Buscar

1. A metodologia ABP motagem II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
 A metodologia ABP
Desenvolvida inicialmente na Universidade de McMAster, no Canadá, e hoje utilizada por diversas entidades no mundo, inclusive no Brasil.
 O ensino é centrado no aluno e a aprendizagem se faz em forma de pesquisa – com elaboração de questões, hipóteses e objetivos de aprendizagem, sobre determinada situação-problema apresentada e devidamente discutida. 
Dessa forma os estudantes colaborativamente resolvem os problemas e refletem sobre suas experiências.
 
*
*
*
As atividades centrais desenvolvem-se em grupos de, geralmente, 10 alunos e um professor- tutor – cuja função é direcionar o aprendizado.
São seguidos "sete passos":
Ler atentamente o problema e esclarecer termos desconhecidos; 
Identificar as questões;
Discutir as questões, tentando resolvê-las através de conhecimentos prévios do grupo; 
Sintetizar as explicações; 
Estabelecer os objetivos de aprendizagem que proporcionem o aprofundamento do conhecimento nos assuntos em questão; 
Estudo individual dos objetivos estabelecidos; 
Rediscussão do problema no grupo tutorial, apresentando as soluções encontradas. 
Tutorias:
*
*
*
Os problemas abordam as diferentes disciplinas de forma integrada, e seu estudo baseia-se nos processos e fenômenos tais como eles se apresentam na realidade. Ao se enfocar concomitantemente vários aspectos, a aprendizagem torna-se interessante e mais duradoura.
*
*
*
A Aquisição e Estruturação do Conhecimento em PBL é pensado para o trabalho através dos seguintes efeitos cognitivos (Schmidt, 1993): 
 Análise inicial do problema e ativação do conhecimento prévio através de pequeno grupo de discussão; 
Conhecimento prévio sobre a elaboração e transformação ativa de novas informações; 
 Reestruturação dos conhecimentos;
 Conhecimentos sociais em construção; 
Aprendizagem contextualizada/ participação ativa; 
 Estímulo da curiosidade relacionada à apresentação de um problema relevante.
*
*
*
Papel do Tutor
O professor deixa de ser o transmissor do saber e passa a ser um estimulador e parceiro do estudante na descoberta do conhecimento. O tutor orienta a discussão de modo a abordar os objetivos, previamente definidos, a serem alcançados naquele problema e estimula o aprofundamento da discussão. Facilita a dinâmica do grupo e avalia o aluno do ponto de vista cognitivo e comportamental.
 
*
*
*
Papel do aluno
Participar ativamente da discussão;
Contribuir com seu conhecimento, experiências prévias e novos conhecimentos adquiridos;
Ajudar o grupo a solucionar o problema;
Identificar material de aprendizagem relevante;
Permanecer atento à necessidade de pesquisa bibliográfica complementar.
*
*
*
De acordo com o Prof. Dr. Vitor A. Soares (Docente da disciplina de Nefrologia na Faculdade de Medicina-Botucatu – UNESP)
“Teoricamente o método PBL, onde as aulas clássicas são substituídas por discussão em grupo dos problemas apresentados, é muito bom, porém se o indivíduo que coordena o grupo não tiver experiência, e os alunos não estiverem muito motivados, a aula clássica vai ser substituída por seminário dado por um aluno com pouco conhecimento da matéria, sem experiência pedagógica e sem material didático previamente preparado.”
*
*
*
Processo de Avaliação
 Os princípios do processo de Avaliação devem se encontrar em consonância com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, proposto pelo INEP/MEC.
 O novo modelo envolve todos os implicados no processo (estudantes, professores, gestores, técnicos, pesquisadores, instituição e sociedade), tendo como centro o cumprimento da finalidade essencial do curso que é a formação humana, não só no sentido técnico e profissional, mas também social, ético e político.
 Tendo por objetivo avaliar o curso de medicina englobando aspectos pedagógicos, estruturais e administrativos, visando o estabelecimento de um plano de ação para o aprimoramento do curso.
*
*
*
Concluindo
Todas as unidades que compõem a metodologia ABP devem estar em constante avaliação, para que haja um processo de aperfeiçoamento dinâmico, permitindo correções de rota durante o percurso e abrangendo todos os aspectos que compõem o curso.
 E mais do que isso, permitindo dar respostas à sociedade.
*
*
*
Referências
FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília-SP. Currículo do Curso de Medicina-O método de ensino-aprendizagem. http:// www.famema.br/pblindex.htm . Acesso: 10/08/2009. 
GEOCITIES - ABP Aprendizagem Baseada em Problemas. http:// www.geocities.com/carolandotenuto.../ABP.htm . Acesso: 10/08/2009.
Medicina On Line. Revista Virtual de Medicina. Aprendizado Baseado em Problemas Aplicado ao Curso de Medicina. Prof. Dr. Vitor A. Soares. Vol.01. http:// www.medonline.com.br/med_ed/med1/victor.htm . Acesso: 11/08/2009.
UEL - Universidade Estadual de Londrina. Sistema de Acompanhamento e Avaliação do Projeto Político Pedagógico. http:// www.ccs.uel.br/medicina/curso/sistema.php . Acesso: 10/08/2009.
Wikipédia. Enciclopédia Livre. Aprendizagem Baseada em Problemas. http://www.en.wikipedia.org/wiki/problem-based_learning . Acesso: 11/08/2009 
*
*
*
Obrigada.
Letícia Andrade Lauton
Pedagoga
 Montes Claros-MG 19/08/2009.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais