência.
Marque a resposta correta:
		
	
	as afirmativas 1,3 e 4 estão erradas
	
	apenas a afirmativa 2 está correta
	 
	todas as afirmativas estão corretas
	
	todas as afirmativas estão erradas
	
	só a afirmativa 2 está errada

Outros materiais