Buscar

DIETO I Avaliando

Prévia do material em texto

DIETO I
1a Questão (Ref.: 201408115761)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A avaliação é o primeiro passao da conduta dietoterápica. Com relação os parâmentros antropométricos, a medida da dobra cutânea triciptal e da circunferência muscular do braço indicam, respectivamente: 
		
	
	reserva protéica somática e reserva adiposa 
	
	obesidade e desnutrição 
	
	reserva proteica visceral e obesidade 
	
	reserva adiposa e reserva proteica somática 
	
	reserva adiposa e reserva de proteica visceral 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408117696)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A desnutrição protéico-calórica pode ocorrer em 19 a 80% dos pacientes hospitalizados por diversos estados mórbidos. É considerada uma consequência da desnutrição:
		
	
	Perda de apetite;
	
	Negligência.
	
	Infecção;
	
	Grande rotatividade dos profissionais de saúde;
	
	Investigação diagnóstica;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408118555)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Um dos métodos para avaliação do percentual de gordura corporal é a avaliação das dobras cutânea, porém a precisão desse método:
		
	
	Diminui com a diminuição da obesidade;
	
	Aumenta com a diminuição da obesidade;
	
	É fidedigno nos casos de obesidade;
	
	Diminui com o aumento da obesidade;
	
	Aumenta com o aumento da obesidade;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409110982)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A desnutrição proteico-calórica é um problema que vai além da insuficiência de suprimento alimentar em quantidade e qualidade: é também uma consequência da pobreza generalizada, da deficiente organização social, do mau estado sanitário e da ignorância sobre o que é uma alimentação adequada. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A deficiência grave de calorias e de proteínas resulta em marasmo nutricional. ( ) A deficiência proteica grave, mas com a ingestão energética adequada, origina o Kwarshiorkor. ( ) O Kwarshiorkor é uma doença aguda, levando o indivíduo a óbito rapidamente. ( ) O marasmo é uma doença leve, sem sintomas aparentes e que não leva à morte. ( ) Para prevenir a desnutrição em áreas de risco, as mães devem ser orientadas ao aleitamento materno durante o maior tempo possível. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
		
	
	F ¿ F ¿ F ¿ V ¿ V.
	
	F ¿ F ¿ V ¿ V ¿ F.
	
	V ¿ F ¿ V ¿ F ¿ V.
	
	V ¿ V ¿ V ¿ F ¿ V.
	
	F ¿ V ¿ F ¿ V ¿ F.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408118018)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Paciente R. T., sexo masculino, 66 anos, está internado com quadro de doença neurológica, disfagia e consequente prejuízo do reflexo de deglutição. Mantido em terapia de nutrição enteral. Quando o paciente recobrar o reflexo da deglutição o ideal é prescrever inicialmente uma dieta:
		
	
	Branda sem gordura;
 
	
	Normal;
	
	Branda;
 
	
	Sem resíduo;
	
	Líquida completa com uso de espessante
	1a Questão (Ref.: 201408114597)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A densidade calórica (DC) é a relação entre calorias e volume. Este é um conceito comumente empregado na terapia de nutrição enteral. Pode-se afirmar: 
		
	
	O ideal é oferecer uma dieta enteral com DC igual a 1. 
	
	Todas as afirmativas anteriores estão corretas. 
	
	A DC interfere na osmolaridade da dieta enteral. 
	
	A dieta com DC>1, é uma dieta concentrada e indicada para situações de edema e restrição hídrica, por exemplo. 
	
	A dieta com DC<1, é uma dieta diluída e indicada para situações de diarréia e desidratação, por exemplo. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409027741)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(SESAB, 2015 / RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE) Níveis elevados de sobrepeso e obesidade podem ser encontrados em países de todas as regiões do mundo. O ganho de peso excessivo trata-se de condição multicausal, que inclui fatores genéticos, metabólicos, comportamentais e ambientais. sabe-se que o estilo de vida e o ambiente influenciam de maneira significativa na ocorrência da obesidade. Sobre os fatores relacionados ao estilo de vida e à obesidade, analise as afirmativas e identifique com V as verdadeiras e F as falsas.
		
	
	O consumo de alimentos processados, geralmente, com alta densidade energética, contribui com a dinâmica do ganho excessivo de peso.
	
	A obesidade está relacionada com aparecimentos de doenças como diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica.
	
	O aumento da ingestão de alimentos fora do domicílio, nos últimos anos, não apresenta relação com a obesidade.
	
	O consumo calórico total é o principal fator relacionado ao ganho de peso e não os alimentos ou nutrientes específicos.
	
	As principais causas das elevadas prevalências de obesidade, atualmente estão relacionadas com fatores genéticos e hormonais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408120733)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Após 22 dias sob a terra, em média, cada mineiro chileno emagreceu 10 kg. Boa parte dessa perda se deveu à desidratação pelo calor e pela umidade das galerias e à diarreia, resultado da ingestão de água contaminada. Nos dois primeiros dias após reestabelecido contato com o mundo acima da mina, os mineiros receberam apenas uma solução de água com glicose. Na quarta-feira, uma barra de cereais de 250 calorias. Ontem, foram duas barras, totalizando 500 calorias. Hoje, deve ser 800. O objetivo é ir aos poucos ampliando a oferta de calorias, até 2000 calorias - normais para um adulto. 
CAPRIGLIONE, L. Mineiros recebem câmeras e nicotina. Folha de São Paulo. 27 ago. 2010 (adaptado).
O texto acima se refere ao acidente ocorrido com os mineiros chilenos, que ficaram confinados embaixo da terra sem acesso a alimentação. Considerando a conduta nutricional apropriada e as informações do texto, avalie as afirmações a seguir. 
I. O fornecimento de calorias fracionadas é recomendado, apesar das necessidades nutricionais vigentes, para que sejam evitados os efeitos indesejáveis da síndrome de realimentação.
II. A solução de água com glicose é indicada devido ao quadro severo de desidratação, pois a glicose retém os eletrólitos corporais, tais como sódio e potássio. 
III. A solução de água com glicose é indicada, pois a glicose é um monossacarídeo de rápida absorção e isso melhoraria o processo de reidratação, considerando o quadro de diarreia apresentado por esses indivíduos. 
IV. A utilização de leite ou bebidas lácteas também seria recomendada como fonte proteica de boa digestibilidade após um período prolongado de jejum. 
É correto apenas o que se afirma em 
		
	
	I, II e III.
	
	II e IV.
	
	I e II.
	
	I e III.
	
	II, III e IV.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408114573)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Uma carga osmolar adequada garante a tolerância da terapia nutricional, independente do seu acesso e permite o sucesso do plano dietoterápico. O ideal é utilizar uma dieta enteral isosmolar, ou seja, com a osmolaridade próxima a do plasma, que é de aproximadamente: 
		
	
	330-340 mOsm/ L 
	
	420-430 mOsm/ L 
	
	280-290 mOsm/ L 
	
	610-620 mOsm/ L 
	
	480-490 mOsm/ L 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408779587)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Acerca da administração da nutrição enteral, assinale a opção correta.
		
	
	Em sistema fechado, a nutrição enteral requer manipulação prévia, e sua administração pode ser tardia, pois não há riscos de contaminação.
	
	Em sistema aberto, a nutrição enteral é estéril e não existe definição de horário para sua administração.
	
	A nutrição enteral artesanal é seguramente estéril e amplamente utilizada nos hospitais.
	
	A administração da nutrição enteral em sistema aberto deve ser contínua, pois sua validade é indefinida.A nutrição enteral em sistema fechado é industrializada, estéril, envasada em frasco fechado apto para conexão ao equipo.
	1a Questão (Ref.: 201408118559)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Na avaliação das fórmulas enterais, além da concentração de calorias, proteínas, carboidratos, gorduras, minerais e vitaminas, é importante observar a:
		
	
	Homogeneidade
	
	Osmolaridade
	
	Liquidez
	
	Digestibilidade
	
	Palatabilidade
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408263425)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A desnutrição mista é uma condição clínica que ocorre quando um paciente marasmático é exposto a algum tipo de estresse. Ela é caracterizada pela combinação dos sintomas de marasmo e kwashiorkor, com alto risco de infecções e deficiência na cicatrização. O paciente nessa condição normalmente apresenta os seguintes dados em uma avaliação nutricional: 
		
	
	Peso >60% do padrão de peso para altura; albumina > 3g/dl 
	
	Peso < 60% do padrão de peso para altura; albumina < 3g/dl 
	
	Peso < 60% do padrão de peso para altura; albumina > 3g/dl 
	
	Peso ≥ 60% do padrão de peso para altura; albumina ≥ 3g/dl 
	
	Peso > 60% do padrão de peso para altura; albumina < 3g/dl 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408114466)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A desnutrição é um estado mórbido secundário a uma deficiência ou excesso, relativo ou absoluto, de um ou mais nutrientes essenciais. É correto afirmar: 
		
	
	A atrofia intestinal pode ser considerada uma complicação da desnutrição, onde ocorre prejuízo no número de enterócitos e maior capacidade absortiva. 
	
	Todas as afirmativas anteriores estão corretas. 
	
	As causas primárias e secundárias da desnutrição referem-se: a) a uma falha fisiológica; b) à alimentação, respectivamente. 
	
	A desnutrição iatrogênica é de causa não intencional e pode estar relacionada a não observação da ingestão alimentar do indivíduo hospitalizado. 
	
	No último estudo brasileiro sobre desnutrição hospitalar (IBRANUTRI, 99/00) evidenciou-se esta ocorrência em 38% dos pacientes. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408119465)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	As dietas hospitalares especiais apresentam modificações do padrão dietético normal e são classificadas de acordo com suas características físicas. Com relação a essas dietas marque a opção verdadeira. 
		
	
	A dieta pastosa é indicada para pacientes com dificuldade de mastigação. Nesse tipo de preparação é indicado frutas cozidas, arroz papa e carne moída. 
	
	A dieta liquida completa inclui somente alimentos moídos e em forma de purê ou pastas, modificados por cocção e fracionamento. 
	
	A dieta branda não apresenta restrição específica a alimentos e quanto à forma de preparo dos mesmos. 
	
	A dieta líquida restrita é composta por caldos de carne coados, sucos de frutas, gelatina, sorvetes ou picolé de leite. 
	
	A dieta branda é utilizada quando se deseja facilitar o trabalho mecânico da digestão do alimento, sendo indicado o consumo de salada crua, arroz integral e carnes frescas grelhadas. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408120771)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Com base no esôfago e nas patologias que acometem essa parte de TGI, pode-se afirmar: 
		
	
	A acalásia é resultado do não relaxamento do esfíncter esofágico superior. 
	1a Questão (Ref.: 201408119972)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Com relação aos métodos de diagnóstico da doença célica marque a opção que contém a sequência correta de V para verdadeira e F para falso correspende as seguintes frases:
I - No exame físico é realizada a investigação do uso de medicações e história alimentar detalhada.
II - O registro alimentar deve ser diário, por um período mínimo de uma semana em situações em que o alérgeno não foi identificado.
III - Nas dietas de eliminação são empregados alimentos de baixa alergenicidade por 2 a 3 semanas, no mínimo.
IV - Na história clínica é realizada a investigação dos sintomas: verificado o tempo de aparecimento dos sintomas após a ingestão do alimento e de sua respectiva quantidade. 
		
	
	F,V,V,F.
	
	F,V,V,V.
	
	V,V,F,V.
	
	V,V,V,V.
	
	F,V,F,V.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408120508)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A diarréia é um sintoma de muitos distúrbios, em que normalmente ocorre aumento do peristaltismo e diminuição do tempo de trânsito por meio do trato GI. Com relação as causas da diarreia é correto afirmar que: 
		
	
	A diarréia funcional é causada por lesão intestinal. 
	
	A diarréia orgânica é decorrente de irritação ou estresse. 
	
	A diarréia osmótica ocorre em função de bactérias, vírus, ácidos biliares, laxantes ou hormônios. Tipo mais grave. 
	
	Nenhuma das alternativas anteriores é correta. 
	
	A diarréia secretória tem como causa a intolerância aos carboidratos. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408122816)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Em relação à presença de Hérnia Hiatal marque V para verdadeiro e F para falso: 
		
	
	Alimentos sólidos podem causar má digestão e cólicas instestinais. 
	
	Hérnia de hiato é uma protusão da porção do estômago dentro do peito através do hiato esofágico do diafragma; 
	
	É necessário modificar a consistência da dieta para líquida ou pastosa. 
	
	Há desconforto após refeições pesadas, além de distensão abdominal, causando pressão na hérnia hiatal. 
	
	Na Hérnia Paraesofágica, a pressão gerada pelo diafragma força os conteúdos ácidos do estômago para dentro do esôfago; 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409027778)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	(UNIRIO, 2012/RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL) Durante a prática da avaliação nutricional, é comum nos depararmos com a impossibilidade de medida da estaura em pacientes acamados, cadeirantes e outros. No caso de impossibilidade de aferição, o nutricionista deve optar por métodos alternativos de estimativa da estatura, tais como:
		
	
	Estatura relativa, extensão de pernas e circunferência da cintura.
	
	Altura do joelho, extensão das pernas e estadiômetro portátil.
	
	Extensão dos braços, estatura recumbente e estadiômetro portátil.
	
	Altura do joelho, extensão dos braços e estatura recumbente.
	
	Extensão dos braços, circunferência da cintura e altura do joelho.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408117006)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Adilson tem 69 anos e procurou o ambulatório de Nutrição com queixa de constipação crônica. Relata não realizar exercícios e ter usado agentes laxativos por longo tempo. Dentre as orientações para a constipação estão: 
		
	
	Dieta rica em fibras insolúveis, uso de laxativos e ingesta hídrica aumentada;
	
	Atendimento imediato à necessidade de evacuar, falta de exercícios e consumo elevado de fibras; 
	
	Alimentação rica em fibras solúveis, uso de laxativos e ingesta hídrica aumentada; 
	
	Presença de alimentação com fibras alimentares, atendimento imediato à necessidade de evacuar, aumento da ingestão hídrica e prática de atividade física;

Continue navegando