Buscar

simulados dieto 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Dieto 2
1a Questão Com relação ao tratamento dietoterápico para pacientes portadores de pancreatite crônica, avalie as asserções a seguir. A substituição de óleo de soja pelo triglicerídeo de cadeia média (TCM) é uma conduta adequada para pacientes portadores de pancreatite crônica. PORQUE Os triacilgliceróis de cadeia longa (TCL) presentes no óleo de soja, ao contrário do TCM, requerem as lipases pancreáticas para serem desdobrados e absorvidos no intestino delgado. Acerca das asserções acima, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
2a Questão Em condições normais, durante as refeições, a gordura que chega ao duodeno estimula a liberação de CCK que contrai a vesícula e relaxa o esfíncter de Oddi, fazendo com que a secreção biliar saia da vesícula e vá para o duodeno. No entanto, na presença de distúrbios funcionais na vesícula biliar pode ocorrer comprometimento deste processo. Dentre os mais comuns tem-se a colelitíase biliar (formação de cálculos). Em relação à terapia nutricional neste caso, é correto afirmar: (I) Em pessoas suscetíveis à formação de cálculos, em virtude de sua natureza ser de cunho multifatorial, não há um tratamento dietético específico para sua prevenção. (II) A recomendação dietética não necessita concentrar-se em uma dieta hipolipídica, por não haver necessidade de prevenir as contrações da vesícula biliar, especialmente na fase aguda. (III) Após a colecistectomia , a via de administração da dieta deve ser oral conforme a tolerância do paciente e após a readaptação da secreção biliar diretamente do fígado para o intestino, recomenda-se uma dieta normolipídica.
I e II
Todas as alternativas acima estão incorretas
I,II e III
II e III
I e III
3a Questão Sabemos que a Diabetes tem suas classificações de acordo com a origem e suas particularidades metabólicas, sendo assim assinale a alternativa que apresenta a característica comum entre tipo II e diabetes gestacional.
Tendência a baixo peso.
Presença de anticorpos para células do pâncreas.
Ausência de história familiar da doença.
Dependência do uso de insulina.
Resistência à insulina.
4a Questão Alguns autores preconizam o uso de aminoácidos de cadeia ramificada, para prevenir o catabolismo endógeno nos casos de encefalopatia hepática, sem sobrecarregar a função hepática, considerando a recomendação protéica. Assinale a alternativa que apresenta, apenas, aminoácidos de cadeia ramificada.
Isoleucina, tirosina e arginina.
Isoleucina, leucina e valina.
Tirosina, valina e fenilalanina.
Histidina, leucina e tirosina.
Treonina, leucina e triptófano.
5a Questão Correlacione:
1. icterícia, intolerância às gorduras	( ) insuficiência hepáitca
2. fenilalanina, tirosina, triptofano	( ) aminoácidos ramificados
3. prologamento de protrombina, hipoalbuminemia	( ) encefalopatia
4. valina, leucina e isoleucina	( ) aminoácidos aromáticos
5. hiperamonemia, flapping	( ) coledocolitíase
3, 2, 5, 4, 1
1, 4, 5, 2, 3
3, 4, 5, 2, 1
4, 5, 2, 3, 1
1, 2, 3, 4, 5
1a Questão A sucralose é um edulcorante muito utilizado atualmente e, como característica, tem
classificação na categoria de poliálcoois.
liberação de valor calórico de 4 kcal/g.
poder edulcorante 180 vezes maior do que o do açúcar.
sabor residual amargo.
estabilidade sob altas temperaturas.
2a Questão O diabetes mellitus é caracterizado por hiperglicemia crônica decorrente da baixa ou ausência de produção de insulina pelo pâncreas. Dentre os sintomas da hiperglicemia pode-se citar:
polidipsia e alteração ponderal;
náuseas e fadiga;
polifagia e ganho de peso;
vômitos e sudorese
hipofagia e poliúria frequente
3a Questão Para o planejamento de uma dieta restrita em sódio considera-se importante que você profissional de nutrição conheça as fontes dietéticas de sódio. O brasileiro consome muito além da recomendação diária. 35 a 80% do sódio dietético são provenientes de:
Água quimicamente diluída;
Alimentos protéicos de origem animal;
Alimentos processados;
Sal adicionado aos alimentos durante a preparação ou a mesa;
Alimentos protéicos de origem vegetal;
4a Questão Paciente alcoólatra, apresentando elevação das transaminases, com quadro de hipertensão portal, ascite e encefalopatia hepática. Dentre as recomendações dietoterápicas para esses pacientes recomenda-se:
Restringir o sódio e escolher uma dieta hiperprotéica (2,8 g/ kg/ dia).
Restringir o sódio e escolher dieta rica em aminoácidos aromáticos.
Restringir o sódio e escolher preferencialmente alimentos que contenham aminoácidos de cadeia ramificada.
Restringir a ingestão de sódio e restringir aminoácidos sulfurados.
Restringir a ingestão de sódio e o teor de aminoácidos de cadeia ramificada da dieta.
5a Questão A hipoglicemia é a complicação mais comum e mais séria associada ao tratamento com insulina. É correto afirmar:
I) Os sinais e sintomas são inespecíficos e podem ocorrer por inúmeras outras causas.
II) A hipoglicemia noturna pode ocorrer em até 30% dos pacientes com DM tipo 1 e deve ser suspeitada naqueles que apresentam pesadelos frequentes, sudorese noturna e cefaléia matinal.
III) Efeito Somogyi consiste na hiperglicemia de rebote resultante da liberação de hormônios contra-reguladores em resposta a uma hipoglicemia aguda.
IV) Deve fazer parte do tratamento da hipoglicemia para os indivíduos com nível de consciência preservado, o uso de tabletes de glicose (60g) por via oral
Só existe uma afirmativa correta
Somente as afirmativas I e IV estão corretas
As afirmativas I, II e III estão corretas
Somente as afirmativas III e IV estão corretas
Todas as afirmativas estão incorretas
1a Questão O câncer tem características hipermetabólicas que envolvem tanto o catabolismo, quanto o anabolismo, considerando a necessidade energética para o seu desenvolvimento e o próprio crescimento do tumor. Com o avançar das fases da doença percebe-se queda da imunidade e alterações nutricionais referentes a exames laboratoriais, semiologia nutricional e antropometria. Diante do exposto, marque a alternativa correta com relação às recomendações nutricionais para pacientes portadores do câncer:
Zinco, selênio, cobre e cálcio devem ser contraindicados para pacientes portadores de neoplasias e que estejam na fase de progressão tumoral.
Indivíduos portadores de neoplasias devem evitar alimentação normocalórica a fim de evitar a perda ponderal natural da progressão da doença.
Nutrientes como o sódio, o cálcio, o potássio e as proteínas são recomendadas para pacientes portadores do câncer por evitar a perda de peso ao inibir a ação dos agentes promotores.
Diante de um quadro de caquexia do câncer recomenda-se a oferta de dieta hipercalórica, hiperproteica, normoglicídica e normolipídica.
O tumor na fase inicial requer grande quantidade de energia e pode comprometer o estado nutricional do hospedeiro, o que justifica a oferta de dieta hipercalória, hiperproteica e hiperglicídica.
2a Questão Na dieta para nefropatia diabética associada à diálise peritoneal contínua, as recomendações nutricionais dos macronutrientes carboidratos, lipídeos e proteínas, em percentuais calóricos são, respectivamente:
60, 30, 10
35, 30, 20
70, 20, 10
50, 35, 15
40, 35, 25
3a Questão Assinale verdadeiro ou falso para as afirmativas abaixo e identifique a sequência correta.
I) O infarto é um foco de isquemia no miocárdio, sem necrose, resultante de perfusão inadequada do tecido.
II) A restrição na ingestão de sódio está indicada para todos os pacientes com insuficiência cardíaca.
III) Normalmente há necessidade de restringir a ingestão de líquidos para todos os pacientes com insuficiência cardíaca.
IV) Um
paciente com níveis sanguíneos de triglicerídeos = 250 mg/dl, deve-se recomendar o consumo de uma dieta hipolipídica (< 15% VET)
F, V, F, F
V, V, V, V
F, V, V, F
V, F, V, V
F, F, V, V
4a Questão Assinale verdadeiro ou falso para as afirmativas abaixo e identifique a sequência correta.
I) A albuminúria é considerada um marcador da Doença Renal Crônica, favorecendo principalmente a avaliação da lesão renal;
II) A prevalência de desnutrição em pacientes em Hemodiálise (HD) é na ordem de 20-70%, sendo normalmente relacionada à ingestão alimentar inadequada e à inflamação;
III) A literatura afirma que pacientes em HD devem manter um alto IMC (ideal > 23 kg/m2) e que quanto maior o IMC, há menor risco de mortalidade neste grupo. Este fenômeno é reconhecido como epidemiologia reversa;
IV) Quando o paciente apresenta elevado ganho de peso interdialítico, apresenta mais chance de crises de hipotensão e cãibras durante a HD;
F, V, V, F
V, V, V, F
V, F, V, V
V, V, V, V
F, F, V, V
5a Questão Com relação aos objetivos do tratamento dietoterápico no diabetes mellitus tipo I e II é correto afirmar que:
No diabetes mellitus tipo I deve-se controlar a glicemia, tratar dislipidemia e a obesidade.
No diabetes mellitus tipo I é importante que os pais reconheçam a demanda nutricional aumentada. Dessa forma, não deve haver restrição de alimentos, mas controle da hiperglicemia.
No diabetes mellitus tipo II deve-se aumentar o aporte calórico e energético para melhorar a sensibilidade a insulina.
No diabetes mellitus tipo I deve-se manter pressão arterial em valores dentro da normalidade e reduzir peso corporal, para melhorar a captura de glicose e aumentar a sensibilidade a insulina.
No diabetes mellitus tipo II deve-se garantir aporte calórico-protéico, visto que os pacientes geralmente encontram-se desnutridos.
1a Questão A queimadura provoca respostas metabólicas importantes, repercutindo diretamente no estado nutricional do indivíduo. Assinale as alternativas classificando em verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) A perda de líquidos na queimadura é proporcional à extensão da lesão.
( ) A fase de recuperação começa junto com a fase aguda e não exige altos níveis de energia.
( ) A fase flow é caracterizada pelo alto consumo de oxigênio total, gasto energético de repouso elevado e perdas aceleradas de nitrogênio e potássio.
( ) A fase ebb é caracterizada pelo baixo consumo de oxigênio total e uma menor taxa metabólica.
( ) O objetivo inicial nas primeiras horas é a reposiçao hídrica e estabilização do paciente
V, F, V, V, V
F, F, V, V, F
V, F, F, F, V
V, V, V, V, V
V, F, V, V, F
2a Questão Osteoporose é a doença óssea metabólica mais freqüente, sendo a fratura a sua manifestação clínica. É definida patologicamente como "diminuição absoluta da quantidade de osso e desestruturação da sua microarquitetura levando a um estado de fragilidade em que podem ocorrer fraturas após traumas mínimos". É considerada um grave problema de saúde pública, sendo uma das mais importantes doenças associadas com o envelhecimento. Alguns fatores nutricionais estão envolvidos no seu desenvolvimento, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso com relação a fatores que podem contribuir para osteoporose:
Certo	ingestão deficiente de fibras F
Certo	ingestão inadequada de cálcio V
Certo	consumo excessivo de álcool V
Certo	consumo excessivo de cafeína V
Certo	consumo excessivo de café puro, chá preto, mate e guaraná em pó V
3a Questão A desnutrição proteico-calórica, problema comum em pacientes portadores de câncer, eleva as taxas de complicações e mortalidade. Tumores do trato digestório, tais como o câncer colorretal (ou do canal anal), levam a obstruções que interferem na absorção de nutrientes, resultando perda ponderal. Entre os sintomas do câncer colorretal estão dores, sangramentos e diarreia. Nesse contexto, o tratamento radioquimioterápico pode ser recomendado. Todavia, esse tipo de tratamento pode agravar o estado nutricional do paciente induzindo o surgimento de náuseas, vômitos, diarreia e fibrose do canal anal. Dessa forma, faz-se necessária a utilização de dietas pobres em resíduos, a fim de prevenir a impactação fecal, reduzir a frequência e esforço nas evacuações e o volume fecal, com vistas a evitar a piora do quadro clínico.
Considerando o texto e as condutas nutricionais a serem adotadas com pacientes acometidos de câncer colorretal, avalie as afirmações a seguir. 
I. O uso de fórmulas com baixo teor de resíduos e com aporte calórico e proteico que complemente a dieta artesanal com pouco resíduo (in natura) parece ser mais indicado para evitar o agravamento da depleção nutricional em pacientes com tumor colorretal tratados com radioquimioterapia associada.
II. A dieta líquida artesanal, com alimentos in natura e com baixo teor de resíduo, não atinge as recomendações nutricionais preconizadas para um paciente adulto com câncer colorretal e desnutrição proteico-calórica instalada.
III. A dietoterapia para pacientes com câncer colorretal deve incluir cereais integrais, leites e derivados, para se garantir um aporte energético e proteico mais adequado, favorecendo a melhora do quadro nutricional. 
IV. Os pacientes devem ser estimulados a receber dietas pela via enteral, através de sonda nasogástrica, pois essa é a forma fisiológica de alimentá-los e estimulá-los a contribuir para o seu tratamento, dado o efeito psicológico positivo que ela causa.
V. A terapia nutricional no paciente oncológico deve prevenir ou tratar a desnutrição, modular a resposta orgânica, controlar os efeitos adversos do tratamento e melhorar a qualidade de vida.
É correto apenas o que se afirma em
I, III e IV.
II, IV e V.
I, II e V.
II, III e IV.
I, III e V.
4a Questão A resposta metabólica a doença crítica, lesão traumática, sepse, queimadura ou grandes cirurgias é complexa e envolve a maioria das vias metabólicas. Em relação ao cuidado nutricional no estresse metabólico é correto afirmar que:
A produção ingerida de calorias não protéicas por grama de nitrogênio para pacientes criticamente doentes é de 150:1
A necessidade de energia para apcientes ventilados mecanicamente e sedados é sempre superior a 30 Kcal não protéicas/kg/dia
O fornecimento de aminoácidos exógenos altera o estado catabólico e promove o equilíbrio nitrogenado em doentes sépticos
Os pacientes estressados metabolicamente necessitam de cargas calóricas maciças para reduzir o catabolismo
A necessidade ótima de proteína para pacientes criticamente doentes se situa em torno de 1,5 a 2,0g/kg/dia
5a Questão A recomendação de proteína em kg/PC/dia, no paciente adulto com nefropatia diabética, deve ser:
0,6g 1,1g 0,8g 
2g 0,65g

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais