Buscar

Avaliando de psicologia 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201702274255)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Concurso Prefeitura de Niterói - 2003 - Prof Educação Infantil) Sobre os postulados teóricos de Piaget e Vygotsky, podem ser consideradas corretas as afirmações contidas em:
		
	 
	Piaget define o desenvolvimento como um processo de equilibração progressiva, enquanto Vygotsky atribui à linguagem um papel fundante no psiquismo humano.
	
	Piaget sustenta que a construção do conhecimento procede do social para o individual, ao passo que Vygotsky explicita a importância da mediação simbólica nos processos de aprendizagem;
	
	Piaget defende uma perspectiva construtivista do conhecimento, enquanto Vygotsky defende uma concepção inatista do desenvolvimento;
	
	Piaget é um teórico construtivista por defender a ideia de construção do conhecimento, enquanto Vygotsky revela-se como teórico interacionista por fundamenta-se nas noções de equilíbrio e estrutura;
	
	Piaget define o desenvolvimento como um processo de equilibrações regressivas, ao passo que Vygotsky postula a formação social da mente;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702116071)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual desses teóricos listados abaixo descreveu que ¿em cada estágio o ego passa por uma crise (que dá nome ao estágio). Esta crise pode ter um desfecho positivo (ritualização) ou negativo (ritualismo)¿?
		
	
	Skinner
	 
	Erikson
	
	Freud
	
	Piaget
	
	Ausubel
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701833605)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No que diz respeito ao desenvolvimento psicossocial, a teoria de Erick Erikson (1902-1994) compreende o desenvolvimento da personalidade como produto de nossas interações sociais. Em seus estudos, também identificou uma sucessão de estágios no decorrer do desenvolvimento, caracterizados pelo fato de:
I - compararem as diversas fases do desenvolvimento humano, do nascimento até a morte.
II - abrangerem todo o período de vida e envolverem uma questão ou crise que precisa ser resolvida, como uma bifurcação em uma estrada, cuja resolução influencia o desenvolvimento.
III - compreenderem que a solução de cada crise do desenvolvimento depende da interação entre as características do indivíduo e qualquer que seja o suporte oferecido pelo ambiente social.
Assinale a opção correta:
		
	
	Apenas as alternativas II e III são verdadeiras. .
	
	Apenas a alternativa I é verdadeira.
	
	Apenas as alternativas I e III são verdadeiras.
	 
	Apenas as alternativas I e II são verdadeiras.
	 
	As alternativas I, II e III são verdadeiras.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701814556)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em sua teoria do desenvolvimento humano, Erikson estruturou oito estágios do ciclo vital. Em cada um desses estágios temos o desenvolvimento de uma virtude. Abaixo encontram-se as descrições de quatro desses estágios, assinale a alternativa que corresponda corretamente ao estágio e a virtude desenvolvida no mesmo.
		
	
	Confiança versus desconfiança básica: virtude autonomia; Autonomia versus vergonha e dúvida: virtude: verdade; Iniciativa versus culpa: virtude propósito; Produtividade versus inferioridade: virtude habilidade.
	
	Confiança versus desconfiança básica: virtude habilidade; Autonomia versus vergonha e dúvida: virtude: sabedoria; Iniciativa versus culpa: virtude propósito; Produtividade versus inferioridade: virtude habilidade.
	
	Confiança versus desconfiança básica: virtude vontade; Autonomia versus vergonha e dúvida: virtude: esperança; Iniciativa versus culpa: virtude habilidade; Produtividade versus inferioridade: virtude propósito.
	
	Confiança versus desconfiança básica: virtude esperança; Autonomia versus vergonha e dúvida: virtude: consideração; Iniciativa versus culpa: virtude propósito; Produtividade versus inferioridade: virtude sabedoria.
	 
	Confiança versus desconfiança básica: virtude esperança; Autonomia versus vergonha e dúvida: virtude: vontade; Iniciativa versus culpa: virtude propósito; Produtividade versus inferioridade: virtude habilidade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702309794)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Apenas um dos conceitos abaixo retrata sobre a teoria sociointeracionista de Vygotsky :
		
	
	A construção dos processos mentais superiores passam por fazes de desenvolvimento mental.
	 
	O desenvolvimento cognitivo é a transformação das relações sociais em funções mentais
	
	Todas as afirmações acima estão corretas
	 
	A maturação biológica é o fator que determina o desenvolvimento cognitivo do individuo.
	
	O desenvolvimento cognitivo passa pela assimilação e acomodação para chegar na equilibração

Outros materiais