A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
39 pág.
ATENÇÃO FARMACÊUTICA

Pré-visualização | Página 18 de 18

Erro de Medicação é compreendido como qualquer ocorrência clinica desfavorável que resulta em morte, ameaça ou risco de vida; hospitalização ou prolongamento de uma hospitalização preexistente, excetuando-se as cirurgias eletivas e as internações previstas em protocolo; incapacidade persistente ou significativa; anomalia congênita ou defeito de nascimento; e ocorrência clinica significativa.
	
	A Assistência Farmacêutica não envolve apenas o fornecimento correto do medicamento mas também a participação do profissional nas decisões do tratamento medicamentoso (o medicamento mais indicado, forma farmacêutica, dosagem, via de administração, etc). Está preocupada com o bem estar do paciente, cabendo ao farmacêutico garantir bons resultados com o uso dos medicamentos através da promoção do uso racional. 
	
	Os desvios de qualidade dos medicamentos como as alterações organolépticas, turbidez, contaminação e problemas com embalagem, devendo ser comunicados diretamente ao fabricante e notificados a ANVISA, são sempre considerados não conformidades nas Boas Praticas de Armazenagem e não podem ser consideradas causas de queixas técnicas. 
	
	Sobre Farmacovigilância, pode-se afirmar que consiste da ciência e das atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer outros possíveis problemas relacionados a medicamentos; As observações e notificações realizadas serão uma interpretação da descrição originalmente feita pelo paciente, juntamente com mensurações objetivas; Para que um novo medicamento seja aprovado pela autoridade nacional o mesmo deve atender a três exigências: ser eficaz, ser de boa qualidade e ser seguro para o objetivo ou objetivos para os quais é proposto. 
	
	Evento Adverso é qualquer efeito prejudicial ou indesejado que se apresenta após a administração de medicamentos, normalmente utilizados no homem para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de uma doença, ou com o objetivo de modificar uma função biológica.