Buscar

SEMIOLOGIA NUTRICIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semiologia nutricional 
- Instrumento obrigatório no processo de avaliação nutricional. 
- É o estudo dos sinais e sintomas das doenças humanas e animais DIAGNÓSTICO DE ENFERMIDADES 
Sintoma: é qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo. É a queixa relatada pelo paciente, só ele consegue perceber. 
Sinal: qualquer alteração percebida ou medida por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde. 
- Exame físico: engloba inspeção, palpação e ausculta. É um momento de identificação de sinais que podem levar a sintomas não informados pelo paciente.
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL Avaliação antropométrica + Avaliação bioquímica + Exame físico + Avaliação dietética DIAGNÓSTICO NUTRICIONAL CONDUTA NUTRICIONAL 
Exame físico da cabeça aos pés: cabelo, pele, face, olhos, lábios, boca, língua, unhas, tórax, dorso, membros, abdomen, tecido subcutâneo, sistema músculo-esquelético.
Valores de glicemia de jejum maiores a partir de 126 mg/dl, repetidos em uma nova amostra, confirmam o diagnóstico de Diabetes.
Fácies agudo: paciente exausto, cansado, não consegue manter olhos abertos por muito tempo. Músculos orbiculares palpebrais são os primeiros que se cansam – Desnutrição aguda.
Fácies crônico: paciente parece deprimido, triste, pouco diálogo. Estado de humor comprometido (depressão??). Muitas vezes o que esta motivando um paciente a se comportar como deprimido é a desnutrição à avaliação psicológica e nutricional.
Anemia: Coloração da pele (corado ou descorado); Região palmoplantares, conjuntival e labial. Palidez à Anemia
Desidratação: Causas: ingestão menor que necessidade, perda excessiva, vômitos, diarreia, fístula digestiva, sudorese e poliúria. Solicitar que o paciente produza salivação; Verificar o brilho dos olhos (tendem a ficar “fundos”); Checar a umidade da parte inferior da língua; examinar o turgor da prega (pinçando), quando solta a prega se desfaz rapidamente, pele hidratada; Pele desidratada, a prega se desfaz lentamente.
Icterícia: Coloração amarelada da pele e esclerótica, causada por maior concentração de bilirrubina, pigmento biliar. Icterícia e estado nutricional: geralmente implica alterações na absorção de vitaminas lipossolúveis.
Musculatura temporal: Se for uma atrofia unilateral, descartar associação com nutrição.Se for uma atrofia bitemporal, nos mostra que o paciente parou de mastigar ou deixou de usar a mastigação como fonte principal de ingestão alimentar (dieta hipocalórica) - 3 a 4 semanas já existe atrofia da musculatura.
Bola gordurosa de Bichart: A perda da bola gordurosa de Bichart está relacionada com redução prolongada de reserva calórica (massa gorda). Agudo- atrofia temporal; Crônico-Atrofia da BGB; Sinal de “asa quebrada” ou sinal de “chave” - perda de BGB e musculatura temporal.
Cavidade oral: Língua: glossite (complexo B), branca (falta mastigação), queilite angular (riboflavina e vitamina C), monilíase (imunodeficiência), deficiência de zinco
Massa muscular: a atrofia da região do pescoço e clavícula (supra e infraclaviculares) e da fúrcula esternal indica que o paciente já perdeu massa muscular há muito tempo (perda crônica). A perda da musculatura intercostal e paravertebral: reduz a sustentação corporal à cifose.
ê Capacidade de expansão ventilatória pulmonar à hipoventilação e maior propensão a pneumonia.
Atrofia muscular à maior tempo no ventilador mecânico, levando o paciente desnutrido ao óbito e a infecção, e o início geralmente é pelo pulmão (pneumonia).
Abdome: Distendido, plano ou escavado. O abdome escavado significa que o paciente está privado de alimento há muito tempo. Perda de reserva calórica e baixa imunidade.
Ascite: acúmulo de líquido no interior do abdome
Hepatomegalia: aumento anormal do volume do fígado
Edema: - acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial. Primeiramente deve ser detectado no exame físico, independente da situação clínica.
Situações clínicas conhecidas: insuficiência cardíaca, insuficiência renal, insuficiência hepática, paciente grave (UTI),

Outros materiais