Buscar

Av PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201701928269)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nos dois primeiros anos, o desenvolvimento  da criança é significativo, desenvolve várias habilidades como sentar, levantar, caminhar, correr, tocar, etc.  Piaget, teórico do desenvolvimento, denominou esse estágio de sensório-motor. Escreva algumas características cognitivas do estágio sensório-motor.
 
		
	
Resposta: A descoberta das crianças ocorre pelo tato; ela acredita que o "trem que entra no túnel" realmente desapareceu; não tem pensamento abstrato.
	
Gabarito:
    O início do desenvolvimento cognitivo é baseado nos reflexos e nas primeiras adaptações adquiridas por assimilação e coordenação dos reflexos (sugar a chupeta diferente de sugar o peito materno). Através da experimentação ativa, se tornam  mais criativos, com ações e ideias; no final desse período, as crianças conseguem interagir com o ambiente utilizando recursos por meio de combinações mentais (pensa antes de agir) sem recorrer tanto à experiência de tentativa e erro.
   
   
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701965307)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O trabalho pedagógico com a criança com dificuldades de aprendizagem requer que o professor realize adaptações curriculares em diferentes níveis e de acordo com as necessidades de seu aluno, por seu quadro diagnóstico. Nos casos de dificuldades de aprendizagem na leitura, cite três exemplos de adaptações que o professor pode realizar para intervir com o aluno nesta condição.
		
	
Resposta: Nesses casos é importante: que a criança sente nas cadeiras mais à frente, que o professor use um material didático apropriado e que ele dê atenção particular à criança, que oriente e estimule.
	
Gabarito: a) provas escritas, de caráter operatório, contendo questões objetivas e/ou dissertativas, realizadas individualmente e/ou em grupo, sem ou com consulta a qualquer fonte; b) provas orais, através de discurso ou argüições, realizadas individualmente ou em grupo, sem ou com consulta a qualquer fonte; c) atividades práticas, tais como trabalhos variados, produzidos e apresentados através de diferentes expressões e linguagens, envolvendo estudo, pesquisa, criatividade e experiências práticas, realizados individualmente ou em grupo, intra ou extraclasse; d) observação de comportamentos, tendo por base os valores e as atitudes identificados nos objetivos da escola (solidariedade, participação, responsabilidade, disciplina e ética); E outras possibilidades.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702157281)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O caso de Victor, o menino selvagem de Aveyron abre debate para uma questão básica será feita uma reflexão em conjunto com os alunos sobre alguns princípios do desenvolvimento humano. No caso de Victor, podemos afirmar que:
		
	
	A hereditariedade não interfere no seu desenvolvimento contínuo
	 
	Os impactos do ambiente determinaram seu comportamento.
	
	Possibilidade de adquirir um comportamento social sem interferência do ambiente.
	
	Não houve nenhuma interferência ambiental na determinação do seu comportamento.
	
	As pessoas são passivas no seu desenvolvimento.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701681213)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A zona de desenvolvimento proximal é um(a):
		
	
	imagem piagetiana de como as estruturas mentais vão gradativamente aproximando o aprendente do raciocínio abstrato.
	
	conceito de Erikson sobre o desenvolvimento psicossocial e as crises da formação da personalidade.
	 
	conceito de Piaget para enfatizar o papel do desenvolvimento da aprendizagem, por meio da assimilação e acomodação.
	 
	conceito de Vygotsky que expressa as limitações de alguns estudantes, cujo desenvolvimento cognitivo é proximal, mas que em colaboração consegue desenvolver.
	
	conceito adotado por Freud para enfatizar o papel da aprendizagem no processo de desenvolvimento humano.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701297287)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Num debate sobre o tipo de formação que ofereciam para os alunos do colégio Zeus, o professor Roberto trouxe o referencial da aprendizagem significativa para nortear as aulas de ciências. Dentro desse referencial, qual seria a postura correta do professor para o ensino de ciências?
		
	 
	retratar a explicação científica tendo a cultura do aluno e suas experiências anteriores sobre o tema estudado como âncoras que serão usadas na memorização do conhecimento .
	
	trabalhar com o conhecimento do estado da arte do tema pesquisando tudo o que já foi sistematizado sobre ele e que tenha significado na vida do aluno.
	
	evocar as memórias dos alunos sobre os fatos da natureza, corrigindo todas as distorções da realidade e apresentando os erros que eles têm na construção do pensamento significativo.
	
	iniciar os estudos sobre a produção científica sobre o tema e concluir com experimentos práticos que mostrem o significado das teorias estudadas.
	
	trabalhar com questões do ENEN afim de mostrar o significado das questões nos exames nacionais.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701717177)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Todo professor precisa conhecer sobre o TDAH para mediar à aprendizagem de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades acadêmicas e comportamentos inadequados na escola. A  seletividade  aos estímulos relevantes é condição necessária para a ocorrência da aprendizagem em geral e, em especial, as escolares. Estamos falando de qual processo psicológico?
		
	
	Percepção
	
	Memória
	
	Imaginação
	 
	Atenção
	
	Motivação
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702142319)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Maria é uma menina de 3 anos de tamanho e peso adequados a sua idade cronológica. porém ela não fala e não inicia nem realiza atividades de forma espontânea. Levando-se em consideração as necessidades básicas de desenvolvimento podemos dizer que Maria tem um atraso:
		
	 
	No desenvolvimento cognitivo e psicossocial
	
	No desenvolvimento psicomotor
	
	No desenvolvimento motor e afetivo
	
	No desenvolvimento intelectual.
	
	No desenvolvimento físico e psicossocial
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701749217)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante um experimento,  uma criança recebeu 25 animais de brinquedo: dezoito vacas e sete cachorros. Quando perguntada se havia mais vacas ou mais animais ela ficou perplexa e respondeu que havia mais vacas.  Segundo Piaget, neste estágio a criança não pode conciliar itens individuais pertencendo a duas classes diferentes ao mesmo tempo. Em que estágio do desenvolvimento cognitivo ocorre esta situação.
		
	
	operações concretas
	
	sensório motor
	
	equilibração
	
	operações formais
	 
	pré operacional
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201701227237)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Secretaria Municipal de um Município planeja organizar um seminário para a formação permanente dos docentes do ensino fundamental este ano e o tema selecionado foi a Discalculia. Em conversa, os professores disseram ignorar o que significa esse transtorno de aprendizagem e como poderão reconhecê-lo entre seus alunos. Marque a única resposta que apresenta características básicas do Transtorno de Aprendizagem Discalculia.
		
	
	Os problemas são todos de ordem neurológica e se caracterizam pela desatenção e pela hiperatividade motora durante as aulas de matemática.
	
	Muito desatenta, a criança não consegue ler e compreender o que se pede nos problemas matemáticos.
	 
	A criança vai apresentar dificuldade na execução dos cálculos matemáticos, bem como nas funções operatórias: seriação, classificação, ordenação, conservação entre outras.
	
	A criança terá notável dificuldade para ler e memorizar o que é solicitado nas operações matemáticas.
	
	A criança apresenta dificuldade na linguagem escrita e na leitura fluente dos textos que se referem à matemática.10a Questão (Ref.: 201701682024)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato, isto é, o adolescente realiza as operações no plano das ideias, sem necessitar de manipulação ou referências concretas, como no período anterior. Qual período do desenvolvimento segundo Piaget  respalda a afirmativa acima?
		
	
	Período  Sexual
	
	Período Pré-Operatório
	 
	Período das Operações Formais
	
	Período  Sensório-Motor
	
	Período das Operações Concretas

Outros materiais