Buscar

Vegetarianismo e Veganismo

Prévia do material em texto

Centro universitário Unieuro
Alunos (as): Ana Carolina, Evellyn Cristina, Joyce Ribeiro, Karoline Costa, Kathlen Salgueiro, Jéssica Luiza,Renata Chagas .
Semestre/Curso: 4º semestre de Nutrição		Turno: Matutino
Vegetarianismo 
O vegetarianismo é adotado como prática alimentar por diversas razões e baseiam em preferências pessoais, motivos de saúde, religiosos, ecológicos e sociais e outros. Os vegetarianos se abstém de quase todos ”ingredientes” de origem animal, alimentando-se exclusivamente de produtos vegetais. Os vegetarianos não se alimentam de carne, mas continua consumindo produtos de origem animal, como ovos e laticínios. Sua prática é menos radical e menos coerente, isso porque vai contra a matança, mas não contra a exploração no sentido amplo, abrindo concessão à indústria de laticínios, ovos e outros. No tocante à religião, o principal argumento é o da compaixão pelos seres em geral, e a postura contra o derramamento de sangue de qualquer espécie, pois este potencializaria o sofrimento no mundo.
A Associação Americana de Dietética a as Nutricionistas do Canadá (the American Dietetic Association and Dietitians of Canada) reconhecem os benefícios da dieta vegetariana equilibrada, incluindo a dieta vegana, para todos os indivíduos e durante todas as fases da vida. Contudo, alguns nutrientes específicos podem não estar disponíveis em dietas vegetarianas, predispondo ao risco de desenvolvimento de doenças carências. Embora os vegetais proporcionem menor oferta proteica em relação aos alimentos de origem animal, as dietas vegetarianas são adequadas e, geralmente, excedem as necessidades de proteínas (Posicionamento ADA: dietas vegetarianas).A constatação da ausência de alguns aminoácidos essenciais em determinadas proteínas de origem vegetal também não constitui limitação à adequação de dietas vegetarianas, visto que as possíveis deficiências são facilmente compensadas pela combinação de alimentos vegetais complementares, como as verduras, os legumes, os grãos integrais, as nozes e as sementes consumidos ao longo do dia. Além disso, o balanço de aminoácidos da proteína da soja é comparável ao da proteína obtida de alimentos de origem animal, como o da carne vermelha. 
Desmistificando o que o povo fala, podemos destacar alguns pontos críticos de quem não é praticante como:
Vegetarianos podem sofrer com falta de nutrientes, como ferro, cálcio e vitamina B12?
Mito: A dieta vegetariana é segura quando bem planejada. Se seguida normalmente, não há o risco de desenvolver uma deficiência nutricional. 
Vegetarianos são mais suscetíveis a doenças relacionadas à falta de alimentação	 saudável?
Mito: Se o vegetariano tiver uma alimentação saudável, equilibrada, com proteínas, vitaminas e minerais, não há impacto negativo na saúde. 
Quem	 é vegetariano não	come	proteína?
Mito: Os vegetarianos que consomem ovos e leite comem proteína animal. Já os que não consomem nada de origem animal conseguem a proteína de origem vegetal vinda das leguminosas, como o feijão, grão-de-bico, lentilha ou soja. As oleaginosas, como nozes e amêndoas, também têm proteína vegetal.
Os vegetarianos tendem a viver menos, já que comem menos proteínas? 
Mito: Os que seguem a dieta à risca acabam consumindo melhores alimentos, maiores quantidades de vegetais, de legumes, de verduras e de frutas. Com isso diminuem o consumo de gorduras saturadas e acabam sendo até mais saudáveis.
Vegetarianos têm maior perda muscular na terceira idade, por causa da falta de proteínas?  
Mito: Na verdade, com o passar dos anos e com o envelhecimento, a população inteira sofre com redução da massa muscular. Com uma alimentação balanceada e atividade física, os idosos adeptos do vegetarianismo também conseguem manter a massa muscular adequada para a idade. 
Criança vegetariana e risco de problema?
Mito: A criança pode ser saudável, desde que siga a dieta vegetariana de uma forma equilibrada, variedade de legumes, verduras e frutas é fundamental. 
Vegetarianos nunca ficam doentes, já que só comem alimentos saudáveis  
Mito. Qualquer pessoa, por mais que tenha uma alimentação saudável e bons hábitos, pode ficar doente.  
Vegetarianos não engordam, pois só comem saladas? 
Mito: Vegetarianos podem engordar se não seguirem uma boa dieta. Se não tiver um equilíbrio na escolha dos alimentos, aumenta-se o consumo de carboidratos, para saciar. Com isso, aumenta também o consumo de doces e acaba engordando.
Veganismo
O veganismo é um estilo de vida que visa à eliminação de todo e qualquer tipo de exploração de animais. Isso inclui não apenas a alimentação, mas o vestuário, testes, composição de produtos diversos, no entretenimento, comércio, rituais religiosos, caça e pesca e entre outras práticas que envolva animais. O veganismo não está associado á crenças políticas, cultura, ou estilos musicais, e sim na defesa e respeito aos animais. Essa pratica alimentar não consome nenhum produto de origem animal, isso passa pela carne, pelo leite e seus derivados, ovos, mel, lã, etc. A dificuldade maior em não consumir esses alimentos encontra-se no fato de que a maior parte dos produtos industrializados possui um ou mais deles em sua composição. No entanto, é importante que produtos que possuam tais ingredientes, ainda que em pequenas quantidades, sejam fraudados, optando-se por produtos que não os contenham em sua composição. Muitos vegetarianos optam por não consumir alimentos industrializados para, desta maneira, evitar o consumo de alimentos cuja composição não seja bem conhecida. Tal escolha é uma opção pessoal, não sendo tal prática inerente ao veganismo. Desde que isentos de ingredientes de origem animal, alimentos industrializados podem ser consumidos por vegetarianos.
O veganismo não é só uma opção alimentar, mas uma postura ética diante do sofrimento e da exploração em relação aos animais. Muitas doenças são evitadas ou tem seus riscos minimizados com a alimentação sem carne. Sem dúvida é uma opção saudável e benéfica ao organismo.
Segundo a Position of the American Dietetic Association e Dietitians of Canadá (ADA), a dieta vegana e outras formas de vegetarianismo podem atender às recomendações nutricionais atuais. Em certos casos, o uso de alimentos enriquecidos ou suplementos serão essenciais para atender às demandas de nutrientes específicos. Os nutrientes que devem ter maior atenção para os seguidores da dieta vegetariana são proteína, ferro, zinco, cálcio, vitamina D, vitamina B12, vitamina A, ácidos graxos n-3, iodo e fibras (ADA, 2003).A cobalamina ou vitamina B12 está presente apenas em produtos de origem animal, sendo sintetizada por bactérias específicas. A ausência desta vitamina em alimentos de origem vegetal resulta em uma deficiência frequente em veganos e pode levar ao surgimento de doenças sanguíneas e nervosas, resultando em quadros de irritação, depressão, amnésia, entre outros (SILVA et al, 2011). 
A dieta vegetariana do tipo vegana, sendo uma dieta mais restrita, implica na ausência de diversos alimentos e, por esse motivo, pode favorecer ao surgimento de carências nutricionais. Dessa forma, a ausência de planejamento alimentar adequado pode acarretar em deficiências nutricionais graves, implicando negativamente sobre a saúde do indivíduo. Porém, se for bem planejada, pode ser adequada a todos os estágios do ciclo vital, inclusive durante a gestação, lactação, infância e adolescência (ADA, 2003).
Desmistificando o que as pessoas falam, podemos destacar alguns pontos críticos de quem não é praticante como:
Vegetarianos e veganismo são a mesma coisa? 
O vegetarianismo pode ser adotado por diversos motivos: saúde, religião, ética, entre outros. Já o principal foco do veganismo é a questão ética pela não exploração dos animais. Quem é vegan opta por não consumir nenhum produto de origem animal. Por exemplo, carnes, leite e derivados, ovos, mel, lá, casacos de pele, etc. Já o vegetarianismo não consome carne, porém é permitido outros produtos de origem animal, como laticínios e ovos. 
Veganos têm deficiênciade cálcio? 
Mito. Apesar do leite da vaca ser uma fonte rica em cálcio, ela não é a única. Hoje em dia existe uma infinidade de leites vegetais fortificados que possuem um alto teor de cálcio e nutrientes que são equivalentes ao leite da vaca. Alimentos como tofu, couve e brócolis também são excelentes fontes de cálcio. 
Consumir grandes quantidades de soja faz mal para à saúde? 
Mito. Apesar de nada em excesso fazer bem, é sim permitido consumir soja em grandes quantidades. Mas é necessário manter uma alimentação equilibrada e completa e não ficar dependendo apenas dela.  
Veganismo faz mal para a saúde? 
Mito. Muito pelo contrário. As pessoas que optam por serem veganas apresentam menos quantidade de colesterol no organismo e são menos propícias a desenvolverem doenças. 
Veganos perdem peso com facilidade? 
Mito. Uma dieta vegana não possui um baixo teor de gordura, consequentemente não garante a perda de peso com maior facilidade. É possível usar a dieta vegana para perder peso, se junto a ela houver uma rotina regular de exercícios. 
Crianças não podem ser veganas? 
Mito. Desde que a dieta seja muito bem planejada e acompanhada por nutricionista, as crianças podem sim fazer parte da comunidade vegan. 
Vegano não consome proteína? 
Mito. Não é apenas a carne que é uma fonte de proteína. Existem várias proteínas que são de origem vegetal e que podem ser encontradas em alimentos como grão-de-bico, feijão, lentilha, cogumelo, brócolis, soja, amêndoas e nozes.  
Quem é vegano não adoece? 
Mito. Quem é adepto a dieta vegana não está imune das doenças. O que acontece é que essas pessoas ficam doentes com menos frequência do que quem não leva o mesmo estilo de vida. Isso tudo graças a alimentação saudável e equilibrada que ajuda a reforçar a imunidade. 
Veganos têm mais dificuldade em ganhar massa muscular? 
Mito. Combinar cereais (arroz, aveia, milho, entre tantos outros) com leguminosas (feijão, soja, etc) é uma ótima forma de conseguir adquirir a quantidade de proteínas que são encontradas nas carnes e ovos. 
 
A base nutricional dos vegetarianos e veganos é o Guia Alimentar de dietas Vegetarianas para Adultos, que traz subsídios aos profissionais da nutrição para atender pacientes vegetarianos e aqueles que desejam adotar a alimentação vegetariana. O vegetarianismo inclui o veganismo, que é a prática de não utilizar produtos oriundos do reino animal para nenhum fim. Ainda não existem provas científicas de que os vegetarianos tenham uma sobrevida maior que as pessoas que consomem carne. Mas, não há dúvidas de que o vegetariano desfruta de algumas vantagens. Um exemplo é a obesidade, uma condição rara entre os adeptos da alimentação vegetariana. Além disso, tendem a apresentar níveis de colesterol mais baixos, reduzindo os riscos de virem a desenvolver aterosclerose, doenças do coração ou derrame cerebral.
Os principais relatos de quem condena os veganos e vegetarianos são “eles só comem alface, fazem ingestão de pouca proteína, são magros e fracos” e para os que fazem uso dessa dieta essa dieta é modo de vida seguida de seus valores, geralmente usam como argumento como forma de evitar a morte dos animais, e usam alguns trechos da bíblia como: “A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis. Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem. ” (Gênesis 9:4-5)
Referências bibliográficas:
Sociedade Vegana. Encontrado em: http://sociedadevegana.org/. Acessado em: 07 de outubro de 2017. 
Wikipédia, a enciclopédia livre. Encontrado em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vegetarianismo. Acessado em: 07 de outubro de 2017.
CHAVES, Fabio. 12 bobeiras que falam sobre vegetarianos. Rede Record, o R7. Disponível em: Acesso em: 03 out.2017.
SIQUEIRA ET. AL, AVALIAÇÃO DA OFERTA NUTRICIONAL DE DIETAS VEGETARIANAS DO TIPO VEGANA, Revista Intellectus N°33 Vol 1 2016.
RENATO CORRÊA BAENA, Dieta vegetariana: riscos e benefícios, Nutrição, saúde e atividade física, Diagn Tratamento. 2015; 20(2): 56-64.
Estilo vegan. Encontrado em: https://estilovegan.com.br/vegano-e-vegetariano-quais-as-diferencas/ .Acessado em :12 de outubro de 2017.
DANTAS, Juliana. Mitos mais comuns sobre vegetarianismo. Disponível em: < http://saude.ig.com.br/minhasaude/2015-08-13/mitos-mais-comuns-sobre-vegetarianismo.html>. Acesso: em 09 out 2017 
KRIBELY, Albert. Descubra quais são os mitos e verdades sobre o veganismo. Disponível em: < https://www.beneficiosnaturais.com.br/descubra-quais-sao-os-mitos-e-verdades-sobre-o-veganismo/>. Acesso em: 09 de out 2017.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes