Buscar

Exercicio GTI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é um planejamento estratégico? Explique o que é Missão, Visão e Valor.
O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre qual o padrão de comportamento que a organização pretende seguir, produtos e serviços que pretende oferecer, e mercados e clientes que pretende atingir. (MAXIMIANO, 2006).
MISSÃO: A missão da empresa deve ser composta essencialmente daquilo que a organização pretende oferecer aos clientes decorrente da prestação de serviço ou produto que irá oferecer a eles. Nela serão descritas as características de seu negócio, os pontos principais a serem abordados por ele e quais as expectativas a serem sanadas por você como empresa.
VISÃO: Na visão da organização são destacadas quais são os objetivos a serem alcançados pela empresa com as suas atividades. É necessário que se estabeleça prazos para a obtenção dos resultados, sendo estes condizentes com a real capacidade da empresa de alcança-los. Traçar objetivos irreais ou distantes demais podem acarretar em desmotivação precoce, trazendo a consequente perda de foco no que tange ao andamento dos negócios.
VALORES: Neste item são colocadas todas as crenças das quais a sua empresa irá se basear para dar andamento a suas atividades. Aqui se destacam os valores pessoais dos empreendedores, que permeiam suas ações perante a vida e que devem ser seguidos também no andamento dos seus negócios. São ideais seguidos ao longo de sua trajetória e que dão o embasamento para o desenvolvimento de atividades e atitudes ao decorrer do caminho empresarial.
O planejamento pode ser estratégico, tático ou operacional. Com relação a isso, analise as opções a seguir e assinale a que estiver correta
O planejamento operacional não pode ser revisto ou alterado por ser de curto prazo.
O planejamento estratégico é feito para curto prazo e trata, prioritariamente, das ações relacionadas à execução das tarefas cotidianas.
O planejamento tático deve ser elaborado pelos gerentes de áreas e ter como referência o planejamento estratégico.
Em organizações com poder centralizado, o planejamento tático é feito para longos prazos, geralmente, de três a cinco anos.
A seleção de prioridades de implantação de sistemas é uma parte importante do Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação (PETI). Uma visão corporativa das necessidades de sistemas deve ser desenvolvida de tal maneira que as prioridades sejam definidas. Os sistemas implantados em primeiro lugar devem ser aqueles que atendam aos fatores críticos de sucesso do negócio, resolvam problemas imediatos, tenham rápido retorno de investimento ou sejam de implantação rápida ou simples. Constituem atividades do PETI:
- definição de estratégias do negócio: diretrizes, planos, objetivos, fatores críticos de sucesso, benefícios do projeto;
- início da elaboração do PETI pela definição dos projetos operacionais a serem executados;
- verificação da situação atual dos sistemas a serem definidos, avaliando o grau de atendimento das necessidades de informações gerenciais;
- especificação dos equipamentos como base para definição do planejamento;
V-determinação dos recursos de informática que serão utilizados: conectividades, compatibilidades de hardware, softwares e configuração dos equipamentos.
Estão corretas, apenas, as atividades:
(A) I e III.	B) I e V.	(C) II e III.	(D) II e IV.	(E) I, III e V.
Segundo os idealizadores do Balanced Scorecard - BSC, Norton e Kaplan, as empresas têm utilizado essa metodologia para “alinhar os objetivos individuais e da unidade com a estratégia adotada pela empresa; vincular os objetivos estratégicos com as metas de longo prazo e com os orçamentos anuais; e revisar periodicamente a estratégia, focando o aprendizado e a melhoria desta”. O BSC prioriza o equilíbrio organizacional a partir de quatro perspectivas, entre as quais NÃO se insere a perspectiva
dos clientes: analisa como a organização é vista pelo cliente e como ela pode atendê-lo da melhor maneira possível.
dos processos internos: refere-se aos processos de negócios em que a organização precisa ter excelência.
do aprendizado e crescimento: analisa a capacidade da organização para melhorar continuamente e se preparar para obter sucesso no futuro.
financeira:	as	medidas	financeiras	demonstram	as	consequências	econômicas	das	ações consumadas.
da mudança: corresponde ao mapa estratégico do BSC, decorrente do feedback institucional recebido.
Sobre a gestão estratégica de TI e o alinhamento estratégico entre TI e negócios, é correto afirmar:
A atuação da TI tornou-se mais que um processo de suporte, gerando valor à estrutura de negócio das organizações, entretanto, seus recursos ainda não são utilizados para auxiliar a tomada de decisões alinhada ao planejamento estratégico, por não fornecerem dados confiáveis.
A Governança de TI em todas as organizações provê controles, indicadores e aponta tendências que auxiliam as corporações a ter uma visão global do universo que envolve a TI, incluindo suas capacidades, limitações, interdependências e, principalmente, como gera valor para as corporações.
A gestão efetiva e eficaz de TI não deve envolver o seu alinhamento ao negócio, o processo de tomada de decisão acerca de prioridades e da alocação de recursos, os mecanismos para a gestão estratégica de TI e as operações de serviços de TI.
A Governança de TI se restringe apenas à implantação de melhores prática, que resolvem as questões sobre como alinhar a TI ao negócio e envolvem os executivos de negócio nas decisões relativas à TI.
A Governança de TI deve garantir o alinhamento da TI ao negócio, tanto no que diz respeito às aplicações como à infraestrutura de serviços, e garantir o alinhamento da TI a marcos de regulação externos. Não é responsabilidade da Governança de TI, porém, garantir a continuidade do negócio contra interrupções e falhas.
O que é organograma? Monte um organograma respeitando os seguintes cargos:
Vice-Presidente da Tecnologia - Gerente Geral da Tecnologia - Presidente da Empresa - Diretor de Recursos Humanos - Vice-Presidente do Recursos Humanos - Gerente Geral do Recursos Humanos - Diretor da TecnologiaGerente Geral de RH
Diretor de RH
Diretor de TI
Vice Presidente de TI
Presidente Da Empresa
Gerente Geral de TI
Vice Presidente do RH
Presidente do RH
Presidente da TI

Outros materiais