Buscar

AV Endomarketing

Prévia do material em texto

AV-Endomarketing
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201702144657)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ideia do Endomarketing é construída no momento em que entendemos que o grupo de clientes internos assume características de um segmento de mercado e esta definição pressupõe a aplicação ou adaptação de técnicas de Marketing para conquistá-lo e mantê-lo envolvido e comprometido com os objetivos da organização. Por outro lado, Philip Kotler afirma que Marketing Interno é a tarefa bem-sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários capazes de servir bem aos clientes. Sabendo que estes dois conceitos são frequentemente confundidos, fale um pouco sobre seus objetivos.
		
	
Resposta: O Marketing Interno visa contratar, treinar e motivar seus funcionários de forma que eles sejam capazes de atender bem os clientes externos.Nele o cliente interno não é visto como foco principal da organização. O Endomarketing é muito mais abrangente.No Endomarketing o colaborador se torna o principal cliente ,todos os esforços da empresa devem estar em fazer com que o colaborador se sinta importante e valorizado. Quanto mais feliz e satisfeito o colaborador estiver,mais ele irá defender a marca e a empresa que trabalha, como consequência, os lucros acabam aumentando e o cliente externo é atingido como consequencia do trabalho bem feito internamente.
	
Gabarito: O aluno deve dissertar que no Marketing Interno a empresa mobiliza seus funcionários para encantar o cliente externo, enquanto no Endomarketing a empresa é o próprio produto, que precisa ser sempre melhorado para encantar o cliente interno, motivá-lo, envolvê-lo com a missão e a visão da organização, tornando-o, em última análise, o seu primeiro mercado-alvo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702147257)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Carla é a gerente de marketing de sua empresa. Ela sabe que a proposta do Endomarketing é a assimilação do conceito do funcionário como cliente em seu sentido primordial de consumidor de bens e serviços oferecidos pela empresa. Assim, para o cliente interno de sua organização, a própria empresa é o produto: o produto-empresa. Como Carla deve estimular esta relação empresa-cliente interno na sua organização?
		
	
Resposta: Estimulando a comunicação, não apenas de cima para baixo, mas uma comunicação de via dupla. A empresa deve estar disposta a ouvir seus colaboradores, a incentivá-los e a reconhecer que são a parte mais importante na empresa.
	
Gabarito: Carla deve usar o Endomarketing como um meio de  identificar as necessidades e desejos desse cliente interno  para satisfazê-lo eficaz e eficientemente, estimulando a compra (do produto-empresa), o desenvolvimento de novas atitudes e a fidelização deste segmento.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701408336)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma empresa acaba de criar uma ação de endomarketing. A frase que melhor explica o investimento neste setor é:
		
	
	Nenhuma das respostas.
	
	Aumentar as vendas online, através das campanhas externas organizadas pelos colaboradores.
	 
	Criar um clima organizacional melhor e aumentar a comunicação entre os colaboradores, permitindo que compartilhem informações e se tornem divulgares da marca com a qual trabalham.
	
	Aumentar a força de vendas da área de marketing.
	
	Criar um clima organizacional melhor e aumentar a comunicação entre os colaboradores, permitindo que compartilhem informações e vendam os produtos entre si.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701346066)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Até alguns anos, parecia que as pessoas não existiam, a sociedade também não. Os funcionários das empresas eram substituíveis, o revendedor era apenas uma razão social e os consumidores supostamente se comportavam como aquelas figuras irreais e patéticas dos comerciais de pasta de dente na televisão. A razão de ser da empresa era vender. Este cenário é resultado de que princípio:
		
	
	Estude o mercado e desenvolva ações específicas para suas necessidades.
	
	Desenvolva ações voltadas para a satisfação dos clientes.
	
	Crie um programa de treinamento focado nas pessoas, o volume de vendas aumentará significativamente.
	 
	Aumente o volume de vendas e a participação de mercado; o resto virá sozinho.
	
	Aumente o volume de vendas através de uma empresa orientada para o cliente.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701346060)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Se o objetivo do Marketing é construir relacionamentos com o público externo da organização, os stakeholders, o Endomarketing visa estabelecer um processo de trocas que construa lealdade no relacionamento com o público interno. De que maneira é possível conquistar lealdade junto aos funcionários:
		
	
	Estimular o atingimento de metas cada vez maiores.
	 
	Fazer o funcionário sentir-se importante e valorizado.
	
	Estimular a individualismo, pois o que importa é o resultado individual.
	
	Alterar o sistema de comissionamento frequentemente para manter os funcionários estimulados.
	
	Promover a comunicação quando for necessário comunicar algo relevante.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701390968)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(IPAD-2010) Uma das premissas da gestão de endomarketing é levar os funcionários de uma organização a assumirem um papel de "profissionais de marketing de tempo parcial". Neste sentido, qual das atividades abaixo relacionadas é compatível com este objetivo?
		
	 
	Orientar funcionários a desempenharem suas funções tendo em vista a qualidade do serviço para o consumidor final.
	 
	Treinar os funcionários para divulgar positivamente a organização em seu dia a dia.
	
	Treinar os funcionários para elaborar cartazes internos.
	
	Treinar os funcionários para realizarem eventos.
	
	Orientar funcionários a prestarem serviços a outros funcionários com o mesmo parâmetro de um cliente final.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702053869)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Endomarketing, conforme as definições apresentadas, busca a adaptação de instrumentos, conceitos e técnicas de Marketing, num movimento de fora para dentro da organização. Para facilitar a compreensão do composto de Endomarketing, podemos transformar os 4 Ps tradicionais do marketing em 4 Cs do endomarketing. Assim, podemos identificar os 4 Cs do endomarketing:
		
	
	Produto, Preço, Praça, Promoção
	
	Custo, Cliente, Canal, Comunicação
	
	Análise, Automação, Autoregulamentação, Ativação
	
	Cliente, Contato, Compra, Checagem
	 
	Companhia, Custos, Coordenadores e Comunicação,
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701975268)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A escolha de uma ferramenta de comunicação, além de uma profunda análise sobre qual o publico que você quer atingir requer organização e constante trabalho, vamos supor que sua empresa possua poucos recursos e que seus empregados estejam todos atuando num mesmo local, ela adota o tão comum ¿Quadro de Avisos¿ como meio de comunicação com seu público interno, indique abaixo quais os problemas mais comuns na utilização desta ferramenta:
		
	
	Linguagem Formal e Publico Interno com Dificuldade de Leitura;
	
	Localização e Falta de Credibilidade
	
	Aumento da Comunicação Direta e Redução da Comunicação Indireta
	 
	Pouco Atraente e Falta de Atualização
	
	Excesso de Informações e Atualização Constante
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201701939947)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os esforços em favor de um programa de motivação do gestor de marketing da empresa ABC não estão conseguindo manter o alto nível de resultados do ano passado. Ele vem focando as atividades em prêmios, salários e benefícios, mas detectou em recente pesquisa que a integração motiva funcionários de uma forma mais duradoura do que estas vantagens. O que poderia ser acrescentado neste programa, visando a uma motivação mais atraente e duradoura?Criar pacotes ainda mais atrativos financeiramente, com promoções por metas atingidas
	
	Capacitar os funcionários em técnicas de atendimento e vendas
	
	Elaborar um programa de responsabilidade social para manter os funcionários ocupados
	 
	Aumentar o estímulo ao esforço e reconhecimento dos colaboradores
	
	Não há muito o que acrescentar, uma vez que salários é o único fator motivador
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201701576859)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Se a função do marketing não é vender, e sim identificar desejos e necessidades, gerar produtos e serviços e criar estímulos à compra, podemos afirmar, então, que o Endomarketing tem como principal tarefa:
		
	
	A redução da motivação dos clientes externos
	
	A ampliação da oferta de produtos e serviços para os clientes externos
	
	A ampliação do produto-empresa para os clientes externos
	 
	A ampliação da demanda do produto-empresa para os clientes internos.
	
	A redução dos índices de insatisfação dos clientes internos

Continue navegando