Buscar

Terceirização: Atividade Fim e Ilícita

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Terceirização: Entende-se por terceirização do trabalho o processo pelo qual uma instituição contrata outra empresa para prestar um determinado serviço.
Atividade meio: Diz respeito a funções e tarefas que não se ajustam ao núcleo da dinâmica empresarial, atividades periféricas, apoio logístico.
Atividade Fim:  aquela que caracteriza o objetivo principal da empresa, a sua destinação, o seu empreendimento, normalmente expresso no contrato social. Não pode ser terceirizada.
Para que seja caracterizada a Terceirização Licita, deve-se observar a inexistência de pessoalidade e subordinação direta entra trabalhador e tomador, ausência de participação no processo de seleção, ausência de interferência na prestação de serviços e existência de supervisão pela própria empresa de prestação de serviços. Exceção: trabalho temporário diante da inserção do obreiro no estabelecimento do tomador ou para substituição de pessoal permanente ou para cumprir serviço extraordinário, permite-se a pessoalidade e a subordinação.
A terceirização ilícita é uma forma de “precarização” das condições de trabalho.
Exemplos de terceirização ilícita: Cooperativas irregulares
Pejotização
Empresas interpostas que têm como objeto a execução das atividades fim.
Efeitos jurídicos da terceirização ilícita: Desfaz-se o vínculo laboral com o empregador aparente (empresa terceirizante), formando-se o vínculo empregatício obreiro diretamente com o tomador de serviços (empregador oculto ou dissimulado).
	Incide sobre o contrato de trabalho todas as normas pertinentes à efetiva categoria obreira. Objetivo da empresa em terceirizar:
Necessidade de espaço para expansão
Necessidade de maior competitividade
Esforço gerencial diluído em diversas atividades de suporte ou atividade-meio
A atividade de terceirizar é responsável por parte do ativo fixo da empresa, imobilizando o capital e tornando-se menos vulnerável a dificuldades financeiras
Há fornecedores no mercado que se dedicam exclusivamente à atividade de quem pretende terceirizar – produzir melhor com sustos mais baixos
 
Relação emprego/parceria:
Concessão dos mesmos benefícios aos terceirizados
Tratamento humanitário – dignidade da pessoa humana
A Realidade Brasileira
A terceirização desorganiza a atuação sindical e suprime a possibilidade eficaz de ação e representação coletiva dos trabalhadores terceirizados.
	Processo de terceirização como pulverizador da força de trabalho.
	Os trabalhadores terceirizados encontram na empresa tomadora sua essencial similitude de condição de vida oriunda da profissão (art. 511, parágrafo 2º).
Críticas contra a terceirização: Número de empregos podem cair, risco de acidente pode aumentar, a segurança é prejudicada porque companhias de menor porte não têm as mesmas condições tecnológicas e econômicas. Além disso, elas recebem menos cobrança para manter um padrão equivalente ao seu porte. Caso de trabalho escravos podem aumentar pois a mão de obra terceirizada é usada para tentar fugir das normas trabalhistas.
Críticas a favor da terceirização: avanço normativo que enseja o aumento da produtividade nas empresas, a garantia dos direitos dos trabalhadores e significativos benefícios para a economia nacional.

Outros materiais