Buscar

Cultura Organizacional

Prévia do material em texto

Cultura Organizacional
A cultura organizacional é uma expressão muito comum no contexto empresarial.
Segundo Chiavenato, é um conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, comportamentos e expectativas compartilhados por todos da organização.
E segundo Edgar Schein, um dos maiores responsáveis pela divulgação e desenvolvimento deste conceito, a cultura organizacional existe em 3 níveis: Artefatos, Valores compartilhados e Pressupostos.
Podemos fazer uma analogia entre esses 3 níveis e um iceberg:
Artefatos – representado pela ponta do iceberg, são os fatores visíveis na organização: como as pessoas de vestem, logomarca, como se comunicam, ambiente físico, padrões de comunicação, rituais, jargões...
Um exemplo de um jargão bem conhecido é do Mc Donalds: “Amo muito tudo isso”.
Valores Compartilhados – Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. São valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Em muitas culturas organizacionais os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização.
Missão
EDUCAR PARA TRANSFORMAR
Integramos academia e gestão para oferecer uma educação transformadora ao maior número de pessoas, criando impacto positivo para a sociedade.
 
Visão 2020
Ser reconhecida como a melhor opção em Educação Superior para alunos, colaboradores e acionistas.
 
Valores
GENTE EDUCANDO GENTE
 
 Foco no aluno - O aluno é nossa razão de ser.
 Gente e Meritocracia - Valorizamos e reconhecemos o mérito do maior ativo que possuímos: nossa gente.
 Inovação - Devemos criar e ousar sempre.
 Simplicidade - Devemos ser simples para sermos ágeis e austeros.
 Resultado - Perseguimos resultados extraordinários com paixão e método, agindo sempre como “donos”.
 Ética - Não toleramos desvios de conduta.
 Excelência - Perseguimos a excelência na prestação de serviços dentro e fora da sala de aula.
 Hospitalidade - Tratamos as pessoas como gostamos de ser tratados.
Pressupostos – Crenças profundas e inconscientes que influenciam muito a cultura sem que as pessoas consigam perceber. São as crenças, percepções, pensamentos e sentimentos.
Também podemos dividir a cultura organizacional em 2 aspectos:
Aspecto formal ou aberto – o que é percebido com facilidade: políticas, métodos, diretrizes, procedimentos, objetivos, estrutura...
Aspecto informal ou fechado – o que é percebido com dificuldade: valores, atitudes, crenças, percepções, opiniões... 
Vantagens e cuidados
A partir de uma cultura organizacional bem estabelecida é possível estimular o cultivo de um ambiente de trabalho propício e favorável ao desenvolvimento efetivo das atividades diárias e, principalmente, para alcançar as metas e objetivos.
Também pode reduzir problemas e conflitos internos. 
Um exemplo disso é o Facebook. É uma empresa que possui um ambiente de trabalho altamente competitivo, o que pode acabar se tornando altamente estressante para os colaboradores. Buscando amenizar esse conflito, criaram a cultura organizacional horizontal, onde diretores e até mesmo o CEO Mark Zuckerberg trabalham em escritório aberto ao lado de outros colaboradores.
A cultura organizacional favorece no desenvolvimento de uma imagem positiva no mercado, diferencia uma empresa diante dos seus concorrentes e proporciona uma melhor gestão e controles mais eficazes de processos e pessoas e contribui para uma adaptação rápida de novos colaboradores.
Mas Cuidado!
Uma cultura organizacional forte e bem sólida pode impedir ou mesmo prejudicar o progresso da empresa. É preciso que inovar, se reinventar, fazer adaptações quando for necessário. 
Tem uma frase que, na minha opinião, representa muito bem o que é Cultura Organizacional
“Cultura representa para grupos e organizações o mesmo que caráter para indivíduos”
Edgar Schein

Continue navegando