Buscar

roma 5

Prévia do material em texto

Flávia Lages de Castro
agere. Eles também auxiliavam na elaboração e escrita de instrumentos jurídicos, que, em vista do formalismo exigido, necessitava de particular competência, isto era chamado cavere. Era ainda da parte do Jurisconsulto a obrigação do respondere, que consistia em emitir pareceres jurídicos sobre questões a pedido de particulares e magistrados.
Até pelo menos o fim da República, a atividade dos Jurisconsultos não era utilizada como fonte do direito, tinha apenas valor para o caso específico apresentado a ele. Entretanto, a partir do século I a.C., com Augusto, seus pareceres passaram a ter força de lei, mesmo porque os Jurisconsultos passaram a responder ex autoritate principís, ou seja, com a mesma autoridade do Príncipe.
A jurisprudência passou então, como fonte do direito, a ser um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento profundo pelo qual o Direito Romano passou. Nas palavras de um grande Jurisconsulto romano:
"Iuris prudentia est divinarum atque humanarum
rerum notitie, iusti atque iniústi scientia." - "Jurisprudência é o conhecimento das instituições divinas e humanas, a ciência do justo e do injusto."124
É interessante salientar que, apesar da força destes homens, este não era um meio objetivo de enriquecimento, pois a atividade de Jurisconsulto era exercida gratuitamente, em nome da fama, da vaidade e do destaque social. Para alguns juristas era mesmo até uma forma de arte. O Jurisconsulto Celso definiu o ser Jurista: "Scire leges non est verba earum tenere, sed vim ac potestatem." — Ser jurisconsulto não é conhecer as palavras da lei, mas seu espírito e poder.125
3.3.5. Senatus-Consultos
Senatus-consultos eram deliberações do senado mediante proposta dos magistrados; estas somente passam a ser fonte de lei após o Principado (século I a.C.), portanto, somente após este período, os senatus-consultos podem ser considerados fonte do direito.
História do Direito Geral e Brasil
No período anterior, isto é, durante a República, o Senado não legislava, entretanto indiretamente influenciava o Direito, à medida que aconselhava os magistrados para que estes seguissem determinadas prescrições na administração da justiça.
Quando, no Império, os Imperadores passaram a centralizar mais fortemente o poder, os senatus-consultos passaram a ser somente um formalismo que era desejado pelo Imperador quando este queria fazer valer uma decisão que era impopular, para, desta forma, livrar-se do ônus político.
3.3.6. Constituições Imperiais
A partir do segundo século depois de Cristo — depois do Imperador Adriano — as decisões dos Imperadores passaram a ser fontes do Direito. Paulatinamente, durante o Império, conforme o poder centralizava-se cada vez mais, o Imperador passou a substituir as outras fontes do Direito, para culminar como a única fonte.
As providências legislativas do Imperador eram chamadas constitutiones (ou placita) e podiam ser na forma de: edicta, mandata, decreta ou rescripta.
Edicta: deliberações de ordem geral. Caso não sejam revogadas
pelos seus sucessores, a edicta tem duração indefinida. Mandata: instruções dadas pelo imperador aos funcionários imperiais e aos governadores de província, na qualidade de chefe supremo. Seu caráter é, portanto, administrativo, exercendo algumas vezes influência sobre o direito privado.
N.1 Decreta: são decisões do Imperador proferidas em um processo no exercício do supremo poder jurisdicional que este possuía (jurisdictio). O Princeps decidia em primeira instância ou em grau de apelação. Os decretos eram aplicados e estendidos pelos juristas a casos semelhantes.126
Rescripta: são respostas solicitadas ao Imperador a respeito de casos jurídicos a ele submetidos pelos magistrados ou por particulares.
124 Ulpiano, Dig. 1,1,10,2.
125 Celso, Dig. 1,3,7.
91
90126 Os juristas imperiais consideravam legislativa a própria vontade do Imperador: "Quod principi plácuit, legis habet vigorem" - O que agrada ao príncipe tem força de lei -(Ulpiano, Dig. 1,2,1, pref.). O título Princeps significava primeiro homem de Roma.

Continue navegando