Buscar

APRENDIZAGEME CONTROLE MOTOR 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APRENDIZAGEM E CONTROLE MOTOR
	Simulado: SDE0045_SM_201601162537 V.1 
	Aluno(a): 
	Desempenho: 0,2 de 0,5
	Data: 11/09/2017 21:35:15 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201601781995)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No processo de aprendizagem motora, mais especificamente nas operações de estímulo e resposta, identificam-se três estágios. Com relação a esses estágios, assinale a opções corretas.
		
	 
	No estágio autônomo a habilidade exige baixo grau de atenção.
	 
	no estágio associativo, o individuo pode concentrar-se em uma tarefa secundária. Por exemplo conversar com um amigo durante a execução da tarefa, ou economizar suas energias para evitar a fadiga.
	 
	No estágio cognitivo, foco total na execução da habilidade motora, dessa forma não acontece erros durante a execução.
	 
	No estágio cognitivo, o indivíduo compreende a tarefa, programa as estratégias para realiza-la, fase que exige atenção.
	 
	No estágio associativo, acontece a melhor estratégia para a tarefa e começa a refinar a habilidade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602244462)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	É a representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo (DE MEUR & STAES). Este conceito é correlato a:
		
	
	Lateralidade.
	
	Organização espacial.
	
	Organização temporal.
	 
	Coordenação global.
	 
	Esquema corporal.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601943515)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sabe-se que a melhora do desempenho motor na infância e na adolescência está fortemente associada aos processos de crescimento e maturação, assim como depende de aspectos do crescimento físico e das idades cronológica e biológica. Os indivíduos em estágios maturacionais mais avançados apresentam massa corporal e estatura significativamente superiores em comparação com os que estão em estágios mais tardios. Por isso, equipes e clubes que trabalham com atletas profissionais têm submetido muitas crianças e muitos adolescentes, cada vez mais precocemente, a exercícios intensos e duradouros, pois acreditam que, com isso, haverá maior probabilidade de encontrarem novos talentos. Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir. I. O treinamento para uma modalidade esportiva específica pode favorecer um desequilíbrio funcional pré-existente, prejudicando o desempenho e ocasionando lesões musculares. II. II. Programas de fortalecimento e reeducação muscular para crianças podem promover melhora no desempenho na maioria das modalidades esportivas, por favorecer a dinâmica e a precisão dos movimentos. III. Treinamentos esportivos que exigem chutes, saltos e corridas podem ocasionar o desenvolvimento da doença da doença do crescimento que entende-se como um crescimento desordenado da tuberosidade da tíbio por excesso de sobrecarga sobre a estrutura ossea. IV. Considerando-se que indivíduos jovens apresentam maior plasticidade muscular, os efeitos deletérios do treinamento intenso de força são anulados pela realização de exercícios de alongamento. É correto apenas o que se afirma em
		
	
	II e IV.
	
	I, III e IV.
	
	II, III e IV
	 
	I e III.
	 
	I e II.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601781999)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Diversos termos na literatura sobre habilidade motora estão relacionados aos termos: aprendizagem, performance, proficiência e capacidades motoras. Cada termo é utilizado de um modo específico. Marque abaixo a opção que define corretamente um desses conceitos.
		
	
	a performance motora não é observável, mas é sempre influenciada por muitos fatores ambientais.
	 
	as capacidades motoras são características individuais e inatas, que podem ser sujeitas a um desenvolvimento, e que, em conjunto, determinam a aptidão física de um indivíduo
	
	a proficiência motora está relacionada ao inicio da aprendizagem uma habilidade, ou seja, é necessário um bom desempenho cognitivo.
	
	a aprendizagem motora pode ser definida como uma ação motora observável, que deve ser ensinada do mais simples para o mais complexo.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602177224)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nas crianças, o controle motor grosso é desenvolvido rapidamente e, em geral, antes do controle motor fino. Uma atividade que pode ser utilizada para trabalhar o controle motor fino é:
		
	
	Correr entre obstáculos.
	
	Caminhar em diferentes direções.
	
	Saltar de diferentes alturas.
	 
	Empilhar pequenos blocos de montar.
	
	Saltitar em diferentes ritmos.

Outros materiais