Buscar

AV CONSULTORIA INTERNA DE RH

Prévia do material em texto

AV CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Avaliação: GST0341_AV_201402065931 » CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	LUIZ DE OLIVEIRA JUNIOR
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 7,5   
	
	 1a Questão (Ref.: 201402661895)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A atual realidade, de constante mudança, não afeta as organizações apenas nos números ou nas aquisições de novas tecnologias. Esse é um dos motivos que tem levado as empresas a adotarem uma estratégia de gestão através da Consultoria Interna de Recursos Humanos. Uma vez que ela consegue aproximar as pessoas da alta direção corporativa. Pois, só assim é possível identificar o que precisa ser alterado no modelo corporativo ou receber novos investimentos para atender às expectativas dos talentos humanos e, consequentemente, retê-los (BISPO, 2010): Considerando a realidade apresentada e com base em seus conhecimentos, explique quais são as principais fases de implantação de uma consultoria interna de RH e seus respectivos objetivos:
		
	
Resposta: A implantação do Benchmarking que é a pesquisa inicial de práticas e ações, para que se tenha uma visão geral do que está acontecendo em outras organizações, e isto, através da participação de grupos informais de RH e associações de classe. A formação e a qualificação dos consultores internos, através de investimentos, com fins de melhorar o desenvolvimento organizacional, na promoção do aconselhamento e assessoramento,junto à gestão de RH. A divulgação antecipada, de como será o trabalho da consultoria para que os possíveis "ruídos" sejam minimizados na cultura organizacional.
	
Gabarito: As fases são: execução de um Benchmarking, condução de um programa de desburocratização, adoção das políticas de Recursos Humanos definidas. E o profundo comprometimento da alta direção deve permear todas essas fases.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402226885)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Explique a relação entre as estratégias de negócio e a estratégica específica da área de recursos humanos.
		
	
Resposta: A visão estratégica da área de recursos humanos, que consiste numa visão sistêmica, ampla, mas também local, pode promover o diagnóstico, propor soluções e implementar ações que vão viabilizar as estratégias de negócios, dentre elas a gestão do capital humano e a redução de custos através da melhoria dos processos organizacionais. A área de RH mudou sua forma de atender os clientes internos da empresa, passando a atuar dentro da proposta da consultoria interna, e dessa forma, através de suas ações, as demandas desses clientes internos passaram a ser atendidas com mais eficácia.
	
Gabarito: A estratégia de longo prazo adotada por uma empresa irá requerer uma estratégia específica da área de recursos humanos, que será traduzida em prioridades e detalhada em um plano de ação. As ações ou atividades a serem implementadas por RH deverão ser definidas e implementadas de forma a assegurar a direta contribuição para a realização da estratégia de negócio.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402169292)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Conceitualmente, consultoria interna consiste em:
		
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	Conjunto de atividades de controle dos funcionários
	 
	Conjunto de atividades de aconselhamento ou assessoramento desenvolvido por um ou mais funcionário da empresa devidamente qualificado
	
	Conjunto de atividades que definem as regras eleitorais
	
	Conjunto de atividades que decidem o futuro da empresa
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402644672)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sua empresa está pensando em contratar um consultor organizacional. Considerando a Atividade Profissional da Consultoria de Organização, como única opção correta, podemos dizer que de acordo com as características deste tipo de consultoria:
		
	
	Ela é voltada somente para os problemas estruturais da organização.
	
	Ela trata somente dos problemas funcionais da organização.
	 
	Ela é voltada para qualquer tipo de segmento, tamanho e nível de complexidade organizacionais.
	
	Ela é específica, para atender somente a uma determinada área.
	
	Ela é específica e deve atender algumas áreas da empresa.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402317836)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Área de Recursos Humanos tradicionalmente atua como prestador de serviço. Através do modelo de Consultoria Interna a ARH passou a ter uma atuação mais estratécia e mudou sua forma de atender às áreas-clientes da empresa. Atuando dentro da proposta da consultoria interna o RH passou a:
		
	
	não questiona o cliente, atende prontamente aquilo que ele solicita.
	
	diminuiu a quantidade de processos realizados para poder atender s quantidade maior de clientes.
	 
	recebe a demanda do cliente e faz diagnostico para atender com eficácia.
	
	atender mais rapidamente as demandas do cliente.
	
	seleciona os clientes internos que vai antender.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402305242)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A consultoria interna de RH pode proporcionar oportunidades e riscos para a organização. Riscos aos quais o consultor interno de RH está sujeito são, por exemplo, sofrer pressão dos executivos da organização, sofrer preconceito dos colegas, ou ainda, ser desacreditado por ambos. Contudo, lançar mão da consultoria interna também proporciona grandes oportunidades. Uma delas pode ser identificada a seguir. Após ler atentamente todas as alternativas, identifique aquela que expressa corretamente uma destas oportunidades:
		
	 
	As soluções encontradas para os problemas e seus efetivos resultados podem ser melhor acompanhados e avaliados tanto pelo consultor interno como pelo cliente, considerando a proximidade e a presença constante do consultor no local do trabalho. A avaliação imediata, consequência dessa proximidade, permite ajustes e correções mais rápidas e precisas, sempre que for o caso.
	
	Mesmo muito próximo aos empregados, o consultor interno tem suas limitações de ordem hierárquica e técnica, visto que não domina todas as atividades de todas as áreas da organização. Sua atuação, portanto, fica limitada à área de RH de onde partem as ordens para que os gestores de áreas, ou de departamentos, viabilizem as mudanças por eles requeridas e necessárias identificadas por seus colaboradores. Cabe ao consultor interno de RH avaliar se tais mudanças são possíveis com base nos seus conhecimentos sobre a cultura organizacional.
	
	É incontestável que a grande oportunidade que surge com o uso da consultoria interna é a de poder conhecer melhor a qualidade da gestão dos executivos. O consultor interno possui total autonomia e isenção permitindo a ele apontar claramente as falhas, sejam técnicas, sejam de comportamento, dos executivos podendo corrigi-las utilizando, se necessário, sua autoridade dentro da estrutura organizacional.
	
	Os custos da consultoria interna são muito baixos. Por isso, os executivos podem dispor da verba que seria aplicada na contratação de consultor externo para outra finalidade. Surge, desta forma, grandes oportunidades de investimento que, quase sempre, proporcionam ganhos de capital importantes para a organização.
	
	Compreendendo o mercado de trabalho o consultor interno procura identificar as potencialidades do cliente e amplia-las com a aplicação de metodologias de mentoring e coaching. Desta forma, garante o maior desempenho dos empregados, melhorando a sua qualificação para quando ele deixar a organização.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402307538)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma das Fases de Implantação da Consultoria Interna é caracterizada pela pesquisa inicial de práticas em outras organizações, através da participação em grupos informais de RH e associações de classe. Estamos falando da fase de:
		
	
	Acompanhamento Constante
	
	Conscientização
	 
	Benchmarking
	
	CertificaçãoJob Rotation
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402310058)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como sabemos, há uma fase preliminar da implantação da consultoria interna, como parte da nova atuação da gestão estratégica de RH na empresa moderna e pró-ativa. Trata-se de um investimento da empresa no sentido da melhoria contínua e, assim, do desenvolvimento organizacional. Assinale a fase a qual estamos nos referindo:
		
	
	qualificação dos fornecedores.
	
	formação de eletricistas.
	
	capacitação de analistas de sistemas e informação.
	
	planejamento de carreira operacional.
	 
	formação e qualificação dos consultores internos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402312074)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Não se discute mais se a implantação de consultorias internas são ou não benéficas para as organizações. O valor das consultorias internas, particularmente a de RH, permite que as organizações vivenciem um processo de mudança planejada. Em última análise, os principais benefícios da adoção de consultoria interna nas organizações é:
		
	
	a formação profissional especializada que as organizações proporcionam aos seus empregados, implementadas após processos eficazes de consultorias internas.
	 
	a enorme redução de custos obtida como resultado da melhoria dos processos organizacionais.
	
	a mudança nos processos produtivos que, mais do que o uso de tecnologia, está focado nas pessoas.
	 
	a gestão da mudança que promove o permanente desenvolvimento organizacional exigido pelas contingências da atual economia de mercado.
	
	a profissionalização do consultor interno permitindo que ele realize melhor o seu trabalho.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402226828)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O consultor interno ao demonstrar disposição para considerar as mudanças e inovações na medida em que for conveniente e oportuno para a solução de problemas, agindo como um negociador inclusive diante das resistências, demonstra:
		
	
	conhecimento.
	 
	habilidade.
	
	potencial.
	
	iniciativa
	
	organização.

Continue navegando