Buscar

Ensaio Curto Planejamento de Cardápios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unidade Curricular: Planejamento de Cardápios
Professora: Nicole Pelaez
Aluna: Vanessa Mariano
Na última aula da unidade curricular Planejamento de Cardápios a turma de Gastronomia II, dividida em grupos, apresentou as tendências de mercado do setor de alimentos e bebidas.
Nas apresentações todos os grupos abordaram a importância de se trabalhar com alimentos orgânicos e oferecer um produto de qualidade aos seus clientes, que estão cada vez mais exigentes e anseiam por uma alimentação fora do lar mais saudável. 
Foram abordados alguns movimentos como o comfort food, o vegetarianismo, e o farm to table, que crescem a cada dia e vem conquistando muitos adeptos, entre clientes e chefs famosos. Um exemplo é o renomado restaurante dinamarquês Noma, que segue os preceitos do farm to table: oferecer pratos com alimentos produzidos no entorno, respeitar à sazonalidade, incentivar a agricultura familiar e de orgânicos.
Nos últimos anos, com a descoberta crescente de algumas restrições alimentares como a intolerância à lactose e a alergia ao glúten (doença celíaca), muitos restaurantes estão se preocupando em oferecer um cardápio que inclua preparações para este público, justamente pela demanda que vem exigindo este tipo de cuidado, que já não se trata mais de um diferencial e sim uma necessidade. 
Além destas tendências, foi citado também a grande procura por alimentos funcionais e integrais, o interesse pela regionalização de pratos e bebidas, como a cachaça, as casas de chá, a apresentação de pratos mais atrativos e coloridos para o público infantil, a utilização integral dos alimentos nas preparações (sustentabilidade) e o respeito à sazonalidade não só de frutas e vegetais, mas também de peixes e frutos do mar.
��
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
UNIDADE FLORIANÓPOLIS - CONTINENTE�
�

Outros materiais