Buscar

Relações Trabalhistas e Sindicais Aulas 01 a 07

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Relações Trabalhistas e Sindicais
Aula 01: Sindicalismo :
Revolução industrial: No século XVII, além do desenvolvimento das máquinas, ocorreu, também, o desenvolvimento dos transportes. Se, por um lado, esse desenvolvimento reduzia a utilização da mão de obra, por outro, permitia o avanço da produção industrial. Dessa forma, surgiram as locomotivas a vapor, que possuíam capacidade de transporte de mercadorias à grande distância e com baixo custo.
O sindicalismo no Brasil : a conquista desses direitos foi determinada por princípios legais, com a implantação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), em 1943.
Com a campanha das “Diretas Já”, deu-se início a uma nova etapa no Brasil. Esse movimento voltou a destacar a força da classe operária, que, em conjunto com as lideranças políticas, principiou a retomada da democracia no Brasil e a reposição dos direitos cassados.
ATIVIDADE
1- A Revolução Industrial no Brasil iniciou na metade do Século XVIII com as indústrias têxteis e ferro; a segunda fase teve como marco a Lei Euzébio de Queiroz que proibia o tráfico de escravos nas capitais o capital aplicado nestas transações transferiu-se para o investimento na indústria. Nas décadas de 40 e 50 o setor industrial se intensificou, havendo um grande salto na década de 60 com a internacionalização do setor automotivo, chegando ao seu apogeu com o Milagre Brasileiro ou Milagre Econômico na década de 70. Neste breve histórico da evolução da indústria no Brasil, assinale a alternativa que corresponde ao Presidente da República responsável pelo Milagre Econômico.
	
	Presidente Emilio Garrastzu MÉDICI;
2- Sobre o sindicalismo no Brasil marque a opção incorreta:
	
	No Brasil se consagra o sistema da pluralidade sindical.
3- A Revolução Industrial aumentou o número de desempregados substituídos pelas máquinas, o que permitiu que:
	
	Os empresários utilizassem mão de obra mais bem qualificada;
4- Sobre a revolução industrial marque a opção correta: 
	
	A Revolução Industrial teve início na Inglaterra e foi favorecida pelo fato de o País possuir grandes reservas de carvão mineral. Com o advento da energia a vapor, o carvão mineral tornou-se o grande combustível do século XVII , permitindo, então, o avanço das máquinas movidas a vapor
Aula 02: Direito do Trabalho 
O direito coletivo do trabalho: O Direito é, de fato, para ser da coletividade. Nesse caso em especial, o Direito Coletivo do Trabalho estuda as relações coletivas a serem observadas no contrato de trabalho, suas aplicações sobre esse pacto e as consequências advindas deste. Sendo assim, o Direito Coletivo do Trabalho trata das regras coletivas que serão observadas pelas partes contratantes, em decorrência do contrato individual do trabalho e da Organização Sindical a que essa atividade venha a pertencer. Por isso, o Direito Coletivo do Trabalho está inserido no segmento do Direito do Trabalho.
Princípios específicos do Direito Coletivo do Trabalho 1. Princípio do plurarismo jurídico: o processo de produção de normas jurídicas não é monopólio do Estado
1. Princípio do plurarismo jurídico: o processo de produção de normas jurídicas não é monopólio do Estado / 2. Princípio da liberdade sindical: é genérico e compreende uma série de valores abstratos / 3. Princípio da autonomia privada coletiva: é reconhecida a autonomia de vontade titularizada para os grupos de trabalhadores e de empregadores.
O DIREITO COLETIVO DO TRABALHO NO BRASIL 
Os trabalhadores em serviço público também têm direito de constituir, livremente, sindicato. A exceção à regra diz respeito aos membros das Forças Armadas.O direito de se filiar ao sindicato comporta dois aspectos: o de ingressar na agremiação e o de se retirar do sindicato.Conforme recepcionado no Artigo 8º, Inciso V, da Constituição Federal Brasileira, não pode, portanto, haver qualquer constrangimento ou coação para a pessoa ingressar ou não no sindicato.
ESTRUTURA SINDICAL. SISTEMA LEGAL BRASILEIRO
 De acordo com o Artigo 534 da CLT, a federação é formada pela união voluntária de, no mínimo, cinco sindicatos representativos de uma determinada categoria. / Conforme dispõe o Artigo 535 da CLT, a confederação é formada pela união de, no mínimo, três federações. / Em um nível externo ao do sistema sindical, surgiram as Centrais Sindicais, projetando a ideia da união geradora das associações de grau superior. As Centrais Sindicais não integram o sistema sindical, por isso, não possuem natureza sindical.
ATIVIDADE
1- Trata-se do princípio que deve ser observado em toda tarefa interpretativa do Direito Coletivo do Trabalho:
	
	Princípio da liberdade sindical;
	2-A categoria, na luz da organização sindical, significa o conjunto de pessoas que têm interesses profissionais ou econômicos em comum, decorrentes de identidade de condições ligadas ao trabalho. Sendo assim, assinale a alternativa correta com relação ao conceito de categoria profissional ou econômica.
	
	A categoria profissional ocorre quando existe similitude de vida oriunda da profissão ou trabalho em comum, em situação de emprego na mesma atividade econômica ou em atividades econômicas similares ou conexas;
3- Com relação a liberdade sindical podemos afirmar:
	
	São três os sistemas: intervencionista, desregulamentado e intervencionista socialista, sendo que o Brasil adota o primeiro.
4 -Conforme tratado em aula, nas relações trabalhistas o relacionamento entre as organizações e os sindicatos, podem ser definidas em quatro diferentes políticas que podem ser adotas pelas organizações. Assim, assinale a alternativa correta:
	
	Paternalista, Autocrática, Reciprocidade, Particular;
		
5- São considerados princípios específicos de Direito Coletivo do Trabalho, EXCETO:
	
	Desnível dos contratantes coletivo
Aula 03:Organizações Sindicais 
ATIVIDADE
1 Em diversos países a Organização Sindical for formada a partir de interesses dos trabalhadores em se organizar em torno de uma instituição que pudesse representa-los, lutando por seus interesses junto ao poder constituído pelo governo e empresários. O sistema confederativo de organização dos sindicatos foi mantido pela Constituição Federal de 1988, e com isto podemos afirmar que:
	
	As federações são consideradas associações intermediárias por serem constituídas por um grupo de cinco sindicatos, sendo que a união de três federações poderá constituir uma confederação;
2- Como se organiza uma Confederação;
	 
	Com, no mínimo, 3 federações estaduais.
3- Os sindicatos são compostos por
	
	Pessoas físicas e jurídicas.
4- A Constiuição da República, de 1988, estabelece em seu art 8º que é livre a associação profissional, observando-se o seguinte quanto à atuação dos sindicatos:
	
	ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas;
5- Analise as afirmações e assinale a alternativa correta: I. Por ser direito fundamental, a sindicalização é considerada obrigatória pela legislação brasileira; II. O Direito Coletivo é construído a partir da relação entre seres teoricamente equivalentes, pois os trabalhadores sempre estarão representados por seu sindicato; III. Os sindicatos são Pessoas Jurídicas de Direito Privado e representam apenas os seus filiados.
	
	Apenas alternativa II está correta
	6- Sobre a organização sindical, é correto afirmar:
	
	A assembleia geral do sindicato pode criar contribuições adicionais, sem prejuízo das contribuições sindical e confederativa, mas que serão exigíveis apenas aos trabalhadores sindicalizados, sob pena de ofensa ao princípio da liberdade de associação sindicais
	7- Marque a alternativa em que nem todos os elementos são fontes (diretas) do Direito Sindical.
	Leis especiais ,convenções coletivas de trabalho e código civil 
	
	8- Sobre a origem do sindicalismo é correto afirmar:
	
	A origem do sindicalismo está interligada as lutas pelas melhorias
nas condições de trabalho.
		
	
Aula 04: PERROGATIVAS E DEVERES DO SINDICATO 
A prerrogativa que a lei confere ao sindicato é representar, perante autoridades administrativas e judiciárias, os interesses gerais de uma categoria ou profissão liberal, ou os interesses individuais dos associados, relativos à atividade ou profissão exercida. O sindicato representa em nome não apenas de seus associados, mas de todos aqueles que integram a mesma categoria, ao passo que, em relação aos interesses individuais, só poderá fazê-lo quando o interessado for seu associado. A atual Constituição Federal, em seu Artigo 8º, Inciso IV, afirma que a Assembleia Geral do sindicato fixará contribuição que, em se tratando de categoria profissional, será descontada em folha para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva, independentemente da contribuição prevista em lei. Esse Artigo também deve ser seguido pelos sindicatos patronais!
OS DEVERES DOS SINDICATOS: O sindicato tem o dever de promover a solidariedade social, a compreensão entre as classes e, consequentemente, está negociando e impedido de fomentar lutas entre os diversos grupos que o compõem.
filiação é o ato voluntário do representado de participar da organização sindical, seja de trabalhadores ou de empregadores, o que lhe confere direitos e lhe acarreta obrigações específicas, tais como votar, ser votado, pagar a contribuição associativa etc. Isso vale para todo tipo de associação sindical, seja de categoria profissional, autônoma ou econômica.
ATIVIDADE
Sobre a instituição sindical, deveres e prerrogativas dos Sindicatos de empregados e empregadores, indique a alternativa INCORRETA
	
	São deveres dos Sindicatos de empregados e empregadores, dentre outros representarem, perante as autoridades administrativas e judiciárias os interesses gerais da respectiva categoria ou profissão liberal ou interesses individuais dos associados relativos á atividade ou profissão exercida e colaborar com o Estado, como órgãos técnicos e consultivos, no estudo e solução dos problemas que se relacionam com a respectiva categoria ou profissão liberal, ou os interesses individuais dos associados relativos à atividade ou profissão exercida.
Trata-se de contribuição compulsória, de natureza tributária, imposta por lei a todos que integram categoria profissional ou econômica e que pode ser exigida tanto dos associados como daqueles que optam por não se associar ao sindicato. Nessa hipótese, estamos falando da: 
	
	contribuição sindical
Art. 589 - Da importância da arrecadação da contribuição sindical serão feitos os créditos pela Caixa Econômica Federal, na forma das instruções que forem expedidas pelo Ministro do Trabalho. Não havendo sindicato, nem entidade sindical de grau superior ou central sindical, a contribuição sindical será creditada, integralmente, à:
	
	Conta Especial Emprego e Salário, na CEF;
	Marília não é sindicalizada e percebeu em seu recibo de pagamento o desconto da contribuição sindical e da mensalidade sindical. Ela foi ao sindicato para reclamar sobre os valores descontados e lá foi informada que o pagamento é obrigatório e não há nenhum valor a ser restituído. Analisando a situação concreta marque a opção correta:
	
	A contribução sindical é obrigatória e prevista em lei não havendo nenhum valor a ser restituído sobre este título.
Quanto ao sistema de contribuições sindicais, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A contribuição sindical anual tem natureza de tributo, impondo-se o respectivo desconto a todos os empregados.
Analisando os deveres dos sindicatos marque a opção incorreta:
	
	Os sindicatos não possuem programas de recolocação profissional do trabalhador, tendo em vista expressa proibição legal, bem como não mantém programas sociais.
	
	
Analisando as funções negocial e assistencial dos sindicatos marque a opção incorreta:
	
	Os sindicatos não possuem nenhuma representatividade dentro da classe operária, nem participam das negociações coletivas.
	
Aula 05 : A representação dos trabalhadores nas empresas 
O principal objetivo das representações internas de trabalhadores nas empresas é dirimir conflitos oriundos das relações de trabalho no âmbito da empresa, minimizando os processos a serem ajuizados na Justiça do Trabalho. O representante poderá exercer a fiscalização trabalhista dentro da empresa, verificando o fiel cumprimento da legislação e das normas coletivas de trabalho da respectiva categoria. A representação torna possível a negociação direta dos trabalhadores com a empresa para propor e debater possíveis melhorias nas condições de trabalho e nos salários a serem pagos. Por isso, essa representação funciona como um fator de solução dos conflitos, que visa melhores resultados nas relações trabalhistas e sindicais. Há, ainda, a possibilidade de negociação direta dos trabalhadores com os empregadores, com o objetivo de se efetivarem, de modo definitivo, as condições satisfatórias, abrigando as relações trabalhistas.
O DELEGADO SINDICAL : o representante eleito pelos trabalhadores tem como atribuição o entendimento direto com o empregador na defesa dos interesses do grupo que tenham relação com seus direitos em relações trabalhistas. Dessa forma, as empresas devem facilitar o trabalho do representante sindical, para que ele possa cumprir, com eficiência, suas atividades. ATENÇÃO! :No Brasil, esse representante não conta com a garantia de emprego, fato que inibe sua implantação em muitas empresas.
FUNÇÕES DO DELEGADO : • Dar apoio integral às lutas dos trabalhadores;• Participar de eventos e atividades promovidas pelo sindicato;• Representar os trabalhadores junto ao sindicato; • Todas as suas decisões tomadas com os trabalhadores deverão ser encaminhadas ao sindicato;
ATIVIDADE
 Sobre o procedimento para a eleição dos representantes é incorreto afirmar :
	
	para as empresas que possuem em seu quadro funcional mais de 50 (cinquenta) empregados a eleição é assegurada pela Constituição Federal.
Sobre as funções dos delegados sindicais marque a opção incorreta:
	
	Jamais fazer a distribuição interna de todas as comunicações que sejam do interesse dos trabalhadores.
3-Marque a opção correta sobre a figura do delegado sindical
	
	O delegado sindical não possui estabilidade no emprego.
4- Marque a opção incorreta sobre representação de trabalhadores nas empresas:
	
	O principal objetivo das representações internas de trabalhadores nas empresas é criar conflitos oriundos das relações de trabalho no âmbito da empresa, aumentando os processos a serem ajuizados na Justiça do Trabalho.
	5- Os trabalhadores representados possuem o direito de escolher livremente seus representantes, independentemente destes serem ou não filiados à entidade sindical. Esta afirmativa se refere ao Princípio da Participação do Delegado Sindical da:
	
	Liberdade de escolha;
	6- O dirigente sindical é empregado sindicalizado, sendo que
	
	Não pode ser dispensado, se eleito, até um ano após o final do mandato, com algumas exceções (falta grave, por exemplo)
7- Marque a opção correta com relação as funções do delegado sindical :
	
	O delegado sindical deve dar apoio integral às lutas dos trabalhadores e participar de eventos e atividades promovidas pelo sindicato;
	
AVALIAÇÕES PARCIAIS
1°
	 1a Questão (Ref.: 201603023975)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No século XVII, além do desenvolvimento das máquinas, ocorreu, também, o desenvolvimento dos transportes, surgindo:
		
	
	As grandes rodovias;
	 
	As locomotivas a vapor;
	
	Os trens elétricos;
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	As grandes embarcações;
	
	 2a Questão (Ref.: 201603844884)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Analise as porposições e marque a alternativa correta: I. As associações profissionais antes da revolução industrial surgiram, inicialmente, como organizações
que buscavam a regulamentação profissional, contudo, não criavam regras para o exercício da profissão. II. Dentre as associações profissionais que existiram durante o período antes da Revolução Industrial, destacam-se os colégios romanos e as guildas, de origem anglo- saxã. III. A principal condição histórica para o surgimento do sindicato deu-se somente durante a Idade Média, pois antes dela havia de modo claro a separação entre capital e trabalho. IV. A passagem do regime escravista para o regime feudal, no qual o homem ainda era visto como objeto e sendo considerado livre, prevalecendo uma baixa hierarquia dentro da relação de trabalho.
		
	
	Apenas I e II
	 
	Apenas II
	 
	Apenas II e III
	
	Apenas II e IV
	
	Apenas III e IV
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603058502)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A liberdade sindical também compreende o direito de ingressar e retirar-se dos sindicatos. Sendo assim, os interesses profissionais ou econômicos serão dos empregados, dos empregadores e dos trabalhadores autônomos. A liberdade sindical caracteriza-se pela impossibilidade de intervenção estatal na organização, criação e dissolução do sindicato. Podemos dizer então que liberdade sindical é o mesmo que:
		
	 
	Autonomia sindical
	
	Acordo sindical
	
	Unicidade sindical
	
	Pluralidade sindical
	
	Intervenção sindical
	
	 4a Questão (Ref.: 201602888146)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O sistema brasileiro admite a unicidade sindical. Isto significa que
		
	
	O Estado de São Paulo pode conter mais de uma organização sindical, independentemente de suas esferas (Federal, Estadual e Municipal)
	
	Em uma base territorial, que pode ser inferior à área de um município, só pode ter uma organização sindical
	
	A unicidade sindical foi abolida no Brasil nos anos da ditadura de Getúlio Vargas (entre 1930 3 1945)
	
	O Estado de São Paulo não pode conter mais de uma organização sindical, independentemente de suas esferas (Federal, Estadual e Municipal)
	 
	Em uma base territorial, que não pode ser inferior à área de um município, só pode ter uma organização sindical
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602890603)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como se organiza uma Confederação;
		
	
	Com, no mínimo, 2 sindicatos estaduais;
	
	Com, no mínimo, 3 sindicatos estaduais;
	
	Com, no mínimo, 5 sindicatos localizados no mesmo Estado;
	
	Com, no mínimo, 3 sindicatos municipais;
	 
	Com, no mínimo, 3 federações estaduais.
	
	 6a Questão (Ref.: 201603060688)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando estudamos a origem dos sindicatos descobrimos que em uma de nossas constituições houve uma evolução na qual assegurava a pluralidade sindical e a completa autonomia dos sindicatos. Estamos falando de qual Constituição?
		
	
	1988
	
	1937
	 
	1934
	
	1891
	
	1946
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603686657)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Sobre a instituição sindical, deveres e prerrogativas dos Sindicatos de empregados e empregadores, indique a alternativa INCORRETA
		
	
	São prerrogativas dos Sindicatos de empregados e empregadores, dentre outras, celebrar convenções coletivas de trabalho e eleger ou designar os representantes da respectiva categoria ou profissão liberal.
	 
	São deveres dos Sindicatos de empregados e empregadores, dentre outros representarem, perante as autoridades administrativas e judiciárias os interesses gerais da respectiva categoria ou profissão liberal ou interesses individuais dos associados relativos á atividade ou profissão exercida e colaborar com o Estado, como órgãos técnicos e consultivos, no estudo e solução dos problemas que se relacionam com a respectiva categoria ou profissão liberal, ou os interesses individuais dos associados relativos à atividade ou profissão exercida.
	 
	Categoria profissional diferenciada é a que se forma dos empregados que exerçam profissões ou funções diferenciadas por força de estatuto profissional especial ou em consequência de condições de vida singulares.
	
	De acordo com o entendimento do STF, até que a lei regulamente de forma diversa, o Ministério do Trabalho é o órgão de registro das entidades sindicais de qualquer grau para fins de controle da unicidade. Para obter registro sindical, o agrupamento precisa, antes, adquirir personalidade jurídica como associação civil de direito privado mediante registro em cartório de registro civil.
	
	A associação sindical é livre e a lei não pode exigir autorização do Estado para a criação de entidades sindicais, salvo o registro no órgão competente, não sendo mais exigível a prévia constituição da associação profissional como condição para o reconhecimento de um sindicato.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 201603399517)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No tocante ao sindicato é certo afirmar que ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, ou seja, do sindicato, porém, para que votar e ser votado para um dos cargos da diretoria e conselho fiscal é necessário:
		
	
	ter o associado mais de dois anos de inscrição no quadro social, mais de dois anos no exercício da atividades ou da profissão, maior de 19 anos de idade, estar em gozo dos direitos sindicais;
	
	não ter definitivamente aprovadas suas contas no exercício anterior, lesado o patrimônio de qualquer entidade sindical, os que não estiverem pelo menos a dois anos da atividade ou profissão;
	
	ter o associado mais de seis meses de inscrição no quadro social, mais de dois anos no exercício da atividade ou da profissão e maior de 18 anos de idade;
	
	Nenhuma das alternativas está correta;
	 
	ter o associado mais de seis meses de inscrição no quadro social, mais de dois anos no exercício da atividade ou da profissão, maior de 18 anos de idade, estar em gozo dos direitos sindicais;
		
	
	 9a Questão (Ref.: 201603548055)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre o procedimento para a eleição dos representantes é incorreto afirmar :
		
	 
	para as empresas que possuem em seu quadro funcional mais de 50 (cinquenta) empregados a eleição é assegurada pela Constituição Federal.
	
	O representante é escolhido através do voto dos trabalhadores que compõem o quadro de pessoal de cada unidade produtiva.
	
	Alguns juristas entendem que, cada grupo de 200 trabalhadores, subdivididos em unidades ou até mesmo em setores de uma mesma empresa, deva eleger seu representante, não concordando em ter apenas um representante por grupo econômico.
	
	A representação dos trabalhadores prevista no âmbito constitucional é eletiva.
	
	para as empresas que possuem em seu quadro funcional mais de 200 (duzentos) empregados a eleição é assegurada pela Constituição Federal.
	
	 10a Questão (Ref.: 201603489592)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a opção incorreta sobre representação de trabalhadores nas empresas:
		
	
	A representação interna de trabalhadores possibilita a negociação direta dos trabalhadores com os empregadores, com o objetivo de se efetivarem, de modo definitivo, as condições satisfatórias, abrigando as relações trabalhistas.
	
	O principal objetivo das representações internas de trabalhadores nas empresas é dirimir conflitos oriundos das relações de trabalho no âmbito da empresa, minimizando os processos a serem ajuizados na Justiça do Trabalho.
	
	A representação funciona como um fator de solução dos conflitos, que visa melhores resultados nas relações trabalhistas e sindicais
	 
	O principal objetivo das representações internas de trabalhadores nas empresas é criar conflitos oriundos das relações de trabalho no âmbito da empresa, aumentando os processos a serem ajuizados na Justiça do Trabalho.
	
	Com as representações internas os trabalhadores ganham um novo fórum e têm a possibilidade de fiscalizar, no âmbito trabalhista,
o cumprimento por parte do empregador da legislação e das normas coletivas de trabalho da respectiva categoria.
		
2°
 
	No final de 1989 e durante a década de 1990, os Governos Collor e Fernando Henrique Cardoso marcaram o modelo neoliberal, com sérias repercussões:
		
	
	No setor primário da economia brasileira;
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	No setor terciário da economia brasileira;
	
	No setor da agricultura, exclusivamente;
	 
	No setor secundário da economia brasileira;
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603023977)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Revolução Industrial aumentou o número de desempregados substituídos pelas máquinas, o que permitiu que:
		
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	 
	Os empresários utilizassem mão de obra mais bem qualificada;
	
	Os empresários utilizassem mão de obra sem qualificação;
	
	Os empresários não fizessem novas contratações;
	
	Os empresários utilizassem mão de obra mais rudimentares;
	
	 3a Questão (Ref.: 201603585346)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	São considerados princípios específicos de Direito Coletivo do Trabalho, EXCETO:
		
	
	Pluralismo Jurídico
	
	Liberdade sindical
	
	Equivalência dos contratantes coletivos
	
	Autonomia privada coletiva
	 
	Desnível dos contratantes coletivo
	
	 4a Questão (Ref.: 201603023979)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O processo de produção de normas jurídicas não é monopólio do Estado, esta afirmação decorre do:
		
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Princípio da autonomia privada coletiva;
	
	Princípio da liberdade sindical;
	 
	Princípio do pluralismo jurídico;
	
	Princípio da primazia da realidade;
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201603478099)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa em que nem todos os elementos são fontes (diretas) do Direito Sindical.
		
	
	Constituição Federal de 1988, CLT e Acordos Coletivos de Trabalho.
	
	CLT, Leis Especiais e Convenções Coletivas de Trabalho.
	
	Lei de greve, CLT e Constituição Federal de 1988
	
	Constituição Federal de 1988, CLT e Leis Especiais.
	 
	Leis Especiais, Convenções Coletivas de Trabalho e Código Civil.
	
	 6a Questão (Ref.: 201603057699)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Entidade associativa de direito privado composta por organizações sindicais de Trabalhadores:
		
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	 
	Central Sindical;
	 
	Federação;
	
	Confederação;
	
	Sindicato;
		
	
	 7a Questão (Ref.: 201603548042)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre as contribuições sindicais marque a alternativa correta:
		
	
	O empregado não sindicalizado não é obrigado a efetuar o pagamento da contribuição sindical.
	
	Não há nenhuma contribuição a ser paga ao sindicato, tanto para os trabalhadores sindicalizados como não sindicalizados.
	
	A contribuição assistencial é devida aos empregados sindicalizados ou não, tendo em vista que a lei estabelece que é compulsória.
	
	A mensalidade sindical somente é devida aos trabalhadores não sindicalizados.
	 
	A atual Constituição Federal, em seu Artigo 8º, Inciso IV, afirma que a Assembleia Geral do sindicato fixará contribuição que, em se tratando de categoria profissional, será descontada em folha para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva, independentemente da contribuição prevista em lei.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 201602890393)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma das opções abaixo é a correta, quanto à contribuição sindical e a contribuição assistencial para o Sindicato:
		
	
	A 1ª, embora fixada em lei, pode ser objeto de manifestação contrária do empregado, se feita em até 10 dias do 1º pagamento reajustado, idem quanto à 2ª contribuição;
	
	A 1ª e a 2ª . não comporta manifestação quanto ao desconto.
	 
	A 1ª não comporta manifestação quanto ao desconto, já a 2ª comporta, se feita em até 10 dias do 1º pagamento reajustado;
	
	A 1ª é obrigatória e não pode ser objeto de manifestação contrária do empregado; a 2ª, fixada em Assembléia Geral da categoria, também não comporta direito de oposição;
	
	A 1ª não comporta manifestação quanto ao desconto, já a 2ª comporta, se feita em até 3 meses do 1º pagamento reajustado;
		
	
	 9a Questão (Ref.: 201603548044)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre os objetivos das representações internas de trabalhadores nas empresas marque a opção correta:
		
	
	O representante não poderá exercer a fiscalização trabalhista dentro da empresa, nem, tampouco verificar o fiel cumprimento da legislação e das normas coletivas de trabalho da respectiva categoria.
	
	A representação não torna possível a negociação direta dos trabalhadores com a empresa para propor e debater possíveis melhorias nas condições de trabalho e nos salários a serem pagos, sendo, portanto inoperante.
	
	Inexiste a possibilidade de negociação direta dos trabalhadores com os empregadores.
	 
	O principal objetivo das representações internas de trabalhadores nas empresas é dirimir conflitos oriundos das relações de trabalho no âmbito da empresa, minimizando os processos a serem ajuizados na Justiça do Trabalho.
	
	Os trabalhadores não ganham um novo fórum já que ele não tem a possibilidade de fiscalizar a empresa por proibição legal.
	
	 10a Questão (Ref.: 201603548047)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre o delegado sindical marque a opção incorreta:
		
	
	O delegado sindical não conta com a garantia de emprego, fato que inibe sua implantação em muitas empresas.
	
	De acordo com a Constituição Federal, o delegado sindical seria a representação interna não sindical dos trabalhadores.
	
	O delegado sindical é eleito pelos trabalhadores.
	
	O representante eleito pelos trabalhadores tem como atribuição o entendimento direto com o empregador na defesa dos interesses do grupo que tenham relação com seus direitos em relações trabalhistas.
	 
	O delegado sindical conta com a garantia de emprego, e, por possuir estabilidade tem poder de negociação forte e representativo.
AULA 06 : A AREA DE RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS 
O surgimento : O surgimento da área de Relações Industriais (RI) dentro da área de Recursos Humanos ocorreu na década de 1940 a 1950. Esse foi o primeiro passo para a criação das Relações Trabalhistas. Coincidindo com o surgimento da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), em 1943, as empresas começaram a dar uma importância maior aos direitos dos trabalhadores.
Perfil : Para isso, esse profissional deve ter uma visão completa do negócio de sua empresa, da estratégia, do mercado e das implicações de qualquer alteração nos custos, para que possa decidir, com tranquilidade, junto às negociações com os sindicatos laborais. É necessário, também, que ele tenha uma visão clara da competição que hoje ultrapassa as fronteiras, em razão da globalização da economia.
As atividades da área : Dependendo da distribuição geográfica da empresa e dos segmentos em que atua, a área de Relações Trabalhistas e Sindicais deverá manter estreito relacionamento com os sindicatos patronais e laborais de cada região, analisando as expectativas de cada um e interferindo, sempre que possível, em favor dos interesses de sua empresa.
GREVES: Iniciada a greve, o profissional de Relações Trabalhistas e Sindicais deve comparecer à Superintendência Regional do Trabalho munido de um ofício que dê notícia da condição de greve, para que um fiscal compareça ao local de trabalho.Esse fiscal fará a constatação da greve através da contagem física dos cartões de ponto ou da conferência do número de trabalhadores que ingressaram na empresa, tendo, como parâmetro, o quadro de horários. Se confirmar que mais de 50% dos trabalhadores não está presente no local de trabalho, o fiscal
apresentará um documento que atesta o estado de greve, lançando essa informação no livro de fiscalização.
Atividade
1- O surgimento da área de Relações Industriais (RI) dentro da área de Recursos Humanos ocorreu na década de 1940 a 1950. Esse foi o primeiro passo para a criação das Relações Trabalhistas que coincidiu com o surgimento da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), em 1943. O que nesta época a CLT NÃO tratou?
	
	Implantação do banco de horas nas empresas.
	
	2 –As empresas começaram a dar uma importância maior aos direitos dos trabalhadores, coincidentemente com o surgimento: 
	 
	Da Consolidação das Leis Trabalhistas em 1943;
Acerca das atividades da área de Relações Trabalhistas e Sindicais marque a alternativa incorreta:
	
	Esse departamento não deve incentivar uma maior representatividade nos sindicatos em que atua, sendo irrelevante que esses sejam o reflexo do pensamento coletivo.
No atentado ocorrido em 1981, na comemoração de 1º de maio, no Riocentro, onde ficou comprovada a participação do próprio governo militar, grupos radicais pretendiam, com essa ação, ter motivos para conter, de maneira mais intensa, o avanço dos movimentos dos trabalhadores. Entretanto, esse objetivo não foi atingido. Com isso o movimento dos trabalhadores ganhou força e tinha como um dos objetivos:
	
	Possibilitar uma relação natural entre o capital e o trabalho.
O dever conferido ao TJUE é o de assegurar o respeito do direito comunitário através do controle jurisdicional dos atos e dos comportamentos das instituições, assim como a interpretação do direito comunitário. Dentre as principais competências do TJUE marque a opção que não esta correta:
	 
	Jamais fará o controle sobre a legitimidade dos atos comunitários.
	
	O Gerente da área de Relações Trabalhistas e Sindicais deverá manter a sua equipe sempre motivada, preparar as relações entre líderes e liderados, para que não existam conflitos desnecessários. Neste sentido, este profissional deve:
	
	Manter um canal aberto para facilitar o livre questionamento, transparente e objetivo;
AULA 07 : POLITICAS DE RELAÇÕES TRABALHISTAS 
Politicas: paternalistas / autocráticas / reciprocidade / participativa 
Paternalistas :Política caracterizada pela força que o sindicato dispõe sobre a organização. Nesse caso, reivindicações coletivas e até mesmo privativas de líderes sindicais são concedidas pelas organizações.
Autocratica: Política caracterizada por uma postura rígida e impositiva da organização. Nesse caso, não se sugere espaço para os sindicatos e seus referentes membros.
Reciprocidade : Política baseada na correlação entre a Alta Cúpula da Administração e dos sindicatos. Em outras palavras, apenas os gerentes da organização e a direção do sindicato conversam entre si e resolvem os devidos problemas, excluindo parte importante do processo reivindicativo: os trabalhadores e supervisores.
Participativa : Política marcada pela mútua responsabilidade entre organização e sindicalismo. Ambos são responsáveis pela saúde da empresa e dos empregados.
ATIVIDADES
	Em face da organização sindical brasileira, analise as afirmativas abaixo para depois responder a opção correta: I - O Brasil adotou o sistema da unicidade sindical; II - O Brasil adotou o sistema da pluralidade sindical, com vários sindicatos representando as diversas categorias profissionais; III - O Brasil adotou o sistema confederativo, podendo existir sindicatos, federações e confederações, mas respeitando a base territorial das entidades já constituídas, respeitando assim a unicidade sindical; IV - O Brasil adotou o sistema confederativo, podendo existir sindicatos, federações e confederações, mas respeitando a base territorial das entidades já constituídas, respeitando assim a pluralidade sindical.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	Forte preocupação com a negociação de um bom acordo, unida à indiferença com relação ao cumprimento dos termos do contrato coletivo decorrente desse acordo, típica do Brasil, é um sintoma da:
	 
	Imaturidade sindical;
É vedado aos Sindicatos:
	
	exercer função atividade político-partidária
Os sindicatos trabalham, teoricamente, em função das relações entre empregados e empresas, e tem o intuito de expor as necessidades de cada indivíduo e de reivindicar direitos empregatícios equivalentes a todos os participantes das empresas. Na política de relações sindicais vamos encontrar aquela caracterizada pela força que o sindicato dispõe sobre a organização. Nesse caso, reivindicações coletivas e até mesmo privativas de líderes sindicais são concedidas pelas organizações. Podemos chamar essa política de:
	
	Paternalista
No que diz respeito ao sistema de organização sindical no Brasil, é correto afirmar que:
	
	O sistema vigente é o da unicidade sindical.
A associação em sindicatos constitui um dos elementos decorrentes da liberdade sindical. O ordenamento jurídico brasileiro, no entanto, impõe a associação sindical a partir da formação de categorias, que podem ser:
	
	profissionais: aquelas formadas a partir da similitude de condições de vida oriunda da profissão ou trabalho em comum, em situação de emprego na mesma atividade econômica ou em atividades econômicas similares ou conexas.
Dicas para melhorar as relações sindicais, exceto:
	
	Treinamento das lideranças para o dissídio.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais