Prova Sociologia da Educação
4 pág.

Prova Sociologia da Educação


DisciplinaSociologia da Educação4.389 materiais50.905 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Fechar
	Avaliação: _AV » SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: - LIDIANE
	Professor:
	
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 24/11/2017 
	
	 1a Questão (Ref.: 201607297297)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais os tipos de solidariedades trazidas por Durkheim na sua teoria e qual a diferença entre elas?
		
	
Resposta: O fato social caracteriza-se por exercer um poder de coerçao sobre as conciências individua, o fato social e exterior ao indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade.
	
Gabarito: Solidariedade mecânica - típica de sociedades mais primitivas. A ideia de grupo é mais forte que a de indivíduos. Nesse tipo de sociedade as pessoas compartilham os mesmos valores. Solidariedade orgânica - tipica das sociedades industrializadas. Nesse modelo de sociedade o foco está mais na individualidade do que na coletividade. É uma sociedade com atividades mais especializadas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607285178)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Ou seja, para Marx e Engels não existe 'educação' em geral. Conforme o conteúdo de classe ao qual estiver exposta, ela pode ser uma educação para a alienação ou uma educação para a emancipação". (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da educação. 6. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007, p. 42).
De acordo com o fragmento acima, podemos concluir que Karl Marx defendia uma educação neutra e descomprometida com os interesses de classes? Justifique a sua resposta:
		
	
Resposta: Classes burguesas e proletários.
	
Gabarito:
Não, muito pelo contrário, pois o autor buscou refletir sobre a educação da classe trabalhadora, buscando uma formação que superasse a dicotomia entre o pensar e o agir e a própria subversão da ordem social capitalista.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607282139)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"O seu surgimento [da sociologia] ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista". (MARTINS, Carlos B. (1990) O que é Sociologia. 26. ed. São Paulo: Brasiliense, p. 10). 
São eventos e fatos históricos importantes que contribuíram para o surgimento da sociologia, EXCETO:
		
	
	Revolução Francesa
	 
	A Revolução Russa
	
	Iluminismo
	
	Revolução Industrial
	
	A constituição do proletariado enquanto classe social
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607094766)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(SEE/SP, 2009). Por socialização entendemos o processo:
		
	
	De construção de laços de afetividade.
	
	De transformação da comunidade em sociedade.
	
	De divisão da riqueza social produzido pelos homens.
	
	De constituição de grupos sociais.
	 
	Por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607948080)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Upe 2013) Leia o texto a seguir: "(...) grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII  e que se estenderam no século XIX , só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científicotecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais." (DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004, p. 124).
Percebe-se que as transformações ocorridas nas sociedades ocidentais permitiram a formação de relações sociais complexas. Nesse sentido, a Sociologia surgiu com o objetivo de compreender essas relações, explicando suas origens e consequências. Sobre o surgimento da Sociologia e das mudanças históricas apontadas no texto, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	b) A divisão social do trabalho foi minimizada com as novas tecnologias introduzidas pelas revoluções do século XVIII.
	 
	c) A Sociologia foi uma resposta intelectual aos problemas sociais, que surgiram com a Revolução Industrial.
	
	a) A grande mecanização das fábricas nas cidades possibilitou o desenvolvimento econômico da população rural por meio do aumento de empregos.
	
	d) O controle teológico da sociedade foi possível com o emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade.
	
	e) As atividades rurais do período histórico, tratado no texto, foram o objeto de estudo que deu origem à Sociologia como ciência.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201607094759)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Weber construiu conceitos básicos a partir de uma tipologia geral da ação social, são elas:
I.Ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores, ação afetiva e ação legal.
II.Ação racional com relação a fins, ação racional com relação a interesses, ação emocional e ação tradicional.
III.Ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores, ação afetiva e ação tradicional.
IV.Ação racional com relação a semelhanças, ação racional com relação a valores, ação afetiva e ação tradicional.
		
	 
	Somente os itens I e II estão corretos
	
	Somente o item II está correto
	
	Somente os itens III e IV estão corretos
	
	Todos os itens estão corretos
	 
	Somente o item III está correto
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201607283247)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Construção teórica abstrata criada a partir de alguns casos particulares analisados por Weber para compor um modelo de análise social. Nesse modelo, o cientista social acentua o que lhe parece característico ou fundamental, mas deve manter uma grande semelhança e afinidade com a realidade para permitir comparações por semelhanças ou diferenças. É um trabalho teórico que pode, em tese, sintetizar aquilo que é essencial nas diversas manifestações da vida social e permitir a identificação da realidade observável, mas sem a pretensão de ser um fax, ou cópia fiel, da realidade. Em resumo, é mais um instrumento de análise científica, uma construção do pensamento, do que a realidade. Entretanto, permite ao cientista social conceituar fenômenos, formações sociais e identificar diferentes formas de manifestação social. 
Esta definição corresponde ao conceito weberiano de:
		
	
	Classe social
	 
	O tipo ideal
	
	Ciência
	 
	Ação social
	
	Dominação
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201607827514)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Produto da Modernidade, os estudos dos clássicos da sociologia enfatiza a relação individuo e sociedade, hora com maior ênfase nas ações individuais, hora na sociedade. Entre os clássicos, podemos observar diferentes formas de abordagens: I- Karl Marx em decorrência do método, tende a estabelecer uma relação dialética entre indivíduo e sociedade; II- Nos estudos de Émile Durkheim a ênfase recai sobre a sociedade e o comportamento coletivo; III- A teoria de Max Weber enfatiza a Ação Social, com ênfase no individuo; IV- Não há divergências entre as abordagens dos autores clássicos. Escolha a opção correta:
		
	
	Somente a II
	
	Somente a III
	
	Somente a IV
	 
	Somente a I, II e III
	
	Somente a I
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201607199784)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A educação é tudo que está a nossa volta, em permanente transformação e interação, por isso, não há futuro nem determinismo histórico que afirma o fim da história. O ser humano é um ser histórico e inacabado. Deve completar a sua formação com a participação consciente na luta para um mundo melhor. Freire gostava de dizer que ¿o mundo não é, o mundo está sendo¿. Dentre os autores clássicos da sociologia, qual deles mais influenciou a obra do educador Paulo Freire?
		
	
	Auguste Comte.
	
	Pierre Bourdieu.
	
	Max Weber.
	
	Émile Durkheim.
	 
	Karl Marx.