Buscar

01 DIETO 2

Prévia do material em texto

ERIKA WILLIA CARLOS QUEIROZ
	Matrícula: 201402042884
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 03/11/2017 16:07:33 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403135358)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No exame de sangue, podemos medir uma proteína de fase aguda que melhor reflete os estoques de ferro. Quando o resultado obtido está abaixo do limite inferior, apresenta alta especificidade para o diagnóstico de anemia ferropriva. Que proteína é essa?
		
	
	Ceruloplasmina
	
	Hematócrito
	
	Albumina
	 
	Ferritina
	
	Transferrina
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402786009)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma paciente do sexo feminino apresenta risco moderado para doença coronariana, diabetes tipo 2 e mortalidade quando a medida da circunferência de sua cintura corresponde a:
		
	
	90 a 98cm
	
	60 a 68cm
	 
	80 a 88cm
	
	50 a 58cm
	
	70 a 78cm
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402929391)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Alguns autores preconizam o uso de aminoácidos de cadeia ramificada, para prevenir o catabolismo endógeno nos casos de encefalopatia hepática, sem sobrecarregar a função hepática, considerando a recomendação protéica. Assinale a alternativa que apresenta, apenas, aminoácidos de cadeia ramificada.
		
	
	Isoleucina, tirosina e arginina.
	 
	Isoleucina, leucina e valina.
	
	Tirosina, valina e fenilalanina.
	
	Treonina, leucina e triptófano.
	
	Histidina, leucina e tirosina.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402304256)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as Hepatopatias e condições associadas, assinale a alternativa correta:
I.Denomina-se Ascite o acúmulo de líquido no interior da cavidade abdominal, que tende a ocorrer em hepatopatias crônicas. O tratamento básico é o repouso ao leito, a restrição de sal (devido a hipertensão portal), administração de drogas diuréticas e a paracentese terapêutica.
II.O acúmulo de gordura hepática, principalmente na forma de colesterol, pode ocorrer com a ingestão de álcool (Esteatose hepática alcoólica), ou sem a ingestão significativa de álcool, devido principalmente à ingestão exagerada de proteína animal na dieta.
III.As varizes esofagianas estão relacionadas, dentre outras situações, com as Hepatopatias. As fibroses hepáticas levam ao aumento da pressão na Veia Porta e suas tributárias, ocasionando a dilatação observada em vasos do terço inferior do esôfago. O nutricionista precisa estar atento aos sinais e sintomas como disfagia, odinofagia, inapetência, perda de peso, pesquisa de sangue oculto nas fezes positivo, cansaço, fraqueza. Além disso, ajustar a textura e temperatura da dieta, fracionamento e acidez dos alimentos.
IV.O tratamento nutricional da Esteatose baseia-se na suplementação de flavonoides antiinflamatórios e antioxidantes para a prevenção da Cirrose, aumento no consumo de frutas e mel e uso de resveratrol.
V.Na encefalopatia hepática Child-Pugh C, devido ao acúmulo de amônia, substância extremamente tóxica que ultrapassa a barreira hematoencefélica, a oferta protéica da dieta deve ser melhor ajustada, sendo os aminoácidos de cadeia ramificada uma estratégia de prevenção para o catabolismo muscular.
		
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 
	Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402304257)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a fisiopatologia do trato biliar, assinale a alternativa correta:
I. A Bile é formada nos hepatócitos (secretado pelo fígado), armazenada e concentrada na Vesícula Biliar e liberada para a luz duodenal por estímulo do hormônio colecistocinina, através do Esfíncter de Oddi . Caso haja colelitíase com esteatorréia, deve-se atentar para possíveis carências de vitaminas lipossolúveis A, E, D e K.
II. Coledocolitíase (presença de cálculos biliares impactados em ductos que drenam a bile) e Colestase (presença de cálculos biliares impactados na vesícula biliar) são patologias que apresentam sinais e sintomas similares. Para ambos, é necessário tratamento cirúrgico (Colecistectomia), mediante cuidado nutricional pré-operatório (dieta rica em vegetais, frutas e outros alimentos alcalinizantes) e pós-operatório (dieta rica em vegetais, frutas e outros alimentos alcalinizantes, redução de proteínas animais, sal, industrializados, dieta hipolipídica de acordo com a tolerância individual, uso eventual de enzimas digestivas).
III. Icterícia, condição em que a coloração da pele e escleras está alterada, manifesta-se devido à deposição de pigmento biliar (bilirrubina) nos tecidos. A concentração elevada de bilirrubina no sangue pode ocorrer quando uma inflamação ou outras alterações dos hepatócitos impedem a sua excreção para a bile. Alternativamente, os ductos biliares podem estar obstruídos por algum motivo (Ex. um cálculo biliar ou um tumor). Cabe ao nutricionista diagnosticar o que está ocorrendo com o fígado e/ou vesícula biliar, e orientar uma dieta rica em flavonoides antioxidantes, pobre em colesterol e pobre em ferro.
		
	 
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	As alternativas II e III estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	 ERIKA WILLIA CARLOS QUEIROZ
	Matrícula: 201402042884
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 03/11/2017 16:28:00 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402193379)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O principal objetivo do tratamento da Hipertensão Arterial é a redução da morbidade e da mortalidade cardiorrenal. Assinale V no caso de afirmativa verdadeira ou F se a afirmativa for falsa.
( ) Manter o peso corporal na faixa do Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18,5 a 24,9 kg/m2 e praticar regularmente atividade física aeróbica para 30 minutos na maioria dos dias da semana.
( ) Consumir uma dieta rica em frutas, vegetal e baixo conteúdo de gordura poliinsaturada.
( ) Reduzir a ingestão diária de sódio dietético para não mais do que 50 mEq (1,2g de Na ou 3g de NaCl) e, limitar o consumo diário para 30mL de etanol.
( ) Consumir uma dieta rica em vegetais, frutas e de produtos com baixa quantidade de gordura como peixe, frango, carnes vermelhas magras e lacticínios magros.
( ) O Plano alimentar DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) é considerado ideal na redução, de forma expressiva, dos níveis de pressão arterial porque tem como princípio o equilíbrio entre os macro e micronutrientes.
		
	
	V; F; F; F; V.
	
	F; F; F; V; V.
	
	V; V; F; F; F.
	 
	V; F; F; V; V.
	
	F; V; V; V; F.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402186035)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O tratamento alimentar da Hipertensão Arterial Sistêmica inclui uma dieta equilibrada. Pode-se afirmar com relação à dieta DASH (Dietary Approachs to Stop Hypertension):
I) Apresenta baixo teor de sódio
II) Apresenta elevado teor de potássio
III) Apresenta elevado teor de magnésio
IV) Apresenta baixo teor de ácidos graxos saturados
		
	 
	As questões II, III e IV estão corretas
	
	As questões I, II e III estão corretas
 
	
	As questões I, II, III e IV estão corretas
 
	
	Somente as questões I e II estão corretas
	
	Somente as questões I e III estão corretas
 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402193546)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com a proposta da dieta "DASH", é correto afirmar que:
		
	
	as leguminosas, nozes e sementes são fontes ricas em energia, e pobres em magnésio, proteínas e fibras;
	
	os cereais e derivados são fontes importantes de energia e no entanto não contém fibras;
	 
	as hortaliças são fontes ricas em potássio, magnésio e fibras;
	
	os laticínios recomendadossão so integrais e são grandes fontes de cálcio e proteínas;
	
	as carnes, aves e peixes são as melhores fontes de proteínas, magnésio e fibras.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402189299)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As alterações metabólicas encontradas no diabetes melito dos tipos 1 (DM-1) e 2 (DM-2) interferem no estado nutricional e devem ser consideradas no planejamento dietético dos pacientes. Julgue os itens subsequentes em verdadeiro ou falso:
( ) No DM-1, a carência parcial ou total de insulina leva ao desenvolvimento de um quadro hiperglicêmico, que é atenuado pela redução da produção hepática de glicose, pelas vias de glicogenólise e gliconeogênese.
( ) Quando ocorre hiperglicemia e hiperinsulinemia, é observada a estimulação da síntese de triacilgliceróis no fígado. Esse quadro provoca uma hipertrigliceridemia, sem, contudo, estar associado a hiperquilomicronemia.
( ) No diabetes, a elevação do colesterol se deve ao aumento da glicação das partículas de VLDL.
( ) Em idosos diabéticos, mesmo quando o nível de insulina é suficiente para prevenir cetose, caso houver falta de controle da doença, a hiperglicemia induz a diurese osmótica e o alto risco de desidratação.
		
	
	V, F, F, F
	
	F, V, F, F
	
	V, F, V, F
	 
	F,V, F, V
	
	F, V, V, V,
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402193543)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os ácidos graxos saturados, trans e poliinsaturados omega-3 apresentam, respectivamente, as seguintes propriedades sobre os lipídios séricos:
		
	
	↓ Colesterol HDL, ↑ Colesterol LDL e ↑ oxidação da LDL
	 
	↑ Colesterol LDL, ↓ Colesterol HDL e ↓ oxidação da LDL
	
	↑ Colesterol HDL, ↑ Colesterol LDL e ↓ oxidação da LDL
	
	↑ Colesterol HDL, ↑ Colesterol LDL e ↑ oxidação da LDL
	: ERIKA WILLIA CARLOS QUEIROZ
	Matrícula: 201402042884
	Desempenho: 0,2 de 0,5
	Data: 03/11/2017 16:42:01 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402192606)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O paciente pediátrico portador de insuficiência renal crônica pode apresentar doença óssea metabólica que prejudica o seu crescimento. A oferta dos micronutrientes cálcio e fósforo, respectivamente, deve ter as seguintes características:
		
	 
	Alta e baixa
	
	Alta e alta
	
	Baixa e baixa
	
	Baixa e normal
	 
	Normal e baixa
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402737643)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação ao tratamento dietoterápico para pacientes portadores de pancreatite crônica, avalie as asserções a seguir. A substituição de óleo de soja pelo triglicerídeo de cadeia média (TCM) é uma conduta adequada para pacientes portadores de pancreatite crônica. PORQUE Os triacilgliceróis de cadeia longa (TCL) presentes no óleo de soja, ao contrário do TCM, requerem as lipases pancreáticas para serem desdobrados e absorvidos no intestino delgado. Acerca das asserções acima, assinale a opção correta.
		
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas asserções são proposições falsas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403184610)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As doenças da vesícula biliar incluem a: colelitíase, colecistite, colangite aguda e colangite esclerosante. Com relação a essas doenças, é correto afirmar que:
I - Na colelitíase, há a formação de cálculos biliares (pedras de colesterol não pigmentadas, compostas por colesterol, bilirrubina e sais de cálcio), na ausência de infecção da vesícula biliar.
II - Na colecistite, há inflamação da vesícula biliar que pode ser aguda ou crônica.
III - Na colangite, aguda há inflamação dos ductos biliares, sendo necessário o uso de antibióticos.
IV - A colangite esclerosante pode resultar em sepse e insuficiência hepática.
		
	
	Apenas os itens II e III estão corretos.
	
	Apenas os itens I e III estão corretos.
	
	Apenas os itens II e IV estão corretos.
	
	Apenas os itens I e IV estão corretos.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402189304)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No tratamento da hipertensão arterial, a dietoterapia é fundamental, não somente no que concerne à ingestão de sódio, mas também na qualidade dos lipídeos. Aponte o óleo que apresenta maior oferta de ácido graxo linolênico na sua composição:
		
	
	de milho.
	 
	de canola.
	
	de girassol.
	
	de coco.
	 
	de oliva.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402193394)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um obeso, de 55 anos de idade, portador de diabetes tipo 2 e HAS, foi atendido no ambulatório da unidade básica de saúde do seu bairro, com a sua pressão arterial em 160 mmHg x 100 mmHg. Foram solicitados alguns exames, cujos resultados apresentam glicemia de jejum de 170mg/dl e colesterol total de 350mg/dl. Considerando as condições de saúde desse indivíduo e os resultados dos seus exames laboratoriais, a dieta recomendada deve ser:
		
	 
	hipocolesterolêmica, normossódica e hipocalórica
	
	hiperprotéica, hipocalêmica e hipocalórica.
	
	hipocolesterolêmica, hipoprotéica e normocalórica
	 
	hipocolesterolêmica, hipocalêmica e hipocalórica
	
	hipossódica, hipolipídica e normocalórica

Continue navegando