Buscar

Abordagem Comportamental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Na abordagem comportamental os comportamentos desejados são instalados e mantidos (controlados) por condicionantes e reforçadores (teoria do reforço): elogios, prêmios, graus, notas, etc. Cabe ao professor planejar e desenvolver um sistema de ensino-aprendizagem que possibilite maximização do desempenho do aluno com economia de tempo, esforços e custos. O professor é considerado um planejador e um analista de contingências, sendo chamado de engenheiro comportamental.
 
O representante desta abordagem é: (assinale a correta)
 
A
Skinner
B
Rogers
C
Snyders
D
Freud
E
Piaget
A abordagem fundamentada na concepção empirista, na qual a experiência é a base do conhecimento, a partir do qual é possível exercer controle sobre os eventos é chamada de comportamentalista. Esta abordagem tem como seu principal representante:
Assinale a alternativa correta:
A
C. Rogers
B
L. S. Vygotsky
C
B. F. Skinner
D
A. Neill
E
S. Freud
Um aspecto muito importante na abordagem comportamentalista é considerar as contingências de reforço na realização de um planejamento que visa uma aprendizagem eficaz.
Nesta abordagem, contingências de reforço são entendidas como:
Assinale a correta:
A
Ocasião na qual a resposta ocorreu; a própria resposta; consequências reforçadoras.
B
Relação professor-aluno; aluno-conhecimento; conhecimento-professor.
C
Planejamento; objetivo da aprendizagem; aluno.
D
Programação; organização; planejamento.
E
Sociedade-cultura; conhecimento; educação.
Nas diferentes abordagens de ensino os conceitos sobre aluno, professor, mundo, sociedade, escola, etc., sofrem modificações de acordo com os princípios que as sustentam.
Na abordagem comportamentalista, por exemplo, o professor é aquele que:
Assinale a correta.
A
Atua como um facilitador das aprendizagens.
B
Aprende a analisar padrões de comportamento para ganhar controle sobre eles e modificá-los, quando necessário.
C
Promove discussões e reflexões sobre os conceitos a serem aprendidos.
D
Interfere o mínimo possível no processo de aprendizagem, pois entende que o aluno já nasce com uma bagagem genética que determina suas possibilidades de aprender.
E
Realiza intervenções que auxiliam o aluno a desenvolver-se de forma integrada, como pessoa, ou seja, considera seus aspectos cognitivos, afetivos, sociais, etc.
Skinner define contingências como uma relação de dependência entre eventos ambientes ou entre eventos comportamentais ambientais. Esse termo é empregado, na análise do comportamento, como termo técnico para enfatizar como a probabilidade de um evento pode ser afetada ou causada por outros eventos. Assim podemos considerar como contingência:
Assinale a alternativa correta:
A
"Choveu quando abri a porta”
B
"O taxi parou no ponto assim que minha mãe chegou"
C
"Sempre que digito no computador do meu irmão, os trabalhos dão certo”
D
“Juliana usa o mesmo guarda-chuva para ir trabalhar, porque diz fazer a chuva diminuir”.
 
E
"A companhia de Luz e Força está chamando candidatos às vagas disponíveis, inscritos no último concurso."
Leia a afirmativa abaixo e responda a questão:
Skinner critica a escola que utiliza o controle aversivo, porque, embora possibilite maior controle, não leva à aprendizagem efetiva.
Esta afirmativa está certa ou errada? Por que? Assinale a alternativa correta:
A
Errada. Para Skinner a punição pode ser um meio de aprendizagem ao aluno, desde que não paralise as ações do sujeito.
B
Errada. Segundo Skinner é por meio de estimulos aversivos que o aluno pode apropriar-se de informações que irão controlar seu comportamento em direção de uma aprendizagem significativa.
C
Certa. Skinner critica a escola que utiliza o controle aversivo, porque embora possibilite maior controle, não leva a aprendizagem efetiva.
D
Certa. Para Skinner será a partir de relações de respeito mútulo que irá ocorrer a aprendizagem efetiva.
E
Errada. Segundo Skinner a preocupação é em relação ao controle do comportamento observável e o conhecimento é resultado da experiência. A educação tem a função de possibilitar o controle do comportamento, a experimentação e a transmissão cultural.
 
 
Leia a situação abaixo e responda à questão:
Você está em um aniversário em família e se aproxima uma amiga e te conta que é professora e que está tendo muitos problemas com seus alunos. São muito lentos, desatentos e que não aguenta mais, pois não vão aprender mesmo, são muito fracos e estão sem base alguma.
 
De acordo com a situação acima podemos afirmar que: (assinala a correta).
 
A
Segundo a teoria Behaviorista é necessário verificar se os procedimentos de avaliação do professor possibilitam a análise emocional do aluno e o quanto sua relação empática com ele pode estar interferindo.
 
B
Segundo a teoria Behaviorista o professor pode organizar contingências de reforço que possibilitem a aprendizagem do aluno.
C
Segundo a teoria Behaviorista, o professor tem em sua prática, momentos em que alguns alunos não conseguem acompanhar as aulas, portanto, não há muito que fazer.
 
D
Segundo a teoria Behaviorista, o professor deve analisar se a relação professor-aluno não está sendo permeada por expectativas do professor, em relação aos seus alunos, ao investir seu trabalho naqueles que correspondem ao modelo ideal de aluno.
 
E
Segundo a teoria Behaviorista somente medidas punitivas irão resolver os problemas do aluno em relação à aprendizagem e diferença entre os colegas.
Poucos temas ocuparam Skinner tão frequente e insistentemente quanto o estudo sobre a punição e o uso da estimulação aversiva em geral. (...) Sem nem mesmo levar em conta aspectos éticos, há argumentos básicos para que esse procedimento não seja utilizado na sala de aula pelo professor.
Assinale a alternativa que melhor apresenta as ideias de Skinner sobre a punição é:
A
 
A punição pode ser utilizada de vez em quando, pois isso não irá trazer prejuízos ao aluno.
 
B
A punição elimina o comportamento indesejável e ensina o que é necessário.
 
C
A punição pode produzir efeitos colaterais indesejáveis.
 
D
O uso da punição auxilia mais o aluno do que o professor, por isso deve ser utilizado.
 
E
A punição é um elemento fundamental no condicionamento, pois a partir dele que se pode controlar o comportamento do aluno e facilitar a aprendizagem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando