Buscar

ESTUDO DE CASO Fund. da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO - Fundamentos Psicológicos da Educação
MÓDULO/FASE: Módulo C / Fase I
DISCIPLINAS: Psicologia da Educação
TEMA: Construção do conhecimento 
PROBLEMA
Um professor do Ensino Fundamental percebeu que há dois alunos na turma que não têm pleno domínio da leitura e da escrita: leem pausadamente, silabando, com pouca compreensão e escrevem omitindo e trocando letras. Assim, o professor tem se questionado em como proceder com esses alunos: 
1. Deve trabalhar com um só planejamento, com as mesmas atividades para toda a turma? 2. Deve trabalhar com o mesmo planejamento, mas com atividades diferenciadas? 3. Deve trabalhar com um planejamento específico para esses dois alunos, separando os do restante da turma?
QUESTÃO ORIENTADORA
Como a teoria de Vygotsky pode auxiliar esse professor no que diz respeito aos conceitos de interação social e de zona de desenvolvimento proximal?
A interação social é um recurso que o teórico Vygotski apresenta como indispensável para que aconteça a aprendizagem e é de extrema importância que o professor propicie na sala de aula um espaço interativo para que a troca entre os educandos possa ser estabelecida. 
O conceito de desenvolvimento proximal caracteriza-se pela educação da aprendizagem, isto é, muitas vezes uma criança não vai estar preparada para a realização de uma tarefa, porém um adulto vai ajudar esta criança em seu desempenho e mais tarde (quando o aluno estiver maduro para a realização) conseguirá fazer sozinho a proposta. Estimular os alunos é também tarefa do professor, além da família, através da estimulação o aluno irá amadurecendo para poder desenvolver suas potencialidades. 
Para Vygotsky o desenvolvimento do indivíduo se dá pela interação com o outro e com o mundo e é preciso conhecer o que o aluno já é capaz de realizar da zona de desenvolvimento real e atuar naquilo que faz com auxílio zona de desenvolvimento proximal. É preciso que os dois alunos destacados no estudo de caso interajam com os demais alunos e tenham as suas especificidades consideradas. Portanto, a melhor atitude de acordo com a teoria de Vygotsky é trabalhar com o mesmo planejamento mas com atividades diferenciadas para auxiliar os alunos no seu processo de desenvolvimento social, moral e intelectual. Através disso, os alunos não sentiriam excluídos em relação ao resto da turma, pois o mesmo planejamento estaria sendo aplicado aos dois. Se levarmos em consideração a teoria de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky, iremos observar que os dois alunos citados na problematização iriam através dessa teoria primeiramente absorver o que a turma estivesse produzindo com o professor e somente depois iriam ter a base necessária para desenvolver essa habilidades. Torna-se necessária a ajuda do professor para estimular os dois alunos em relação a classe, assim o que hoje os mesmos ouviram futuramente se concretizariam.

Continue navegando