Buscar

Fisiopatologia da Nutrição e Dietoterapia I (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA I
	1a Questão (Ref.: 201502908818)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	V.M.L., 22 anos, hospitalizada, diagnóstico de anorexia nervosa. A paciente apresentou ao exame físico perda de massa muscular grave; Aos exames bioquímicos, albumina de 2,3g/dL e Hemoglobina de 7,8g/dL; Ao exame antropométrico, IMC=15,4kg/m2 e CB=19cm. Quanto a sua conduta nutricional responda:
		
	
	Utiliza-se o peso ideal ou habitual para cálculo de necessidades nutricionais. O peso ideal deve ser calculado a partir do IMC e não da compleição. As necessidades nutricionais totais devem ser atingidas dentro das 48 horas após admissão.
	
	Escolhe-se o peso atual para cálculo das necessidades nutricionais na 1°semana de intervenção nutricional. As necessidades nutricionais totais devem ser atingidas dentro das 48 horas após admissão.
	
	Utiliza-se o peso ideal ou habitual para cálculo de necessidades nutricionais. O peso ideal deve ser calculado a partir da compleição e não IMC médio. As necessidades nutricionais totais devem ser atingidas dentro das 24 horas após admissão.
	
	Escolhe-se o peso ideal ou habitual para cálculo das necessidades nutricionais na 1°semana de intervenção nutricional. Acompanha-se os níveis de Fósforo, Potássio, Magnésio e Glicemia para avaliar a possibilidade de evolução da dieta na 2° e 3° semanas seguintes.
	 
	Escolhe-se o peso atual para cálculo das necessidades nutricionais na 1°semana de intervenção nutricional. Acompanha-se os níveis de Fósforo, Potássio, Magnésio e Glicemia para avaliar a possibilidade de evolução da dieta. Uma vez normalizados, evolui a oferta energética a partir da utilização do peso ideal ou habitual para cálculo de necessidades.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503323736)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto a ESOFAGITE, marque o item correto:
		
	
	Não há necessidade de restrição de alimentos irritantes da mucosa inflamada, como sucos, frutas cítricas, carne, frango e peixe
	
	Aconselha-se o consumo de refeições com líquidos com o intuito de favorecer a rápida passagem dos alimentos no estômago
	
	Não há restrição quanto à ingestão de alimentos e preparações gordurosas se a pessoa for eutrófica e não apresentar dislipidemia.
	
	Deve-se estimular o consumo de frutas cítricas por serem fontes de vitamina C por ser antiinflamatório e antioxidante.
	 
	Devem ser evitados alimentos que relaxam o esfíncter esofágico inferior, como café, mate, chá preto, hortelã, bebidas alcoólicas, chocolate e bebidas gaseificadas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503336464)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A doença celíaca é uma resposta de hipersensibilidade ao GLÚTEN, danificando as vilosidades da mucosa intestinal, resultando em má absorção. A conduta nutricional é dieta precisa ser isenta de glúten. Dessa forma, das alternativas abaixo contém alimentos que podem ser inseridos na dieta do paciente celíaco:
		
	
	Arroz, batata inglesa, milho e bolacha cream crack.
	 
	Arroz, amido de milho, polvilho e tapioca.
	
	Arroz, farinha de mandioca, fécula de batata e macarrão.
	
	Arroz, pão, tomate e banana.
	
	Arroz, macarrão, pão e batata inglesa
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503416977)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(ENADE, 2016) A diarreia é uma das complicações mais comuns em pacientes com terapia nutricional enteral por sonda. Sua etiologia é multifatorial e pode ou não estar relacionada à fórmula administrada. A identificação da etiologia da diarreia é o primeiro passo para o seu tratamento. A partir dessas informações, avalie as afirmações a seguir. I. A redução dos episódios de diarreia pode ser obtida com a administração de fibras, probióticos e glutamina. II. O uso de fórmulas oligoméricas está indicado nos casos de diarreia persistente, com suspeita de má-absorção. III. A oferta de fórmula enteral com imunomoduladores e ômega 3 é recomendada nos casos de diarreia. IV. A interrupção da nutrição enteral em pacientes com diarreia é uma conduta que deve ser adotada até a identificação dos fatores etiológicos. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	E) II, III e IV.
	 
	D) I, II e III.
	
	B) I e IV.
	 
	A) I e II.
	
	C) III e IV.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502559091)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo a Portaria n. 272, da ANVISA do MS, de 8/4/1998, nutrição parenteral é a solução ou emulsão, composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lípidios, vitaminas e minerais, estéril e apirogênica, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico, destinada à administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou à manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas. 
A partir do exposto, assinale abaixo a afirmativa que apresenta uma característica da Nutrição Parenteral Periférica (NPP).
		
	
	Não há relação entre osmolaridade e NPP
	 
	Indicada para períodos longos (> 7 a 10 dias)
	
	Indicada quando a osmolaridade é maior que 900-1000 mOsm/L
	 
	Indicada quando a osmolaridade é menor que 900-1000 mOsm/L
	
	Utiliza como acesso venoso veia jugular ou subclávia

Outros materiais