Buscar

Ed. dir.civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Modulo 1
1-c) O direito realmente é um termo plurívoco pois compõe uma serie de significados, ele pode ser entendido como lei, ciência, justiça, entre outras coisas.
2-a) Todas as normas possuem sanção para sua eficácia mesmo ela não sendo jurídica, exige-se uma sanção pois isso causara o receio no ser humano de sofrer uma punição pelos seus atos.
3-
4-a) As normas que regulam o regime de bens no casamento interessam somente o interesse das partes portanto não são normas cogentes.
5-D) Como explica Carlos Roberto Gonçalves 'Direito público é o que corresponde as coisas do Estado, Direito privado que pertence a utilidade das pessoas' Em seu livro Direito Civil Brasileiro V1 parte geral pag.26
6-C) Direito do trabalho é sub-ramo do Direito público, não se trata das coisas do Estado mas sim das relações entre empregado e empregador, ou seja, somente dos indivíduos envolvidos. 
Modulo 2 
1-C) Conforme o Art.2 CC/02, os direitos extra patrimoniais e materiais são exemplos das garantias do nascituro mesmo ainda não nascido ele possui direitos mesmo não tendo ainda personalidade
2- A) Conforme explica o Art.1 CC/02 Que diz que toda pessoa é capaz de Direitos e Deveres na ordem Civil
3-D) Pois no Art.11 CC/02, é explicado que os direitos de personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis, mesmo que o indivíduo possua inúmeras dívidas. 
4-A) O Direito da personalidade é protegido pelo direito de uma forma geral, tanto no âmbito privado ou público, pois é pelo fato de ser contemplado desde o nascer do homem até sua morte.
5-C) Os direitos da personalidade é adquirido com o nascimento com vida, conforme o Art.2 CC/02 que também põe a salvo alguns direitos ao nascituro. 
6-C) Está incorreta pois conforme consta o Art.3 CC/02 são absolutamente incapazes somente os menores de 16 anos, os que não puderem exprimir sua vontade, ainda que por motivo transitório, são relativamente incapazes. 
Modulo 3
1-A) A pessoa que completa 18 anos chega a sua maioridade já possuindo responsabilidade Civil, só pode ser emancipado de acordo com o Código Civil o jovem com 16 anos.
 2- e) Todas alternativas estão corretas pois, é verdade que os efeitos produzidos pela emancipação voluntaria só se dão efeito após o registro no cartório de registro civil da cede em que o menor reside e também que a legal não necessita diretamente no registro e sim no fato que a provocou é correto dizer também que a emancipação é irrevogável, e não há emancipação voluntaria antes do menor completar dezesseis anos.
3-b) A principal característica da comoriência é que os bens dos comorientes que são parentes não são herdados por ambos mas sim por seus os parentes em linha reta.
4-c) Pode ser declarada a morte presumida conforme art. 7 do CC/02 descreve a morte presumida sem declaração de ausência se I - se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida; II - se alguém, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não for encontrado até dois anos após o término da guerra. Parágrafo único: A declaração da morte presumida, nesses casos, somente poderá ser requerida depois de esgotadas as buscas e averiguações, devendo a sentença fixar a data provável do falecimento.
5-B) Segundo o Art.12 CC parágrafo único, que assegura os direitos post-mortem. O morto poderá sofrer violação aos direitos inerentes à sua personalidade - direito à honra, à privacidade, à imagem.
6-E) Na emancipação voluntaria precisa de registro e antes do mesmo ela não produzira efeitos, e na emancipação legal não é necessário de haja registro para que seja produzidos os efeito da emancipação, a emancipação é irrevogável.
 Modulo 4
1-b) Pessoas naturais e jurídicas são sujeito de direitos e deveres nas relações jurídicas.
2-e) É necessário a vontade de pessoas naturais para a criação de pessoas jurídicas, a personalidade, capacidade e patrimônio não são os mesmo para pessoas naturais e pessoas jurídicas, há possibilidade da reunião de pessoas e bens para formar uma pessoa jurídica. 
3- D) A existência da pessoa jurídica inicia com inscrição de seus contratos e também de atos constitutivos e se complementa com os estatutos ou então com os compromissos em registro publico 
4-c) começa então a personalidade jurídica de uma pessoa jurídica somente após seu registro, antes disso ela é somente uma sociedade de fato e não uma sociedade personificada, conforme explica Carlos Roberto Gonçalves em seu livro Direito Civil Brasileiro v1 Parte Geral página 224.
5B) Pois é no seu ato constitutivo que descreve quem representa a pessoa jurídica nos atos de negócio na vida civil.
6E) Essa é uma das características principais de uma sociedade, seja ela simples ou empresaria.
Modulo 5
1-c) No conceito de domicilio de pessoa natural vemos que domicilio não se confunde com moradia pois são coisas distintas.
2-b) Pois como o assistente é responsável pelo relativamente incapaz podemos concluir que sua residência seja o mesmo que a dele.
3-a) É o que diz o Art. 71. Se, porém, a pessoa natural tiver diversas residências, onde, alternadamente, viva, considerar-se-á domicílio seu qualquer delas.
4-b) O domicilio voluntario não pode ser enquadrado como domicilio legal, o domicilio é escolhido pela vontade da pessoa e o domicilio legal é determinado por lei.
5-C) Sim porque a residência é a relação entre pessoa e lugar, podendo concluir que domicilio é o lugar onde a pessoa se encontra. 
6-D) A CF/88 dispõe as opções caso for acionar a União, e a preferência do autor não se encontra em nenhuma delas
Modulo 6
1-a) assim compreende o patrimônio os elementos passivo e ativo descrito no livro Direito Civil Brasileiro v1 parte geral de Carlos Roberto Gonçalves pág. 287.
2-B) A III está incorreta, porque a classificação e sim importante para definir o seu regime jurídico 
3C) Apenas os bens moveis podem ser substituídos por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade.
4-e) Bens e coisas não são sinônimos, objetos corpóreos tem uma existência física material, que podem ser alcançados pelo homem e não é necessariamente limitada
5-c) O IV e o V não estão classificados no CC/02.
6-a) os bens incorpóreos integram sim o patrimônio da pessoa portanto a III está incorreta.
Modulo 7
1-B) Um apartamento é construído por homens, fixado no solo e não pode ser locomovido, se denomina como acessão artificial
2-B) A união tem o direito de usufruir do solo, caso não seja de uso do proprietário e que também não ameace a integridade do prédio residencial. Explica também sobre esse fato o Art. 1226, CC dispõe que a propriedade do solo abrange a do espaço aéreo e subsolo correspondente, em altura e profundidade, úteis ao seu exercício, não podendo o proprietário opor-se a atividades que sejam realizadas, por terceiros, a uma altura ou profundidade tais, que não tenha ele interesse legítimo algum em impedi-las.
3-d) As pertenças não fazem parte da coisa principal, mas se ligam a ela, constituindo assim como um coisa acessória. Sendo que sua remoção a danificará, se tornando assim um bem imóvel.
4-A Materiais ainda não empregados são Móveis:Art. 84. Os materiais destinados a alguma construção, enquanto não forem empregados, conservam sua qualidade de móveis; readquirem essa qualidade os provenientes da demolição de algum prédio.
5-c) não faz parte 
6-e) De acordo com o Art.80 do CC/02 Consideram-se imóveis para os efeitos legais:
I - os direitos reais sobre imóveis e as ações que os asseguram;
II - o direito à sucessão aberta.
A herança é uma espécie de direito de sucessão.
Modulo 
1-a) A fungibilidade é uma característica dos bens moveis indicada a possibilidade de substituição de uma coisa por outra, sem prejuízo do credor, portanto esta alternativa está incorreta.
2-a) Porque a vontade humana pode influenciar sobre a consutibilidade,uma vez que pode tornar inconsumível coisa consumível.
3-c) É móvel porque pode ser locomovido, Corpóreo pois tem existência material, Indivisível pois não pode ser dividido, porque pode ser comercializado, consumível paraquem o vende.
4-b) A indivisibilidade não decorre apenas da natureza própria da coisa mas também da vontade das partes ou da vontade da lei.
5-D) A primeira afirmação é equivocada, porque o fato de o dono da coisa principal ser o dono da coisa acessória não é uma presunção absoluta mas sim relativa, a segunda não é verdadeira pois há circunstancias que fazem com que a coisa acessória nem sempre siga a coisa principal.
6-d) A I está incorreta, pois se estiver de má-fé, o possuidor não é reembolsado pelas benfeitorias, mas apenas se for de natureza necessária e útil.

Outros materiais