Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 4: TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202327762)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os diferentes paradigmas que orientaram a educação de pessoas com deficiência no Brasil mostram que está ocorrendo uma passagem do paradigma da integração para o paradigma da inclusão. Fazendo um paralelo desse processo educacional das pessoas com deficiência, assinale a opção correta sobre o processo de inclusão na prática de exercícios físicos .
		
	
	A Academia de Ginástica nunca deverá se adequar às potencialidades e necessidades de todos os clientes.
	
	Os profissionais de Educação Física têm pouca possibilidade de contribuir com o processo de inclusão de pessoas com deficiência, pois elas possuem limitações que impedem a participação aulas coletivas, como de ciclismo estacionário.
	
	As condições para a prática do exercício físico deverão ser proporcionadas por academias especializadas apenas ao atendimento de pessoas com deficiência.
	 
	O convívio com a diversidade humana e a diferença é valorizado no paradigma da inclusão, portanto, todos os espaços, públicos e privados, devem propiciar o pleno acesso às pessoas com deficiência.
	
	Cabe ao cliente com deficiência adequar-se aos espaços oferecidos na Academia bem como a metodologia de treino utilizada pelo Profissional de Educação Física.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201357946)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Embora a perspectiva Inclusiva apresente alguns avanços importantes e inegáveis, é fato que, ainda nos dias de hoje, as pessoas com deficiências ainda sejam excluídas nas mais diferentes dimensões da sociedade. Com base nessa assertiva, assinale dentre as opções abaixo, aquela que apresenta somente opções que constituem limitações ou impedimentos experimentados pelas pessoas com deficiências.
		
	
	De se casarem, de constituírem família e de terem uma profissão.
	
	De terem filhos, de terem acesso a sistemas de saúde eficazes e de terem adaptações arquitetônicas nas vias públicas.
	 
	Transportes adaptados as suas necessidades, prática regular de esportes e espaços de lazer.
	
	De ter acesso e concluir curso superior, de terem adaptações nas vias públicas que os permitam o exercício do direito de ir e vir e de terem acessibilidade em todos os estabelecimentos comerciais.
	
	De morarem sozinhas, de term uma profissão e de terem autonomia financeira.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201358011)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere o texto abaixo extraído do Jornal O Globo de 23/04/2011:
Nas escolas, falta de rampas e banheiros adaptados é obstáculo para crianças e adolescentes PORTADORES DE DEFICIÊNCIA(1). Dandara Tinoco e Isabela Martin
"Para Igor Ramos da Costa, de 14 anos, aluno do 5º ano da Escola municipal Antônio Austregésilo, em Bangu, Zona Oeste do Rio, a dificuldade começa ainda no caminho para a escola: - Conseguimos, na Justiça, que um transporte traga as crianças ALEIJADAS(2), mas, se têm aula de reforço, temos que pagar a Van. Em frente à escola, a calçada é cheia de buracos e não tem rampas. A entrada deles tem de ser por um local diferente das outras crianças, porque onde elas entram há dois degraus - conta sua mãe, a dona de casa Cláudia Regina da Costa. Dentro da escola não há rampas, e a saída da direção foi improvisar: uma inclinação de madeira é removida de sala a sala. No banheiro, foi colocada uma mesa escolar com um colchão, usada para que as mães troquem as fraldas das crianças. Todas as escolas têm obrigação de se preparar para receber ALUNOS ESPECIAIS(3) defende a dona de casa Patrícia Amorim, mãe de Rafaela Amorim, de 11 anos, aluna do 3º ano da Escola Antônio Austregésilo. - Há alguns anos, fui a uma ESCOLA COMUM(4) perto da minha casa, em Realengo, tentar matricular Rafaela. Disseram que não trabalhavam com crianças especiais. Quando uma mãe ouve isso, fica deprimida. Os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram uma realidade ainda pior há dez anos. Em 2000, o percentual de escolas acessíveis era de apenas 2,9%. A adequação dos prédios escolares é determinada por decreto federal. Para a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Claudia Dutra, apesar do percentual ainda baixo, é preciso destacar o aumento do número de estabelecimentos adaptados: - O indicador de 20% demonstra, por um lado, o desafio de manter e fortalecer políticas de inclusão escolar. E, por outro, o crescimento do número de escolas acessíveis demonstra que há uma busca do sistema de ensino de apoiar a adequação arquitetônica dos prédios".
 Disponível em: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/04/23/nas-escolas-falta-de-rampas-banheiros-adaptados-obstaculo-para-criancas-adolescentes-portadores-de-deficiencias-924305143.asp#ixzz1LfVsphNU.
O texto acima contém 04 expressões, em CAIXA ALTA e NUMERADAS, que foram alteradas do texto original. Marque dentre as opções abaixo aquela que apresenta a única sequência que substitui essas expressões de modo a atender a terminologia adequada a uma Educação Inclusiva.
		
	
	Deficientes, defeituosas, portadores de deficiência, escola especial.
	
	Especiais, retardadas, com deficiência, escola especial.
	
	Com deficiência, defeituosas, com deficiência, escola para portadores.
	 
	Com deficiência, com deficiência física, com deficiência, escola regular.
	
	Deficiente, portador de necessidades especiais, deficiente, escola adequada.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201362468)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação a Educação Física Adaptada praticada nas escolas do Brasil, no que diz respeito à sua aplicabilidade no cotidiano das aulas, considere as responsabilidades descritas abaixo:
1) Agir em função das especificidades de atendimento a pessoa com deficiência, percebendo as diferenças e valorizando as potencialidades individuais.
2) Criar métodos para lidar com o deficiente, de modo a tornar viável a formação do corpo produtivo e saudável.
3) Atuar em sintonia com o enfoque inicial dos programas de atividade física para pessoas com deficiência, de caráter médico cuja finalidade é prevenir doenças.
4) Desenvolver uma nova práxis da Educação Física Escolar voltada para o atendimento às pessoas com necessidades especiais de modo a tornar viável a prática do princípio de inclusão.
5) Elaborar planos de ensino coerentes com as necessidades educacionais especiais com foco na aprendizagem segundo suas capacidades.
Assinale a opção que apresenta apenas responsabilidades coerentes com o Princípio da Inclusão.
		
	
	2, 3, 4
	 
	1, 2, 5
	 
	1, 4, 5
	
	1, 2, 3
	
	2, 3, 5
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201387019)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considerando as pessoas com deficiências de diferentes tipos e graus de comprometimento e sua participação nas aulas de Educação Física e nos esportes, assinale dentre as afirmativas abaixo, a única VERDADEIRA.
		
	
	A Educação Física adaptada para pessoas com deficiência(s) se diferencia radicalmente em seus conteúdos, pois compreende técnicas, métodos e formas de organização especiais que propiciam uma possibilidade de participação das pessoas com deficiências dentro de suas limitações e capacidades.
	
	O goalball é uma modalidade praticada por pessoas com deficiência visual e também por amputados de membros inferiores, sendo por isso caracterizado como modalidade exclusiva, ou seja, não demanda adaptações na sua estrutura para ser praticado por estas pessoas.
	 
	Para promover a inclusão da pessoa com deficiência(s), bem como o respeito as diferenças, limitações e capacidades, pode-se utilizar nas aulas de Educação Física modalidades esportivas com as devidas adaptações em suas regras e formas de participação como vôlei sentado, goalball e basquete sobre rodas.
	 
	As adaptações necessárias à participação efetiva das pessoas com deficiências nos esportes e nas aulas de Educação Física podem ocorrerna infraestrutura, nos recursos materiais e nas estratégias e métodos de ensino.
	
	Uma das modalidades esportivas exclusivas, que pode ser praticada por pessoas com deficiência motora, é o vôlei sentado, que consiste de um esporte sem rede praticado sentado por pessoas com limitações de mobilidade.

Outros materiais