Buscar

Exercício 3 Controle Crescimento Microbiano 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO: CONTROLE DO CRESCIMENTO MICROBIANO (2,0 pontos)
RESPONDER AS QUESTÕES ABERTAS NO CADERNO, À MÃO.
DefIna os termos microbicida, microbiostático, esterilização, desinfecção e anti-sepsia.
R: Microbicida: mata microorganismo, Microbiostatico:
Qual é o mecanismo de ação do calor úmido? Dê um exemplo de agente que emprega o calor úmido.
O calor úmido mata os micro-organismos principalmente pela coagulação proteica (desnaturação), que e causada pela ruptura de ligações de hidrogênio que mantém as proteínas em sua estrutura tridimensional. A autoclave e o método preferido de sanitização.
Explique a utilização do indicador biológico na monitoração da eficiência da esterilização por autoclave?
4) Você precisa esterilizar um material pelo calor úmido. Qual método você utilizaria: autoclavação, fervura ou pasteurização? Por quê?
5)Qual é o mecanismo de ação do calor seco? Dê um exemplo de agente que emprega o calor seco.
O calor seco mata por efeitos de oxidação. Um dos mais simples métodos de esterilização com calor seco e a chama direta.
6)A filtração pode ser considerada um método de esterilização? Explique
7)Explique o mecanismo de ação das radiações ultravioleta.
8) Explique o mecanismo de ação das radiações gama.
9) A solução de hipoclorito de sódio a 1 % é esterilizante ou desinfetante?
10) Explique o mecanismo de ação dos agentes químicos álcool 70% e halogênios (iodo e cloro).
11) O farmacêutico Augusto, está em seu plantão hospitalar e, precisa preparar uma solução de antimicrobiano para ser aplicada em um paciente acometido por uma infecção nosocomial. Dentre os procedimentos descritos abaixo qual deverá ser utilizado pelo farmacêutico para o preparo correto desta solução?
(A) preparar a solução em ambiente estéril e submetê-la à fervura por 30 minutos.
(B) preparar a solução em capela de fluxo laminar e autoclavá-la, antes do uso, para garantir sua esterilidade.
(C) preparar a solução em ambiente estéril e submetê-la a radiação ultra-violeta por 15 minutos.
(D) preparar a solução em capela de fluxo laminar e esterilizá-la em estufa a 160-170 °C por 2 horas.
(E) preparar a solução em capela de fluxo laminar e filtrá-la utilizando membrana filtrante com poro de 0,01 µm.
12) A desinfecção é um processo empregado em Central de Esterilização, Laboratórios, Indústria e Hospitais. Este processo pode ser de baixo, intermediário e de alto nível. Na desinfecção de alto nível
(A) ocorre a eliminação de alguns esporos, o bacilo da tuberculose, todas as bactérias vegetativas, fungos e todos os vírus.
(B) não há ação sobre os esporos ou bacilo da tuberculose, podendo ter ou não ação sobre vírus não lipídicos e com atividade relativa sobre fungos, mas capaz de eliminar a maioria das bactérias em forma vegetativa.
(C) ocorre a eliminação de todos os esporos, o bacilo da tuberculose, da maioria das bactérias vegetativas e fungos e todos os vírus.
(D) não é esperada ação sobre os esporos bacterianos e ação média sobre vírus não lipídicos, mas que seja tuberculicida, elimine a maioria dos fungos e atue sobre todas as células vegetativas bacterianas.
(E) ocorre a eliminação de todos os esporos bacterianos e fúngicos, todas as bactérias vegetativas, fungos e todos os vírus.
13) Em sua aula de microbiologia, Gabriela, estudante do 4º módulo do curso de Ciências Biológicas, foi escolhida para explicar aos seus colegas o porquê da diferença entre tempo e temperatura quando são utilizados para esterilização o calor seco (estufa Pasteur) e o calor úmido (autoclave). Qual das alternativas a seguir contém a explicação correta utilizada por Gabriela?
(A) No calor úmido (autoclave), a transferência da temperatura entre os materiais ocorre com menor rapidez devido a umidade por isso são empregados temperatura e tempo menores.
(B) No calor seco (estufa Pasteur), a transferência da temperatura entre os materiais ocorre com maior rapidez devido a umidade por isso são empregados temperatura e tempo maiores.
(C) No calor úmido (autoclave), a transferência da temperatura entre os materiais ocorre com maior rapidez devido a umidade por isso são empregados temperatura e tempo menores.
(D) No calor úmido (autoclave) e no calor seco (estufa Pasteur), a transferência da temperatura entre os materiais depende do aparelho sendo o tempo e temperatura iguais em ambos os métodos.
(E) No calor seco (estufa Pasteur), a transferência da temperatura entre os materiais ocorre com maior rapidez devido a umidade por isso são empregados temperatura e tempo menores.
14) Na área hospitalar, os trabalhadores foram proibidos de usar o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) na limpeza de feridas, essa deve apenas ser realizada com soro fisiológico. Por que?
(A) Porque a enzima catalase presente no sangue atua sobre o peróxido de hidrogênio desencadeando uma reação química que poderá aumentar a lesão tecidual.
(B) Porque o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) não possui eficácia como agente desinfetante.
(C) Porque o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) deve apenas ser empregado na presença de álcool a 70%.
(D) Porque o peróxido de hidrogênio presente no sangue atua sobre a enzima fosoflipase desencadeando uma reação química que poderá aumentar a lesão tecidual.
(E) Porque o soro fisiológico apresenta um custo mais baixo que o agente peróxido de hidrogênio.
15) A cristalização de doces e a salga do bacalhau são processos caseiros ou industriais que visam o controle do crescimento microbiano nestes produtos alimentícios. Baseado em seus estudos e em conhecimentos adquiridos em sala de aula assinale a alternativa que apresenta o agente físico envolvido nesses processos.
(A) Irradiação
(B) Pasteurização
(C) Temperatura
(D) Pressão osmótica
(E) Filtração

Continue navegando