Buscar

Avaliação Discursiva Currículos e Programas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão Discursiva: No desenvolvimento do currículo na Educação Infantil, dois grandes eixos necessitam ser considerados: a brincadeira e o papel mediador do (a) professor (a).A construção de uma pedagogia para a Educação Infantil enfatiza o direito de ser criança, poder brincar, viver experiências significativas de forma lúdica e informal e o direito de ir à escola e aprender.Com base nesse contexto escreva sobre o que significa educar, elaborando um texto entre 10 e 15 linhas, sobre a importância do brincar no desenvolvimento do currículo na Educação Infantil.
 	As brincadeiras são formas de interação com os colegas da mesma idade, e favorecem momentos de aprendizagem, no campo das relações interpessoais. Pode-se oferecer às crianças, condições para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras, intencionalmente pedagógicas ou aprendizagens orientadas pelos adultos. É importante ressaltar que essas aprendizagens, ocorrem de maneira integrada no processo de desenvolvimento infantil. 
Nesse processo, a educação infantil auxilia o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.
Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, de respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. 
Referência: BASTOS, Isa “A importância do brincar no currículo da Educação Infantil” PET – UFBA – 2017
FIN, A. O Lúdico na Educação Infantil: Jogar e Brincar, uma forma de educar. Neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com. Disponível em: http:/ /neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/2012/05/o-ludico-na-educacao-infantil-jogar-e.html. Acessado em: 25 de 09. 2017.
Estudo de Caso: Na escola “Aprender” as reuniões de pais acontecem sempre durante o período de aulas, pois não se pode dispensar os alunos para tais eventos, ou seja, as reuniões são realizadas no meio da manhã ou durante a tarde. Dessa forma, a participação dos pais é mínima. Além das reuniões, os pais são chamados a comparecer na escola somente quando acontece algum problema de indisciplina ou para falar de notas baixas de seus filhos. Se você fosse professor (a) desta instituição concordaria com esta prática? Que ações ou medidas poderiam ser adotadas para modificar esta situação? Comente entre 10 e 15 linhas.
Não concordaria. Oque podemos fazer nessa situação é deixar pré-definido no projeto anual da institucional, reuniões periódicas divulgadas com antecedência, fora do período letivo, por exemplo nos finais de semana, para se tenha uma presença em maior número de pais e/ou responsáveis, entrando em contato com antecedência, relembrando a importância da presença e a pauta de cada encontro.
Inclusive seria interessante uma primeira reunião no início do ano letivo, para que os pais conheçam o local em que os filhos vão estudar e conheçam também os professores e funcionários com quem eles irão conviver, durante o ano letivo. Informar sobre funcionamento da escola e entender as regras da instituição de ensino. Esse primeiro encontro seria primordial e estratégico para que os familiares entendam com serão desenvolvidas as atividades na escola e quais os objetivos que se quer alcançar além de esclarecer como se avalia a aprendizagem dos estudantes.
A colaboração da família com o acompanhamento da lição de casa, a garantia da frequência do aluno à escola e a organização dos materiais e dos tempos de estudo são primordiais para que a escola tenha sucesso e alcance os objetivos traçados a participação de todos os pais é importante e deve ser valorizada. 
Referência: GESTÃO, Escolar “ Como fazer reuniões de pais mais produtivas” – maio 2016 https://www.pertoo.com/blog/categoria/gestao-escolar/ - disponível https://www.pertoo.com/blog/como-fazer-reunioes-entre-pais-e-professores-mais-produtivas/ consulta feita em 25/09/2017.
PADIAL, Karina, “Reunião de pais: como garantir momentos produtivos e cheios de sentido” - Gestão Escolar – Nova Escola – 2014 disponível https://gestaoescolar.org.br/conteudo/107/reuniao-de-pais-como-garantir-momentos-produtivos-e-cheios-de-sentido consulta feita em 25/09/2017
Parte superior do formulário

Continue navegando