Buscar

Questões sobre Educação Física e Sociedade

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202186058)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As inúmeras transformações implementadas pelo modo de produção social capitalista, desde a sua origem aos dias atuais, mantêm íntima relação com os rumos políticos, econômicos, ideológicos e culturais adotados mundialmente. Os ideólogos do capitalismo, defendem que trata-se de transformações concebidas naturalmente por um mundo que pretende-se "globalizado", inclusivo e livre. Com isso:
		
	
	no capitalismo a distância entre ricos e pobres diminui, gerando condições de vida cada vez mais seguras.
	
	o capitalismo preocupa-se com a liberdade e emancipação do ser humano.
	
	a dinâmica capitalista contribui para a igualdade social.
	 
	a sociedade capitalista, vale-se de elementos para a intensificação da alienação humana, em detrimento da sua emancipação.
	
	para o capitalismo, mundo se orienta pelas necessidades humanas e não funciona ao sabor das demandas perversas do mercado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202185725)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A concepção de ética pautada no exercício da cidadania ativa ou emancipatória, onde temos como ator um indivíduo ético ou moral, deve atender aos seguintes pressupostos, EXCETO:
		
	
	Ser dotado de vontade e de capacidade para deliberar e decidir entre as várias alternativas possíveis
	 
	Capaz de reflexão, não reconhecendo a existência dos outros com sujeitos iguais a ele
	
	Ser livre, capaz de oferecer-se como causa interna de seus sentimentos, atitudes e ações
	
	Ser consciente de si e dos outros
	
	Ser responsável, conhecer-se como autor da ação, avaliar os efeitos e consequências sobre si e os outros
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202185716)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ao desenvolver sua prática pedagógica o educador precisa conhecer as diferentes linguagens utilizadas no processo de comunicação e aprendizagem. Uma das linguagens utilizadas é a corporal, pois as imagens dos corpos nos contextos educativos favorecem refletir e compreender a sua inserção nas diversas situações em que estes se movimentam. Sendo assim, enquanto docentes precisamos conhecer o que é o corpo e como o Homem faz uso deste instrumento no processo de expressão e compreensão do mundo. Segundo Gaiarsa (1986) em seu livro "o que é o corpo", este pode ser definido como:
		
	
	O que eu percebo ao agir no mundo (numa ação)
	
	O que utilizo para caminhar e vencer (num deslocamento)
	
	O que os outros me dizem que vêem (numa avaliação)
	 
	O que sinto quando me toco (numa auto-massagem)
	 
	O que eu vejo, no outro ou em mim (num espelho)
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202186102)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As circunstâncias impostas pela ditadura militar, foi possível observar o domínio de outra teoria pedagógica na educação brasileira. Trata-se da "Pedagogia Tecnicista" que marcou também a Educação Física a partir da década dos anos de 1970. Aprendemos assim, que o papel da escola varia de acordo com a tendência pedagógica a ser seguida. Podemos concluir a partir dos estudos desenvolvidos que na tendência tecnicista o papel da escola é:
		
	 
	produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho
	
	criação de grupos de pessoas com princípios educativos emancipatórios
	
	formação de atitudes, preocupando-se com o aspecto psicológico do aluno
	
	difusão de conteúdos concretos vivos
	
	ser agência centrada na autogestão grupal e individual
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202186036)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os avanços no mundo do trabalho também geraram na sociedade pós-moderna o crescimento tecnológico que conseqüentemente influência o modo como pensamos e fazemos educação na atualidade. O professor de educação física hoje tem um grande desafio em função do fácil acesso que seus educandos possuem a formas diferenciadas de conhecimento. Podemos assim, no que se refere a sociedade capitalista e o uso da mídia, dizer que:
		
	
	o conhecimento massificado do gera indivíduos mais conscientes e ativos quanto a seu papel social.
	 
	o saber é exposto pelos diferentes recursos tecnológicos pode gerar a ilusão de conhecimento e a fragmentação de idéias.
	 
	o mundo globalizado com o auxilio da mídia faz com que os educandos reflitam criticamente e aprofundem seus conhecimentos.
	
	o conhecimento midiático nos dá condição para compreendermos o que de fato acontece no mundo do trabalho.
	
	o acesso à informação foi ampliado e consequentemente em todo o planeta esse acesso se dá de forma igualitária.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202186021)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No contexto de uma ordem capitalísta em que o sentido principal do trabalho social é a produção e a acumulação de bens, a escola está organizada de acordo com o pressuposto de que o homem precisa conhecer e dominar a natureza (Tiriba,2008). Isto explica que o objetivo fundamental do trabalho escolar seja o de desenvolver em seus alunos:
I - uma supervalorização do intelecto e desprezo pelo corpo.
II - atividades corporais que estimulem o cuidado com o meio ambiente.
III - a reprodução mecânica de movimentos.
IV - os cuidados com o seu corpo e com o do outro.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	II e III
	 
	I e III
	
	III e IV
	
	I, II e III
	
	II, III e IV
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202179152)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assumir a teoria histórico-cultural como fundamento para pensarmos os processos de desenvolvimento humano e de formação de sua personalidade, particularmente na infância, significa:
I - compreender a socialização como fonte primária e fundamental do desenvolvimento.
II - O homem é um ser social desde que nasce, posto que sua vida está, desde o início, mediada pela relação que estabelece com os outros homens, ou seja, pelas relações sociais.
III - O homem não é um ser social desde que nasce, posto que sua vida está, desde o início, mediada pela relação que estabelece com os outros homens, ou seja, pelas relações sociais.
IV - As relações interpessoais fazem parte das relações sociais e são relações privadas, antes de históricas.
Estão corretas:
		
	
	I, II e III.
	 
	I e II.
	
	II e III.
	
	II e IV.
	
	I, III e IV.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202186109)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Educação Física começou a ser elaborada no Brasil após a II Grande Guerra Mundial, com a penetração dos princípios da Educação Física Desportiva Generalizada, de origem francesa, e do Método Natural Austríaco. Ao contrário da concepção tradicional, a nova linha tinha como ponto de partida a visão de homem centrada na existência, na vida, na atividade. A concepção que estamos nos referindo é:
		
	
	Humanista
	 
	Tecnicista
	
	Crítico emancipatória
	 
	Crítico superadora
	
	Pedagogiicista
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202182022)
	
	O que significa dizer que a Educação Física deve ser de corpo inteiro, onde mente e corpo não podem ser pensados separadamente.
		
	
Sua Resposta: Ed. fisica deve ser de corpo inteiro pois mente e corpo são elementos igualmente importantes no processo de aprendizagem. além de estabelecerem relação nas práticas sociais. Pois o corpo nao é ó fisico, é afetivo, é social.
	
Compare com a sua resposta: R: Significa dizer que não se separa o fazer do compreender. Para nós, não tem sentido qualquer forma de educação que não dê ao aluno o direito de compreender aquilo que faz. Todo nosso desenvolvimento é socialmente e culturalmente aprendido, significado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202179171)
	
	Leia os fragmentos abaixo sobre a relação do corpo na Educação Física:
o corpo que somos é o corpo construído por uma sociedade específica, ou um grupo determinado, devido às suas crenças, valores e tradições culturais dinamicamente presentes na vida socialde um grupo em particular;
esse corpo é alvo do trabalho da Educação Física que, historicamente, vem ficando, quase sempre, a serviço das ideologias do poder. Poder este que construiu e reconstruiu o corpo segundo seus interesses;
dentro do contexto atual brasileiro, a educação Física pode colaborar para que o ter um corpo supere oser um corpo. (WERNECK, Christianne Luce G. O uso do corpo pelo jogo de poder na Educação Física. Belo Horizonte: Escola de Educação Física/UFMG, 1995.)
A partir dos fragmentos, o que a escola atual precisa trabalhar em relação ao corpo. 
		
	
Sua Resposta: precisa trabalhar as potencias históricos sociais do corpo humano.
	
Compare com a sua resposta:
Cultivam muito o trabalho com a capacidade motora da criança, mas a idéia básica e central, é levar a criança à independência em relação ao corpo, respeitando individualidades e valores na construção da cidadania.

Continue navegando