Buscar

AV1 psicologia escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1 – PSI ESCOLAR
1 - A atuação do psicólogo de forma preventiva carcteriza-se por:
atuar nos aspectos que visam o desenvolvimento antes que o problema se instale. – CORRETA
2 - A Psicologia Escolar surgiu como campo de atuação no Brasil juntamente com os primeiros cursos de graduação em Psicologia, na década de 1960. O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era:
I. A intervenção institucional, buscando identificar os fatores que interferiam na relação ensino-aprendizagem.
II. A atuação junto aos professores, auxiliando-os na identificação de novas estratégias de ação.
III. A promoção de ajustamento e adaptação dos alunos a escola, através de avaliação e diagnóstico dos problemas de aprendizagem.
Está CORRETO o que se afirma em: Apenas III
3 - Sobre o Projeto Político Pedagógico de uma instituição escolar, afirma-se: I. O Projeto Político Pedagógico é muito importante para a instituição escolar. Ele define o papel que o psicólogo deve desempenhar dentro da escola. PORQUE II. O PPP deve ser construído coletivamente.
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
4 - Sobre o Projeto Político Pedagógico de uma instituição escolar, afirma-se: I. PPP é um documento que deve ser construído por consultoria especializada. PORQUE II. O PPP é um documento, fruto de reflexões coletivas, que contem os objetivos e as metas de uma instituição escolar.
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
5 - "O psicólogo escolar, juntamente com a coordenadora pedagógica e a professora de educação física decidiram elaborar um trabalho para ser realizado com os alunos do ensino fundamental e do ensino médio, ao longo do ano letivo. O tema definido foi "abuso de drogas" e o objetivo do trabalho era a prevenção ao uso de drogas na adolescência. O trabalho contaria com palestras de diversos profissionais, dinâmicas de grupo e uma "feira informativa sobre o tema" à ser realizada pelos alunos para encerrar o trabalho." Considerando o que vimos na aula 3 acerca das funções que o psicólogo escolar pode realizar, assinale a que corresponde à situação acima relatada. Projeto
6 - "A professora Eliane procurou a psicóloga da escola porque notou a troca de letra realizada pela aluna Rafaela que cursa o primeiro ano do ensino fundamental. Ao observar o material produzido pela aluna, a psicóloga suspeitou de disortografia e marcou uma entrevista com os pais para explicar a situação e solicitou uma avaliação fonoaudiológica." Considerando o que vimos na aula 3 acerca das funções q o psi pode realizar no espaço escolar, assinale a que corresponde à situação acima relatada. Orientação
7 - "Elisa é aluna do 5º ano do ensino fundamental, no próximo ano ela ingressará no 6º ano. Eliza permanecerá na mesma escola e na mesma turma e mudará para o 2º segmento do ensino fundamental." Considerando a situação acima, analise as afirmativas a seguir:
 I- Eliza continuará na mesma escola e turma e, portanto, não passará por novas adaptações.
II- Embora haja diferenças nas regras e funcionamento no 2º segmento em relação ao 1º segmento do ensino fundamental, Eliza não passará por novas adaptações porque continuará na mesma escola.
 III- O 6º ano do ensino fundamental possui uma quantidade maior de disciplinas e professores, o que exige uma adaptação do aluno à essas mudanças.
Assinale a(s) alternativa(s) incorreta (s): I e II
8 - O processo de adaptação ocorre na escola com os diferentes sujeitos que a compõem. Analise as afirmativas abaixo e assinale verdadeiro ou falso.
(V) A instituição escolar e os professores passam por adaptações constantes para atingir os objetivos educacionais.
(V)O aluno quando ingressa na escola passa por um processo de adaptação que inclui as regras institucionais em relação ao comportamento.
(F) Os professores e funcionários não passam por adaptações para conseguir atingir os objetivos educacionais.
 (V) Cada escola possui uma metodologia de ensino definida no Projeto Político Pedagógico. O aluno poderá ou não se adaptar à metodologia de ensino da escola.
(F) As relações interpessoais que ocorrem na escola não se modificam e portanto não é um aspecto que compõe o processo de adaptação.
9 - A dificuldade com a aprendizagem da matemática pode ocorrer por diferentes motivos, um deles é a existência do transtorno da matemática. Acerca deste é correto afirmar que:
I- O aluno que apresenta o transtorno da matemática tem dificuldade de manejar números e conceitos matemáticos.
II ¿ No transtorno da matemática, a dificuldade ocorre pela disfunção do Sistema Nervoso Central.
III- O aluno, no transtorno da matemática, apresenta dificuldade para reconhecer símbolos numéricos, em função da utilização de uma metodologia de ensino inadequada.
Marque a alternativa correta. I e II
10 - Amanda é uma menina de 8 anos que vive atualmente a separação litigiosa dos pais, que disputam sua guarda na justiça. Desde o início desse processo, Amanda apresenta dificuldade de manter a atenção nas atividades escolares, dificuldades para seguir até o final as instruções de uma atividade e dificuldades para terminar tarefas escolares que exijam atenção.A professora de Amanda conversou com o psicólogo escolar sobre a possibilidade de Amanda apresentar Transtorno de Déficit de Atenção. Avalie os procedimentos do psicólogo escolar:
I. O psicólogo explicou para a professora de Amanda que, apesar de a menina apresentar sintomas que também ocorrem no TDAH predominantemente desatento, faz-se necessário que o indivíduo apresente tais sintomas por no mínimo seis meses.
II. O psicólogo solicitou duas entrevistas, uma com a mãe e outra com o pai de Amanda, para levantar informações sobre a situação da família, informar sobre a baixa concentração da menina e sensibilizá-los sobre os prejuízos que tal litígio podem trazer à vida de todos, especialmente da filha.
III. O psicólogo escolar convocou os pais da aluna e solicitou diagnóstico neurológico, sob a hipótese de TDAH.
Está INCORRETO o que se afirma em: Apenas III

Outros materiais