Buscar

CASOS DIREITO DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO 1
O sindicato dos empregados de Bares e Restaurantes de Minas gerais celebrou... Analisando o caso concreto apresentado, esclareça se esta norma coletiva se caracteriza como fonte formal material ou formal do direito do trabalho? Esclareça ainda, a diferença entre fontes autônomas e heterônomas.
R: Fonte formal autônoma do D. do trabalho 
Fonte formal heterônomas: São às normas cuja formação é materializada através de agente externo, um terceiro, em geral o Estado, sem participação imediata dos destinatários principais das regras jurídicas. São exemplos: a CR/88, a emenda à Constituição, a lei complementar e a lei ordinária, a Medida provisória, o decreto, a sentença normativa, as súmulas vinculantes editadas pelo STF e os tratados e convenções rati (art. 103-A da CR/88 e a sentença arbitral) ficados pelo Brasil, por ingressarem no ordenamento como lei infraconstitucional.
Fonte formal autônoma: Caracterizam-se pela participação imediata dos destinatários das regras produzidas sem interferência do agente externo.
Determinado princípio geral do direito do trabalho prioriza a verdade real diante da verdade formal. Assim, dentro os documentos que disponham sobre a relação de emprego e o modo efetivo como, concretamente, os fatos ocorreram, deve-se reconhecer estes em detrimento daqueles. Trata-se do princípio:
R: da primazia da realidade.
CASO 2
Ana Maria foi convidada pelo hospital para constituir uma pessoa jurídica e, nessa qualidade, prestar... Insatisfeita Ana Maria entrou com uma ação trabalhista na Justiça do trabalho buscando ver reconhecida sua relação de emprego com o hospital . Ana Maria terá êxito em sua pretensão? Justifique.
R: Ana Maria tem direito, pois trata-se de uma fraude a criação de uma PJ apenas para ela laborar no hospital, além disto, Ana Maria tem direito ao vínculo trabalhista pois preenche todos os requisitos do Art. 3° CLT. 
Considere: I. Prestação de trabalho por pessoa jurídica a um tomador, II. Prestação de trabalho efetuada e com personalidade pelo trabalhador, III. Subordinação ao tomador dos serviços, IV. Prestação de trabalho efetuada com onerosidade. São elementos fático-jurídicos componentes da relação de emprego aos indicados apenas:
R: II, III, IV.
CASO 3
Josenilda foi contratada para trabalhar como cozinheira na residência da família Silva em março de 2013. Ficou ajustado entre as partes que Josenilda trabalharia... Tal situação perdurou até Fevereiro do corrente ano, quando Josenilda foi demitida sem justa causa e recebeu os valores do extinto contrato de trabalho como se fosse empregada doméstica. Fundamente sua resposta.
R:Josenilda teria o direito de ajuíza uma ação trabalhista para receber a diferença devida, pois ao ser dispensada a mesma deveria receber as verbas rescisórias parte como doméstica e parte como trabalhador urbano.
José foi contratado por Gabriel para cuidar de sua fazenda. As funções de José eram cuidar das árvores frutíferas, colher os frutos, cuidar dos animais... As atividades desenvolvidas por José ao longo do contrato de enquadra em que tipo de trabalho?
R:Doméstico.
CASO 4
A empresa Veronick S/A, em processo falimentar, teve seus bens alienados a empresa Belonig S/A. No entanto a Veronick S/A, antes da alienação de seus ativos, figurava...Analisando a situação apresentada em função do instituto da sucessão trabalhista e com base na legislação vigente, esclareça se há ou não sucessão trabalhista?
R:Conforme descrito na Lei de falência 11.101/2005 Art. 141, II.
Considerando-se que ocorreu fusão da empresa A com a empresa B formando-se a empresa AB e que a empresa C foi adquirida pela empresa D, os empregados:
R: da empresa AB e da empresa D preservam com os novos empregadores os antigos contratos de trabalho, com todos os seus efeitos passados, presentes e futuros.
CASO 5
Em 2010 Platão foi contratado pelo Município do Belo Horizonte para prestar serviços internos ligados a administração pública. Em meados de 2016...Platão indignado procurou advogado e entrou com uma reclamação trabalhista , pleiteando o reconhecimento do vínculo...Diante do caso apresentado responda justificadamente:
A)Platão terá êxito da reclamação trabalhista no que concerne ao reconhecimento do vinculo empregatício? Justifique indicando posição jurisprudencial sobre a matéria .
R: Platão não tem direito ao vínculo, pois o mesmo não tem concurso público, conforme Art 37 § 2° da CLT. Súluma 363 TST.
B)Platão faz jus ao pagamento de alguma parcela em decorrência da prestação de serviço acima referida?
R:Platão faz Jus ao pagamento das horas trabalhadas e recolhimento do FGTS. 
Assinale a opção correta. De acordo com a teoria das nulidades no D.T, contrato de trabalho firmado com menores de 12 anos de idade.
R: É absolutamente nulo, por falta de capacidade contratual, mas devendo o menor, segundo jurisprudência do TST, ser indenizado aos menos com o pagamento de salários, uma vez que a força do trabalho já foi desprendida, não havendo como restituir-se os sujeitos ao status que antes.

Continue navegando