Buscar

apol gestao educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 7/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A implementação de processos e práticas de participação coletiva, bem como a avaliação destas, é fundamental para romper com a lógica autoritária em que se estruturam as concepções e práticas dominantes de organização e gestão escolares”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad5.pdf>. Acesso em: 01 set. 2016.
Conforme o texto-base A escola como lócus de formação docente, a gestão escolar é mediadora da formação contínua dos professores. Qual alternativa apresenta os grandes desafios vividos pelos gestores escolares, na busca por uma gestão democrática? Analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A dificuldade para promover relações humanas de cooperação e solidariedade no interior da escola.
Você acertou!
As dificuldades para promover relações humanas mais cooperativas e solidárias no interior da escola constituem um dos grandes desafios vividos pelos gestores, os quais se veem às voltas com problemas de diferentes ordens, como insegurança, falta de professores, insuficiência de funcionários, deterioração do prédio e dos equipamentos, falta de recursos financeiros para dar conta das inúmeras carências. Além disso, essas dificuldades são agravadas quando as escolas atendem a um grande número de alunos. Tudo isso invade o tempo que poderia ser ocupado com atividades voltadas para o incremento da mais legítima e verdadeira função da escola: promover o aprendizado dos alunos, meta que pode apresentar dificuldades adicionais em razão das características da clientela (texto-base A escola como lócus de formação docente, p. 243)
	
	B
	A quantidade elevada de alunos em sala de aula.
	
	C
	A dificuldade de administrar o tempo para se envolver com o profissionalismo docente.
	
	D
	A insuficiência de professores em busca de formação continuada.
	
	E
	O contato excessivo com a prática e a reflexão insuficiente sobre a teoria

Outros materiais