Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

Disciplina:  ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA PORTUÁRIA
	Avaliação:  GST0305_AV_      Data: 13/06/2017 21:00:36 (F)      Critério: AV
	Aluno: 
	Professor:
	ROSANA PACHECO DE QUEIROZ
	Turma: 9002/AB
	Nota Prova: 5,0 de 8,0      Nota Partic.: 0,0     Av. Parcial.: 2,0
	Nota SIA: 7,0 pts
	
	 1a Questão (Ref.: 650724)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em que consiste os serviços de dragagem , derrocagem, e batimetrias ?
		
	
Resposta: Batimetria: Mapeamento solo maritimo; Dragagem: Retirada de Rochas grandes limpesa do solo. Derrocagem: Retirada ou destruição de rochas que ficam sobre superficie maritima.
	
Gabarito: Dragagem ( serviços de carácter provisório, para retirada de materiais do fundo dos locais, como areia, sedmentos leves ) Derrocagem ( serviços de carácter definitivo , para retirada de pedras e sedmentos pesados , normalmente realizado por explosões ) Batimetrias ( serviços de planejamento e identificação de medidas , para melhorias de áreas de acesso, manobra, costagem, fundeio etc )
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 765056)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O que são portos de carga geral?
		
	
Resposta: São portos que tem sua localização em locais estrategio com facil acesso aos outros modais. tem infraestrutura e susperinfraestrutura.
	
Gabarito: São portos que operam com cargas variadas, tais como caixas, caixotes, amarrados, engradados, e barris.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 241108)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ORGANIZAÇÃO PORTUÁRIA E SEUS MODELOS DE GESTÃO SURGIRAM AO LONGO DO TEMPO A PARTIR DA INFLUÊNCIA DE VÁRIOS FATORES, TAIS COMO A ESTRUTURA SOCIOECONÔMICA DO PAÍS, LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, A NATUREZA DAS CARGAS OPERADAS E AS CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS DO PAÍS, ENTRE OUTROS FATORES. NESSE PROCESSO FORMARAM-SE, AO LONGO DO TEMPO, ALGUNS MODELOS REFERENCIAIS DE GESTÃO PORTUÁRIA. DENTRE AS ALTERNATIVAS ABAIXO, ASSINALE AQUELA QUE NÃO CORRESPONDE A UM DESSES MODELOS DE GESTÃO PORTUÁRIA.
		
	 
	PORTO GERENCIAL (MANAGEMENT PORT)
	
	PORTO DE INSTRUMENTO OU PORTOS DE EQUIPAMENTO (TOOL PORT)
	
	PORTO DE SERVIÇO (OPERATING PORT)
	
	PORTO DE SERVIÇO PRIVADO (FULLY PRIVATIZED PORT)
	
	PORTO PROPRIETÁRIO OU PORTO LOCADOR (LANDLORD PORT)
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 176775)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), é um órgão integrante da Administração Federal indireta (Autarquia Especial), com independência administrativa e  autonomia funcional, vinculada ao Ministério dos Transportes, criada para regular e fiscalizar as atividades portuárias no âmbito federal. Dentre as suas principais atribuições, podemos destacar:
		
	
	fiscalizar a entrada e saída de pessoas a bordo das embarcações atracadas ou fundeadas ao largo.
	
	Orientar os comandantes de navios nas manobras de entrada e saída dos portos e passagens pelos canais de navegação.
	
	Administrar o fornecimento da mão-de-obra do trabalhador portuário e do trabalhador portuário-avulso.
	
	formular de políticas e diretrizes para o desenvolvimento e o fomento do setor de portos e terminais portuários marítimos.
	 
	Estabelecer normas e padrões a serem observados pelas autoridades portuárias.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 120111)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Estrutura, usualmente constituída de blocos de pedra, construídas em mar aberto para conter as vagas do mar, podendo dispor de berços para atracação de navios. Estamos falando de:
		
	 
	Molhes
	
	Calado
	
	Cais
	
	Berço
	 
	Pier
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 568813)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabemos que a atividade portuária deve ser planejada dentro de um contexto espacial e comercial, o que implica tratá-la de acordo com o seu meio ambiente, que envolve tudo que o condiciona, aspectos culturais, tecnológicos, institucionais entre outros. Nesse contexto, esse planejamento deve contemplar as dimensões Local, Regional, Nacional e Internacional. Sobre a Política Portuária e seu planejamento, foram feitas as seguintes afirmações:
I - O objetivo da política portuária é desenvolver o sistema dentro da sua rede ou conexões, usufruindo e promovendo todos os seus agentes de desenvolvimento, possibilitando, assim, criar as condições ideais para se atingir esse desenvolvimento na sua total potencialidade.
II - Um aspecto importante do planejamento da atividade está na sua relação com a criação de empregos, tanto na forma direta como na indireta, relacionados à força de trabalho portuária e sua fixação nas proximidades do porto.
III - O planejamento da atividade portuária é função de Estado, para defender o interesse da sociedade como um todo, da universalidade dos serviços, cabendo estabelecer e fazer acontecer um sistema que funcione da melhor forma possível, o que significa fazê-lo a baixo custo social.
Está(ão) correta(s):
		
	
	somente I e II.
	
	somente I e III.
	
	somente I.
	 
	I, II e III.
	
	somente II e III.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 71881)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Além de prover a infraestrutura aquaviária e os berços para atracação, é comum que os navios atracados solicitem à Autoridade Portuária o fornecimento de:
		
	
	Combustível e lubrificantes
	
	Cartas náuticas e peças de reposição
	 
	Energia elétrica e telefone
	
	Estivadores e Conferentes
	
	Gêneros alimentícios e água potável
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 80934)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	É correto afirmar sobre o portão do Terminal de Contêineres.
		
	
	Área de desconsolidação dos contêineres de importação destinados a este fim.
	 
	Local onde é recebida a documentação do contêiner de exportação, seu encaminhamento para o Pátio e autorização de saída dos contêineres de importação.
	
	Alinhado ao cais e Terminais específicos com atraques múltiplos
	
	Local onde os contêineres são armazenados.
	 
	Local designado para o complexo planejamento do terminal de contêineres.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 765058)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O desempenho e a eficiência de um terminal portuário depende, em grande parte, de seus equipamentos de manuseio. Julgue as afirmações a seguir: I - Portêineres são guindastes, com estrutura de aço em forma de caixa de vigas, utilizados para o deslocamento vertical e horizontal especificamente em terminais de contêineres e que oferecem segurança para a carga durante a operação de transbordo. II - Aranha (Straddle Carrier) é uma estrutura alta, sobre rodas, larga o bastante para se movimentar sobre o contêiner, com uma perna de cada lado do mesmo para içá-lo por dentro de sua estrutura utilizando um spreader suspenso. III - O transteiner não pode ser utilizado para empilhamento de contêineres.
		
	
	Apenas a II e a III estão corretas.
	
	Apenas a I está correta.
	
	Apenas a III está correta.
	 
	Apenas a I e a II estão corretas.
	 
	Apenas a II está correta.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 241233)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O TÃO FALADO APAGÃO LOGÍSTICO VIROU REALIDADE E GARGALOS NA INFRAESTRUTURA PÕEM EM RISCO A COMPETITIVIDADE DO PAÍS. POR DIVERSAS VEZES OUVIMOS FALAR DE FILAS DE NAVIOS À ESPERA DE AUTORIZAÇÃO PARA ATRACAR NO PORTO DE SANTOS, MAIOR DA AMÉRICA LATINA, EM QUE OS CONGESTIONAMENTOS DE NAVIOS PARADOS, A CADA ANO, BATE RECORDES. SOBRE A SITUAÇÃO DOS PORTOS BRASILEIROS FORAM FEITAS AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES: I - APESAR DOS INVESTIMENTOS EM ANDAMENTO, OS PORTOS BRASILEIROS AINDA VIVEM EM CONSTANTE COLAPSO. II - OS PORTOS SÃO PERCEBIDOS COMO O GRANDE ENTRAVE AO CRESCIMENTO DO PAÍS. III - A SITUAÇÃO É DECORRENTE DOS LONGOS ANOS SEM INVESTIMENTOS, QUE CONDENARAM ALGUNS TERMINAIS À ESTAGNAÇÃOE DECADÊNCIA. ESTÁ(ÃO) CORRETA(S):
		
	
	SOMENTE I E III
	
	SOMENTE III
	 
	I, II E III
	
	SOMENTE I
	
	SOMENTE II