Buscar

Caso 3 Direito do Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Ariel Anchesqui
Turno: Manhã
Matrícula: 201402198311
Caso Concreto 03 Direito do Trabalho
a) RESPOSTA: SIM. De acordo com o artigo 83 da CLT, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego. Os pressupostos estão presentes nessa relação que são: pessoalidade, pessoa física, não eventual, oneroso, habitualidade e subordinação jurídica.
Art. 83 - É devido o salário mínimo ao trabalhador em domicílio, considerado este como o executado na habitação do empregado ou em oficina de família, por conta de empregador que o remunere.
b) Apenas Helena é empregada doméstica, vez que seu local de trabalho (casa) não tem fins lucrativos. Dessa forma, será ela regida pela Lei 5.889/72 e pela EC 72/13. Mas ambas terão direito a estabilidade provisória decorrente da gestação. A empregada doméstica possui estabilidade pela gravidez: Segundo a Lei 11.324 de 19 de julho de 2006 (Nova Lei dos Empregados Domésticos), a empregada doméstica gestante tem direito a estabilidade provisória.
A estabilidade começa na confirmação da gravidez e vai até 05 meses após o parto. O desconhecimento do estado gravídico pelo empregador não afasta o direito à indenização decorrente da estabilidade, basta a confirmação científica da gravidez.
Questão Objetiva:
RESPOSTA: D. a licença paternidade nos termos da lei;

Continue navegando